Pular para o conteúdo principal
O DESFILE FOI COMANDADO PELA BANDA MUNICIPAL FORÇA JOVEM, NA PESSOA DO MAESTRO DYHONY LIMA E APRESENTOU OS OITO DESAFIOS DO NUCA, CONFORME ORIENTAÇÃO DO SELO UNICEF – EDIÇÃO 2017-2020.

Uma multidão acompanhou o desfile cívico-pedagógico realizado nessa sexta-feira (6) nas principais ruas de Aratuba, um evento que marcou as homenagens à Independência do Brasil e contou com um expressivo número de participantes. Desfilaram alunos das redes municipal e particular de ensino, integrantes da LADEC, Polícia Militar, Idosos do Serviço de Convivência do CRAS e Escola Indígena.


Com o tema “PÁTRIA INDEPENDENTE: PRESERVA A VIDA CIDADÃ DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”, a Secretaria Municipal de Educação buscou valorizar as atividades pedagógicas através da apresentação dois oito desafios do NUCA, conforme orientação do SELO UNICEF – Edição 2017-2020, tais como melhoria do estado nutricional de crianças e adolescentes e suas respectivas famílias através das ações do Agrinho; serviços qualificados para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens em funcionamento conforme diretrizes do Ministério da Saúde; ações de promoção de direitos sexuais e direitos reprodutivos, e prevenção das IST; estratégias para redução da distorção idade-série; estratégia de promoção da Igualdade Racial.

Várias autoridades estiveram presentes, entre as quais a prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), o pároco da cidade Padre Marcílio, o ex- prefeito Júlio Cesár Lima Batista, a secretária de educação básica Shirlene Botelho, os vereadores Aloísio Senhor e Maycon Pinheiro e, demais secretários de governo, pais, gestores de educação e população em geral.

O desfile foi comandado pela Banda Municipal Força Jovem, na pessoa do maestro Dyhony Lima, estiveram participando também a Banda da Escola Amélia Pontes de Lameirão e a Banda da Escola Hermenegildo Rocha de Mulungu.

EM ALTA

A atleta Aratubense Gilailce Trigueiro estampou um dos pelotões desfile cívico de Aratuba 2019. Uma justa homenagem para quem levou o nome Ceará e de Aratuba ao lugar mais alto do pódio, na edição do Troféu Brasil de Atletismo -2019, faturando o ouro no heptatlo, no fim de semana passado na cidade de Bragança Paulista (SP).

A atleta Moniky Matias da Escola Maria Julia também foi homenageada pela conquista do bicampeonato  nas provas combinadas dos jogos escolares. Com essa conquista a atleta será uma das integrantes da delegação cearense na etapa brasileira dos jogos escolares em Blumenal – Santa Catarina.

FOI DESTAQUE


A Escola Universo do Saber da rede particular homenageou os batalhões da Polícia do Ceará no Maciço de Baturité: Polícia Militar, Raio e Polícia Civil.
Postado por: Victero Bruno
FONTE - Aratuba Online 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...