Pular para o conteúdo principal

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão.


Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária
    Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados. 
    Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, no sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.
    Já no início de seu mandato diversas benefícios estão sendo proporcionados através de parcerias com o inss e associações do Município. Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.

    Na certeza do pronto atendimento aos agricultores da comunidade Segredo do nosso município, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Aratuba e seu Secretário de Políticas Agrícolas João Batista, emite hoje pela primeira vez uma DAP Jurídica, que estará beneficiando vários agricultores da própria comunidade em projetos na representação da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Segredo, na presença de seu Presidente Erivaldo Tavares, onde foi firmado mais uma vez neste ato a parceria entre Sindicato e Associação.



Composição da nova diretoria 

Presidente: Maria Tania Melo Mendes
Vice - Presidente: Maria Jacinta Simão Pinto 
Sec. Geral: Marcia Paz dos Santos
Suplente: Maria Ivonilda Silva Melo
Sec. de Finanças: Francisco Correia Mendes 
Suplente: Francisco Jakson Simão Pinto
Sec. Pol. Agrícola: João Batista da Silva
Suplente: Valdelice Barbosa Anastácio
Sec. de Aposentados: Dionisio Oliveira Capistrano 
Suplentes: Maria Lineuda Pereira Abreu
Coor. Mulheres: Gilmara Lima Santos Pereira
Suplente: Antonilda Agostinho Mendes
Coor. Jovens: Rita Celiane de Oliveira Silva
Suplente: Brena Clesia Lopes Pereira
CONSELHO FISCAL EFETIVO
Maria Neide de Queiroz Menezes 
Francisco de Assis de Souza
Maria das Graças Pedrosa Anastácio
 SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL
Rita Chaves de Souza
Ana Luiza da Cruz Gomes
Maria de Fatima Ferreira Trigueiro

QUEM É JAQUELINE SIMÃO PINTO

A jovem sindicalista é filha de agricultores e conhecida como uma mulher de pulso forte na luta e defesa dos direitos dos agricultores e agricultoras do município de Aratuba.

Jaqueline Simão faz parte do cotidiano das famílias aratubenses, e uma de suas inúmeras características é a indignação pela injustiça cometida contra os trabalhadores rurais que retiram da terra o sustento para suas famílias.  

Sempre detalhista e detentora de uma vasta experiência na luta sindical, ela tem conseguido tornar viva a luta pela a terra e a manutenção de direitos adquiridos pelos agricultores.

Jaqueline já contribuiu significativamente para o desenvolvimento do município deste município na promoção da qualidade de vida de nosso povo. 
  



Sistema Sindical Rural 

É o Sistema que defende, trabalha e fala em seu nome e de todos os produtores rurais do Brasil. Constituído de forma piramidal, tem em sua base 1.957 Sindicatos Rurais e 1.130 extensões de base, segundo dados do Departamento Sindical – DESIN em 30/11/2019. Esses sindicatos são representados por 27 federações estaduais, que têm na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) a sua representação máxima. Consoante reconhecido expressamente por meio do Decreto-Lei n.º 53.516, de 31 de janeiro de 1964, a entidade é a legítima representante do setor rural brasileiro. Essa estrutura garante a presença do Sistema CNA em qualquer ponto do País. 

Assim como a CNA, as Federações atuam em seus Estados estimulando o fortalecimento do sindicalismo rural, enquanto os sindicatos desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais de forma associativa. Como líder do Sistema, a CNA é reconhecida como única representante da categoria legalmente constituída.

 Legitimidade Ativa 

Até o exercício de 1996, a Contribuição Sindical Rural era arrecadada pela Secretaria da Receita Federal, juntamente com o ITR (Imposto Territorial Rural). 

A partir de 1997, a legitimidade ativa para exercer essa arrecadação foi transferida para a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, por força do disposto no artigo 24, da Lei n.º 8.847, de 28 de janeiro de 1994, e em conformidade com a Súmula nº 396 do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

De acordo com o artigo 589 da CLT, o montante arrecadado deve ser partilhado entre as entidades sindicais (Sindicatos, Federações e Confederação) e a União (Ministério do Trabalho - “Conta Especial Emprego e Salário”).

Objetivos e Funcionamento  

O principal objetivo do sistema sindical rural é a defesa dos seus direitos, reivindicações e interesses, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade de cada um, seja lavoura ou pecuária, extrativismo vegetal, pesca ou exploração florestal. O Sistema CNA trabalha inspirado em seis princípios básicos: 

 • solidariedade social, 

• livre iniciativa, 

• direito de propriedade, 

• segurança jurídica,

• economia de mercado; e

• interesses do País. 


Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...