Pular para o conteúdo principal

III Seminário de Medicina Tradicional Movimenta Cultura e conhecimentos no Município de Aratuba.

III Seminário de Medicina Tradicional  do Povo Kanindé consolida terceiro ano de construção e cura. 


No Último dia 28 a Equipe Indígena de Saúde e o Grupo de Articulação da Juventude Kanindé realizaram momento com a aldeia, lideranças, e parceiros e teve como Objectivos a conscientização sobre a importância da manutenção das práticas medicinais indígenas.

O evento Mediado Pela Professora Carliane Vieira contou com representantes de diversos seguimentos, CAPS Mulungu, ADELCO, CDPDH, IFCE Fortaleza, UNILAB, e representantes da prefeitura de Aratuba, Mulungu e Canindé.
O centro de medicinas tradicionais do povo Kanindé tem em sua história uma construção coletiva entre a equipe de saúde e membros da comunidade Indígena. Esse processo teve início a partir da necessidade de uma aproximação e resgate de curas tradicionais indígenas.
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jozueldo de Souza, atividades ao ar livre
Com a recuperação deste espaço e implantação do horto na Aldeia Fernandes em Aratuba, iniciaram as atividades educativas e a introdução dessa medicina no dia a dia dos indígenas dentro da aldeia. Essas ações têm buscado levar, através dos membros da equipe e lideranças, a cura através das plantas até as residências da comunidade indígena. 
Uma das maiores vias de propagação destas curas está sendo os alunos das escolas e universidades que junto com a comunidade estão fortalecendo este espaço, através de visitas e aulas de campo.
Afim de impulsionar estes conhecimentos foram idealizados os seminários de medicina tradicional do povo kanindé. Hoje estamos consolidando a 3ª edição deste momento de luta e construção.
O primeiro seminário, realizado em 2017, trouxe como principal objetivo a correlação entre a medicina convencional e a tradicional, elencado curiosidades sobre a eficácia de cada uma delas.

O Segundo seminário, no ano de 2018, fez referência aos cuidadores tradicionais, onde foi criado e exposto um documentário com passo a passo de como produzir remédios caseiros.
  Hoje, na realização do terceiro Seminário, buscamos trabalhar com uma visão ainda mais audaciosa. Objetivando levar as práticas de cultivo de mudas para os quintais da população, afim de propagar e consolidar ainda mais os costumes e conhecimentos tradicionais do povo Kanindé.

Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza