Pular para o conteúdo principal

III Seminário de Medicina Tradicional Movimenta Cultura e conhecimentos no Município de Aratuba.

III Seminário de Medicina Tradicional  do Povo Kanindé consolida terceiro ano de construção e cura. 


No Último dia 28 a Equipe Indígena de Saúde e o Grupo de Articulação da Juventude Kanindé realizaram momento com a aldeia, lideranças, e parceiros e teve como Objectivos a conscientização sobre a importância da manutenção das práticas medicinais indígenas.

O evento Mediado Pela Professora Carliane Vieira contou com representantes de diversos seguimentos, CAPS Mulungu, ADELCO, CDPDH, IFCE Fortaleza, UNILAB, e representantes da prefeitura de Aratuba, Mulungu e Canindé.
O centro de medicinas tradicionais do povo Kanindé tem em sua história uma construção coletiva entre a equipe de saúde e membros da comunidade Indígena. Esse processo teve início a partir da necessidade de uma aproximação e resgate de curas tradicionais indígenas.
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jozueldo de Souza, atividades ao ar livre
Com a recuperação deste espaço e implantação do horto na Aldeia Fernandes em Aratuba, iniciaram as atividades educativas e a introdução dessa medicina no dia a dia dos indígenas dentro da aldeia. Essas ações têm buscado levar, através dos membros da equipe e lideranças, a cura através das plantas até as residências da comunidade indígena. 
Uma das maiores vias de propagação destas curas está sendo os alunos das escolas e universidades que junto com a comunidade estão fortalecendo este espaço, através de visitas e aulas de campo.
Afim de impulsionar estes conhecimentos foram idealizados os seminários de medicina tradicional do povo kanindé. Hoje estamos consolidando a 3ª edição deste momento de luta e construção.
O primeiro seminário, realizado em 2017, trouxe como principal objetivo a correlação entre a medicina convencional e a tradicional, elencado curiosidades sobre a eficácia de cada uma delas.

O Segundo seminário, no ano de 2018, fez referência aos cuidadores tradicionais, onde foi criado e exposto um documentário com passo a passo de como produzir remédios caseiros.
  Hoje, na realização do terceiro Seminário, buscamos trabalhar com uma visão ainda mais audaciosa. Objetivando levar as práticas de cultivo de mudas para os quintais da população, afim de propagar e consolidar ainda mais os costumes e conhecimentos tradicionais do povo Kanindé.

Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...