Pular para o conteúdo principal

Jovens por trás das lentes em Aratuba, um novo olhar etnográficos.



A Formação de Cineastas Indígenas dá continuidade à 1ª e 2ª Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, realizadas em 2015 e 2016, na etnia Jenipapo-Kanindé, em Aquiraz. (Foto: Iago Barreto)


Jovens indígenas estão tendo a oportunidade de aprender princípios do audiovisual através do projeto Formação de Cineastas Indígenas - Um Olhar Etnográfico. Organizado pela Associação de Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé, a formação está dividida em 4 módulos e contempla quatro etnias cearenses (Jenipapo-Kanindé, Kanindé de Aratuba, Tapeba e Pitaguary).

Segundo a Cacique Irê, da Tribo Jenipapo-Kanindé, a ideia da formação é capacitar os próprios índios para registrar e divulgar a cultura e a memória do seu povo.A iniciativa também é uma oportunidade de garantir o intercâmbio cultural entre as etnias.

Além de oficinas de fotografia, vídeo e produção audiovisual, o projeto proporciona ainda rodas de coversa, vivências na mata, rituais indígenas e uma mostra de filmes etnográficos. Para a Cacique Irê, essa formação impacta inclusive no desempenho escolar desses jovens. "Eu sou gestora de uma escola indígena e percebo que os jovens apresentam um outro olhar, uma outra perspectiva. Eles levam para a escola toda a vivência em outras etnias e repassam também para os professores", complementa.


São aproximadamente 15 alunos por Formação.

O quarto e último módulo da Formação de Cineastas Indígenas vai ser realizado nos dias 16, 17 e 18 de junho, na aldeia Pitaguary.

Em entrevista concedida para a jornalista Carolina Areal, do programa Revista da Educação, a Cacique Irê comenta ainda sobre a atual situação da educação indígena no nosso estado e a força da mulher indígena nas aldeias e na sociedade.

Ouça a entrevista* completa:

*Entrevista concedida para o programa Revista da Educação, veiculado nos dias 27 e 28 de maio, na Rádio Universitária FM.
Fonte - radio universitária 














Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...