Pular para o conteúdo principal

Grupo de indígenas recebe formação superior da UFC

    

   O curso de licenciatura intercultural indígena dos povos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacé (LII-PITAKAJÁ II) que já se encontra em sua 2° turma, atualmente é formado em sua grande maioria pela juventude indígena que por sua vez desperta o protagonismo juvenil dentro de suas aldeias e do próprio movimento indígena como um todo, A licenciatura possui como objetivo a formação de educadores indígenas para atuação em escolas de ensino diferenciado pertencentes aos povos integrantes do curso, criando assim a renovação necessária para a continuidade da causa indigenista no estado do Ceará.

     Neste cenário atual em que se encontra nosso país, onde a educação e os principais valores da sociedade são deixados de lado pelo governo golpista que enfrentamos, os cursistas do LII– PITAKAJÁ vem dando um grande exemplo de superação para o movimento indígena e para toda a sociedade, uma vez que os alunos do mesmo estão bancando com recursos próprios a alimentação para a realização das disciplinas nas escolas das referentes aldeias.
       Na última etapa ocorrida na aldeia lagoa da encantada do povo Jenipapo-Kanindé foram desenvolvidas e apresentadas atividades voltadas para diversos aspectos do movimento e da cultura indígena do Ceará, tais atividades contribuem de forma grandiosa para o fortalecimento e desenvolvimento da identidade étnica dos cursistas além do notório incremento da comunicação oral dos alunos.

                

Postado por: Victero Bruno
colaborador: Josueldo Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza