Pular para o conteúdo principal

Contos e Lendas de Aratuba

Antigamente quando não existiam carros ou motos andar a cavalo era a solução para os que queriam chegar mais rápido em sua viajem ou não queriam cansar. Andar a pé era algo muito comum até mesmo para longas viagens, não importava se era para ir à missa ou festas, esse tipo de transporte muito comum antigamente tinha em Aratuba seu local próprio para descansar, quem das antigas não lembra do abrigo dos animais que já foi até virou música de campanha política? (o abrigo dos animais poluição comeu...). Ficava ali depois do comércio do Sr. José Medeiros, quase em frente ao Comércio do Antonio Fernando. Aos domingos o local ficava lotado de cavalos, jumentos, burros. O cheiro era insuportável mas era bonito ver todos aqueles animais amarrados. Uma parte do local era descoberta e a outra com um grande alpendre que abrigava os animais da chuva e sol. Incontável as vezes que o Sr. Isaú do Sítio Mundo Novo vinha pedir para que meu pai guardasse a sela de sua montaria ou a D. Sileude Salú do Sítio Aracajú.


Enfim, mas não é sobre isso que quero contar e também o conto não está tal e qual o acontecido mas vou contar tudo que sei. Há muito tempo atrás uma jovem estava para casar-se no Coité (Aratuba) e como andar a cavalo era melhor opção, foi o que ela fez. Diz a história que antes de entrar na cidade o cavalo assustou-se e disparou e com isso a noiva acabou caindo do cavalo vindo a falecer logo após. Espalhou-se rumores entre os antigos que perto do casarão dos Pereiras muitos que passavam tarde da noite ou no amanhecer teriam sidos assombrados com algo parecido com uma mulher de branco (Noiva) e certas vezes chorando. Não sei se uma coisa liga a outra ou mesmo se alguma delas são verdadeiras. Só sei que conheço alguém que acordando muito cedo, como contei na postagem da vacaria, para buscar o leite mugido das vacas da D. Doca Pereira, o rapaz desceu com sua panelinha e chegando na ponta da rua estava ele de cabeça baixa, ainda escuro, com frio, sono e um pouco de medo, já que nessa hora poucas pessoas estavam de pé. Levantou a vista e viu uma jovem também descendo em direção o casarão dos Pereiras.
Opa, tenho uma companhia! pensou o jovem rapaz, acreditando ser mais uma pessoa que ia buscar o tal leite. Essa jovem não levava nenhuma vasilha pra trazer o leite mas estava com aparência de arrumada e toda de branco. O rapaz apressou os passos e foi chegando perto e mais perto e quando ficou a um braço de distância, a moça afundou no chão, desaparecendo totalmente! O rapaz sem força nem mesmo pra correr seguiu até o local onde se vendia leite e foi acudido pelos outros fregueses que lá estavam, já que o moço se encontrava em estado de choque e só depois de um bom tempo que conseguiu relatar o acontecido.

Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza