Pular para o conteúdo principal
O DESFILE FOI COMANDADO PELA BANDA MUNICIPAL FORÇA JOVEM, NA PESSOA DO MAESTRO DYHONY LIMA E APRESENTOU OS OITO DESAFIOS DO NUCA, CONFORME ORIENTAÇÃO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2017-2020.

Uma multidão acompanhou o desfile cívico-pedagógico realizado nessa sexta-feira (6) nas principais ruas de Aratuba, um evento que marcou as homenagens à Independência do Brasil e contou com um expressivo número de participantes. Desfilaram alunos das redes municipal e particular de ensino, integrantes da LADEC, Polícia Militar, Idosos do Serviço de Convivência do CRAS e Escola Indígena.


Com o tema “PÁTRIA INDEPENDENTE: PRESERVA A VIDA CIDADÃ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, a Secretaria Municipal de Educação buscou valorizar as atividades pedagógicas através da apresentação dois oito desafios do NUCA, conforme orientação do SELO UNICEF – Edição 2017-2020, tais como melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes e suas respectivas famílias através das ações do Agrinho; serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens em funcionamento conforme diretrizes do Ministério da Saúde; ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, e prevenção das IST; estratégias para redução da distorção idade-série; estratégia de promoção da Igualdade Racial.

Várias autoridades estiveram presentes, entre as quais a prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o pároco da cidade Padre Marcílio, o ex- prefeito Júlio Cesár Lima Batista, a secretária de educação básica Shirlene Botelho, os vereadores Aloísio Senhor e Maycon Pinheiro e, demais secretários de governo, pais, gestores de educação e população em geral.

O desfile foi comandado pela Banda Municipal Força Jovem, na pessoa do maestro Dyhony Lima, estiveram participando também a Banda da Escola Amélia Pontes de Lameirão e a Banda da Escola Hermenegildo Rocha de Mulungu.

EM ALTA

A atleta Aratubense Gilailce Trigueiro estampou um dos pelotões desfile cívico de Aratuba 2019. Uma justa homenagem para quem levou o nome Ceará e de Aratuba ao lugar mais alto do pódio, na edição do Troféu Brasil de Atletismo -2019, faturando o ouro no heptatlo, no fim de semana passado na cidade de Bragança Paulista (SP).

A atleta Moniky Matias da Escola Maria Julia também foi homenageada pela conquista do bicampeonato  nas provas combinadas dos jogos escolares. Com essa conquista a atleta será uma das integrantes da delegação cearense na etapa brasileira dos jogos escolares em Blumenal – Santa Catarina.

FOI DESTAQUE


A Escola Universo do Saber da rede particular homenageou os batalhões da Polícia do Ceará no Maciço de Baturité: Polícia Militar, Raio e Polícia Civil.
Postado por: Victero Bruno
FONTE - Aratuba Online 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...