Pular para o conteúdo principal

Estrada ligando os municípios de Redenção e Ocara faz homenagem ao Padre José Maria




O acesso entre os municípios de Ocara a Redenção ficou mais rápido, o que beneficia o comércio e a agricultura. A obra, uma antiga reivindicação dos moradores, é resultado de intervenções do Governo do Estado, que tem investido na melhoria das estradas e criado novos acessos. A nova estrada, denominada CE 164 padre José Maria, foi inaugurada na manhã de hoje pelo governador em evento prestigiado por prefeitos e autoridades dos dois municípios.
A obra faz parte do Ceará de Ponta a Ponta: O Programa de Logística e Estradas do Ceará em parceira com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e teve investimento de R$ 27.663.893,37. A população também comemorou.
Camilo Santana afirmou que “é uma alegria entregar uma obra que é uma reivindicação antiga da população de Redenção e Ocara, principalmente de uma estrada que homenageia uma antiga liderança da Região: o padre José Maria”.
O prefeito de Redenção, Davi Benevides, afirmou que a nova estrada representa um novo ciclo de desenvolvimento para os municípios que ela interliga. “Conquistamos um sonho antigo dos moradores de Redenção e tenho certeza que vamos firmar novas parcerias com o Governo do Ceará e o governador Camilo Santana para trazer mais desenvolvimento para Redenção e toda a Região”.
O secretário da Fazenda, Mauro Filho, afirmou que a nova estrada vai incrementar o comércio e os serviços nos municípios e no entorno. “É um novo fluxo comercial, principalmente para o distrito de Antônio Diogo. Com a nova estrada oferecemos a condição para a abertura de novas empresas e para a geração de novos empregos e mais divisa para o município”
Após a solenidade em Redenção, o governador  percorreu o caminho até Ocara, passando pelo distrito de Ideal onde visitou a família do Padre Zé Maria Cavalcante Costa que dá nome a estrada.
Em Ocara, mais festa. A prefeita Amália de Sousa agradeceu. “Temos que agradecer ao governador Camilo Santana pela obra e dizer que temos uma estrada que vai nos trazer o desenvolvimento que nós precisamos. Quero dizer ao governador que Ocara está ao seu lado”, afirmou.
A estrada é o caminho para que os estudantes da Unilab que moram em Ocara possam se deslocar até Redenção. Também é útil aos estudantes que moram no Maciço de Baturité e estudam em Quixadá ou Quixeramobim.

O secretário da infraestrutura, Lúcio Gomes, ressaltou o compromisso do Governo do Ceará em recuperar a malha viária. “Hoje o Ceará está trabalhando com a construção e recuperação de mais de 2 mil quilômetros de estrada, são mais de R$ 800 milhões em investimentos para garantir o escoamento da produção e o desenvolvimento econômico”.
Ao final da solenidade, o governador Camilo Santana reafirmou o compromisso com a construção de duas escolas profissionalizantes: uma em Ocara e outra em Redenção.  Ainda em Ocara, o governador reafirmou também o compromisso em buscar viabilizar o distrito industrial. “Vamos fazer o que for possível para concretizar mais este sonho para o povo de Ocara. Já temos a nova estrada que viabiliza o escoamento da produção e agora vamos trabalhar para garantir a infraestrutura que for necessária para construir o distrito industrial”, finalizou.

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...