Pular para o conteúdo principal

QUEBRANDO O SILÊNCIO: POVOS INDÍGENA EM ARATUBA

UM POVO EM BUSCA DA RECONSTRUÇÃO DE SUA HISTÓRIA, QUEBRAR O SILÊNCIO E RESISTIR É A PALAVRA DE ORDEM.

A quebra de silêncio divulgada ao público dos povos Karão Jaguaribaras, teve como início dia 30 de agosto de 2018, no primeiro encontro da resistência indígena na Unilab e mais uma vez a universidade abriu espaço para um povo que fazem parte da história brasileira, onde, desde o período colonial busca estabilizar seu bem estar social e procuram manter vivas suas raízes e suas culturas. Ali teve como seu primeiro apoio do movimento indígena os povos Pitaguarys que abraçaram o levantes deste povo ao mesmo tempo selaram aliança, batizando em uma fogueira duas de suas lideranças presentes no encontro representando seu povo, ali o povo Karão foi presenteado com três maracas sagradas benzidas pelas lideranças maiores do povo Pitaguary.

Os Kanindés também declararam apoio a este povo que inicia seu processo emergencial étnico, inclusive os mesmos realizaram a III CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE INDÍGENA KANINDÉ NA ALDEIA FEIJÃO, onde contou com a chegada dos seguintes participantes e com a presença das seguintes representações: GAVIÃO, PITAGUARY, POTIGUARA, TREMEMBÉ, JENIPAPO KANINDÉ, KARÃO JAGUARIBARA, TAPEBA, TABAJARA, KANINDÉ, ANACÉ, ASSENTAMENTO SANTA HELENA (MST), GEP-UNILAB, MOVIMENTO NEGRO-UNILAB, ADELCO, FUNAI, CDPDH, ESCOLA INDIGENA DE FERNANDES, COESI-UNILAB, COJICE FEPOINCE, APOINME, PREFEITURA DE ARATUBA, SESAI, AMICE, SAF.

Atualmente o Povo Karão Jaguaribaras do Estado do Ceará, possui seus núcleos em Aldeia Cabeça da Onça, hoje - Sitio Gonçalão - Aratuba CE, também com um núcleo principal localizado na Aldeia Feijão - divisa de município entre Aratuba e Canindé. Quanto à habitação destes povos, o assunto é amplo, pois tem todo um aparato histórico remetendo a territorialidade dos Jaguaribaras.

É de suma importância destacar esse tema resistência, pois é o que representa este povo como um povo de luta, habitante de uma sociedade como a que vivemos atualmente. Por adaptação a sobrevivência, a identidade indígena em diversos contextos foi modificada e até mesmo renunciada, por medo. Sem dúvida os principais aspectos marcantes para a descaracterização e sedimentação da cultura dos indígenas no Ceará, foi a sequência de invasão de suas terras, o grande massacre, a retirada de seus locais de pretensão para educa-los como europeus.

Fotos e Informações: Gleidison Karão 
Fonte - Aratuba Online
Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza