Pular para o conteúdo principal

HOSPITAL - Mesmo com pressão da população vereadores devolvem convênio para Prefeitura.


Conheça
O Instituto Compartilha - SAMEAC, antes Sociedade de Assistência à Maternidade Escola Assis Chateaubriand - Sameac, começou suas atividades em 1955, através de uma campanha popular para a construção da primeira maternidade de Fortaleza; denominada posteriormente Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac). Assim iniciou-se uma parceria de gestão que duraria mais de 60 anos para este e outros estabelecimentos de saúde da Universidade Federal do Ceará, como o Hospital Universitário Walter Cantídio.Desde 1983 a Secretaria da Saúde do Estado Ceará conta com a parceria do Instituto Compartilha - SAMEAC para apoio na assistência à saúde da Hemorrede Pública Estadual que é formada por um Hemocentro Coordenador, com sede em Fortaleza (Hemoce); quatro Hemocentros Regionais, localizados nos municípios de Sobral, Quixadá, Crato e Iguatu; um Hemonúcleo, em Juazeiro do Norte; um Posto de Coleta de Sangue no Instituto Dr. José Frota - IJF; um Posto Avançado de Coleta Externa - PACE no município de Paracuru e sessenta e quatro Agências Transfusionais localizadas nos hospitais atendidos pela hemorrede em Fortaleza e municípios do interior do Ceará.Ao longo de seus 65 anos a Sameac desenvolveu e aplicou soluções para diversas outras organizações. Em sua nova fase de atuação, torna-se Instituto Compartilha e propõe-se a partilhar o conhecimento construído ao longo do tempo a uma rede de desenvolvimento de ações que promove ganho social e autossustentabilidade às instituições parceiras.

Em Aratuba as Ações estão em fase experimental.


Missão
Oferecer práticas de excelência e desenvolver soluções inovadoras nas áreas de gestão, assistência, pesquisa e ensino para as organizações de saúde ou similares, em território nacional e internacional, a fim de colaborar na implementação das políticas públicas de saúde sob a perspectiva de melhorar a vida humana.

As ações de Apoio à Gestão em Saúde são desenvolvidas tendo em vista a missão de oferecer práticas de excelência e desenvolver soluções inovadoras nas áreas da saúde sob a perspectiva de melhorar a vida humana.
O Apoio à Gestão em Saúde é voltado aos equipamentos e serviços da atenção básica e de média e alta complexidade. As práticas e soluções desenvolvidas pelo Instituto Compartilha abrangem o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), os Agentes de Combate às Endemias (ACE) e a Equipe da Saúde da Família (ESF/PSF), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), as Policlínicas, os Centros de Especialidade (Médica, Odontológica ou de Reabilitação) e os Hospitais.
Diante desse contexto socioeconômico, muitas vezes adverso, a saúde enfrenta desafios emergentes. Por essa razão, acreditamos que atuar em parceria é fundamental no sentido de contribuir para o fortalecimento de políticas públicas, impactando em transformações profundas na sociedade.
Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...