O Museu Indígena Kanindé, em parceria com a Escola Indígena Manoel Francisco dos Santos, a Rede Indígena de Memoria e Museologia Social, a Associação Indígena Kanindé de Aratuba (AIKA), o grupo de jovens indígena Kanindé (HUVIXA) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa Indígena Kanindé (NEPIK), realizaram nos dias 04 e 05 de março de 2017 a I Conferência de Juventude Indígena do povo Kanindé, na aldeia Sítio Fernandes, localizada na zona rural do município de Aratuba, Ceará.
Considerado por todos/as um momento ímpar para o desenvolvimento da juventude indígena Kanindé, o evento contou com a participação de representantes estaduais, regionais e nacionais de varias organizações de juventude indígena. Dentre estes, estiveram presentes Danieide Cândido (povo Potiguara/PB), representante da Comissão Nacional de Juventude Indígena, e Maurílio Nogueira (povo Truká/PE) representante da Comissão de Juventude Indígena de Pernambuco, a COJIPE. À nível estadual estiveram presentes João Paulo Pitaguary, Francilene Pitaguary, Climério Anacé e Renato Tupinikim, que atuam como articuladores da juventude indígena no Estado do Ceará.
Participaram do evento também professores da UNILAB: a antropóloga Caroline Leal e o historiador Roberto Kenedy que, na ocasião, ministraram breves oficinas. Além dos jovens do povo, participaram do encontro lideranças tradicionais do povo Kanindé, professores e alunos da Escola Indígena. Este evento foi um marco positivo no avanço dos DEBATES sobre políticas publicas para a juventude indígena, sua organização e mobilização social.
TEXTO - ANTÔNIA KANINDÉ
Postado por: Victero Bruno