Mirla foi selecionada na chamada regular, sendo a 3ª colocada de 6 vagas na L2, para candidatos auto declarada preto, pardo e indígenas, na Universidade Federal do Ceará, (UFC) na cidade de Fortaleza-Ce e cursará TEATRO. A mesma diz:
Foto: Iago Barreto Soares
Colaboração: Merremii Karão Jaguaribaras
Postado por: Victero Bruno
" É alta as expectativas, e me sinto dando o primeiro passo para a realização de um sonho, apesar da distância considerável do local onde moro, fui selecionada no curso que tenho enorme vontade de fazer, o TEATRO". Comenta Mirla Karão.
No ano de 2017, Mirla foi selecionada a concluir o ensino Médio/Técnico na escola Profissionalizante de Aracoiaba: Escola Estadual de Educação Profissional Dr. Salomão Alves de Moura, tendo como método de seleção suas notas do período do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental, período este, cursado na escola Francisco José de Freitas na cidade de Aratuba- Ce, Sitio Barreiros, percebe- se nos dados a interação e dedicação da mesma em um grande futuro.
No entanto acredita ela que o curso de Teatro enriquecerá mais ainda em termos intelectuais. Advinda de povo nativo, apesar de ser jovem, Mirla mostra o empoderamento da mulher indígena nas faces da estrutura social de seu Kalembre (Termo utilizado pelo povo Karão Jaguaribaras, cujo significado denomina-se ao que atualmente os demais povos chamam de Aldeia).
Sendo este estudo de suma importância para o desenvolvimento gradual diferenciado, principalmente nas políticas voltadas a arte, a futura universitária tem pretensão de manter sua cultura raiz e que retornará a comunidade com seus saberes absorvidos fora, repassando-os para os demais como prova de sua lealdade ao movimento da Organização indígena de seu povo.
Foto: Iago Barreto Soares
Colaboração: Merremii Karão Jaguaribaras
Postado por: Victero Bruno
Comentários
Postar um comentário