Conheça
O Instituto Compartilha - SAMEAC, antes Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Sameac, começou suas atividades em 1955, através de uma campanha popular para a construção da primeira maternidade de Fortaleza; denominada posteriormente Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). Assim iniciou-se uma parceria de gestão que duraria mais de 60 anos para este e outros estabelecimentos de saúde da Universidade Federal do Ceará, como o Hospital Universitário Walter Cantídio.Desde 1983 a Secretaria da Saúde do Estado Ceará conta com a parceria do Instituto Compartilha - SAMEAC para apoio na assistência à saúde da Hemorrede Pública Estadual que é formada por um Hemocentro Coordenador, com sede em Fortaleza (Hemoce); quatro Hemocentros Regionais, localizados nos municípios de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu; um Hemonúcleo, em Juazeiro do Norte; um Posto de Coleta de Sangue no Instituto Dr. José Frota - IJF; um Posto Avançado de Coleta Externa - PACE no município de Paracuru e sessenta e quatro Agências Transfusionais localizadas nos hospitais atendidos pela hemorrede em Fortaleza e municípios do interior do Ceará.Ao longo de seus 65 anos a Sameac desenvolveu e aplicou soluções para diversas outras organizações. Em sua nova fase de atuação, torna-se Instituto Compartilha e propõe-se a partilhar o conhecimento construído ao longo do tempo a uma rede de desenvolvimento de ações que promove ganho social e autossustentabilidade às instituições parceiras.
Missão
Oferecer práticas de excelência e desenvolver soluções inovadoras nas áreas de gestão, assistência, pesquisa e ensino para as organizações de saúde ou similares, em território nacional e internacional, a fim de colaborar na implementação das políticas públicas de saúde sob a perspectiva de melhorar a vida humana.
As ações de Apoio à Gestão em Saúde são desenvolvidas tendo em vista a missão de oferecer práticas de excelência e desenvolver soluções inovadoras nas áreas da saúde sob a perspectiva de melhorar a vida humana.
O Apoio à Gestão em Saúde é voltado aos equipamentos e serviços da atenção básica e de média e alta complexidade. As práticas e soluções desenvolvidas pelo Instituto Compartilha abrangem o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e a Equipe da Saúde da Família (ESF/PSF), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), as Policlínicas, os Centros de Especialidade (Médica, Odontológica ou de Reabilitação) e os Hospitais.
Diante desse contexto socioeconômico, muitas vezes adverso, a saúde enfrenta desafios emergentes. Por essa razão, acreditamos que atuar em parceria é fundamental no sentido de contribuir para o fortalecimento de políticas públicas, impactando em transformações profundas na sociedade.
Postado por: Victero Bruno
Comentários
Postar um comentário