Pular para o conteúdo principal

Indígena de Aratuba é 1º lugar no concurso NHEENGATU – Fala bonita

O BRASIL VIROU ALDEIA EM MEIO A PANDEMIA, POR REGINALDO KANINDÉ

Em uma manhã ensolarada daquelas que contagia, onde o brilho do sol resplandece a alegria, um velho índio contava uma história que existia. Segundo ela, o Brasil seria uma aldeia só, com índios de toda parte tornando a força maior, mostrando que se aperta ou se desamarra o nó. O dia estava próximo, seria uma pandemia vinda de outro continente que a todos contagia. Se achava que era gripe, mas ela só parecia. A rapidez da doença seria de admirar, contagiava pelo toque, ao tossir e espirrar era algo impressionante transmitida pelo ar.
No ano de 2020 tudo isso se inicia, vinda de outro continente chega aqui a pandemia e para todo o país em menos de 30 dias. Uma doença bem séria, sem ter nem comparação, pois não existe vacina e nem outra medicação, só existe uma forma até aqui no momento, é ficar todos em casa, fazendo isolamento.
A vida mudou bem rápido, é quase tudo parado, cada um em sua casa com a família ao lado, porém ainda se arriscando para ir até o mercado, na farmácia ou na cidade, tendo o maior cuidado.
Cada aldeia isolada, fechada no seu lugar, restrita à sua área para cuidar e preservar, pois não dá para ir à luta, com os parentes se juntar, seria muito arriscado sem ter nem comparação, pois o vírus poderia causar a dizimação, que seria a morte de toda população.
Já com tantas ameaças a quase todo momento, surge mais essa agora, causando grande sofrimento, mas a luta continua em tempos de isolamento. Agora todos distantes, mas com o mesmo sentimento de permanecer unidos e não parar o movimento.
Criaram-se várias teias em meio ao isolamento, trocando informações a quase todo momento, mostrando que os indígenas também têm conhecimento. Embora todos isolados em meio a pandemia, uma arma ganha força, chamada tecnologia. As notícias correm rápido e todos conectados de toda parte do Brasil, indígenas de todo canto, coisa que nunca se viu, como se cria uma rede de uma forma tão sutil.
Todos nas redes de comunicação em busca de direito, relatando violências e buscando respeito, lutando pela dignidade e igualdade de direito, enfrentando preconceito, desigualdade e desrespeito. Dessa forma, o Brasil se transformou em aldeia onde todos os indígenas fazem parte dessa teia.
Distantes, porém unidos em meio ao isolamento, pois a luta continua a todo e qualquer momento, na alegria, na doença, na dor e no sofrimento. A história do velho índio hoje é realidade, somos todos seres humanos, essa é a realidade, apenas nossas culturas nos dão nossa identidade.
¹ Texto premiado em 1º lugar no concurso NHEENGATU – Fala bonita: CONCURSO LITERÁRIO PARA ESCRITORES INDÍGENAS, com o tema “Em tempos de isolamento: distantes, porém unidos”, uma iniciativa do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais em parceria com a Livraria Maracá, em junho de 2020.
² Francisco Reginaldo da Silva Santos “Reginaldo Kanindé”, pertencente ao povo Kanindé de Aratuba, 23 anos de idade, professor no laboratório de informática da Escola indígena Manoel Francisco dos Santos. Possui formação no Magistério Indígena, Licenciatura em História. Atualmente é graduando em Matemática e Mestrando em Antropologia.
Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza