Pular para o conteúdo principal

PE. ANTÔNIO CLAUDIO PEREIRA DE OLIVEIRA SE DESPEDE DE ARATUBA.

PE. ANTÔNIO CLAUDIO PEREIRA DE OLIVEIRA ASSUMIU A PARÓQUIA DE BEBERIBE.


 Domingo 27 de Janeiro de 2008 tomava posse na Igreja Matriz de São Francisco de Paula o vigésimo oitavo pároco de nossa historia Pe. Antônio Claudio Pereira de Oliveira que assumiu naquele momento com a missão de liderar e participar ativamente da vida de seus paroquianos de 102 comunidades composta por pessoas da Serra e Sertão. A jornada não seria fácil, muito havia a ser feito, nossa igreja ganharia novos rumos a partir de sua posse não seriamos mais os mesmo. Saiba que sua marca já está registrada, não só em nossos corações, mas em cada detalhe de nossa vida pastoral e pessoal. Seus cuidados e esmeros, para proporcionar aos fieis um lugar aconchegante e de oração na igreja, foram além do esperado, construiu novos templos, melhorou estruturas existentes, manteve bens, mais acima de tudo isso renovou a fé das pessoas muitas lembranças ficarão guardadas, como por exemplo, os puxões de orelhas, as broncas, mas tudo isso foi para nos ensinar que a vida é feita também de dores e que são elas que nos deixam fortes para enfrentar o bom combate.


Com o seu trabalho ganhamos movimentos religiosos inesquecíveis e sem o seu esforço pessoal jamais teríamos recebido aqui em Aratuba. Como não lembrar da passagem dos Bispos do Piauí em visita ao Maciço de Baturité na noite de Segunda Feira 21 de Novembro de 2011 nesta mesma noite inaugurou as reformas de nossa Matriz como nova pintura, novo altar e nova frente. Aqui atravessou umas das grandes polemicas de seu paroquiado a mudança de local da imagem de Cristo da frente da Igreja matriz, muitos criticaram, superou com trabalho!


Março de 2012 mais precisamente dia 02 uma sexta – feira recebíamos os símbolos oficiais da Jornada Mundial da Juventude importantes símbolos do cristianismo, Neste memorável dia, tivemos uma Aratuba inteira parada em pleno meio dia (12:00h) para caminhar com a cruz e com o Ícone de Nossa Senhora até a matriz de São Francisco que já estava completamente lotada para alegria de nosso vigário episcopal e grande animador da juventude. Julho de 2009, pela primeira vez em muitas décadas comemoramos o aniversario de nossa Paróquia, Pe. Claudio desejou abrir os escritos e livros disponíveis para mostrar e contar um pouco da historia dos 125 anos desta Paróquia de São Francisco de Paula Em 2014 já estávamos comemorando 130 anos e lá estava ele novamente pra contar com novidades e documentos inéditos. Encorajou pastorais como: o Terço dos Homens, Pastoral da Juventude, Pastoral do dizimo, Ministros, Coroinhas, Liturgia, conselhos das comunidades entre outras e recentemente criou o Terço das Mulheres, Divino Espírito Santo, Pastoral da Criança e Cerimoniais. 

Mais muito ainda tinha a ser feito, iniciou a construção de varias capelas junto as comunidades reformou outras varias e iniciou o audacioso projeto da Capela do Cemitério São Miguel com a ajuda dos paroquianos e paroquianas concluiu a mesma em Novembro de 2015. Não podendo esquecer que a passagem a imagem peregrina de Nossa senhora Aparecida reuniu milhares de pessoas presentes em Aratuba e é certamente o evento de maior publico da história contemporânea desta paróquia, réplica da original exposta no Santuário de Aparecida, chegou à Paróquia São Francisco de Paula na terça - feira 03 de Maio de 2016. A visita faz parte de uma ação de preparação para o Jubileu de 300 anos do encontro da imagem original que, segundo a Igreja Católica, aconteceu no Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. 


Mais a grande realização ainda estaria por vir promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de Deus é a maior missão que um sacerdote pode concretizar e foi em 13 de Maio de 2008 na comunidade de Barreiros que a sua missão de evangelizar se concretizava com os seus paroquianos de lá para car, a cada dia 13 Aratuba é sinônimo de Nossa Senhora de Fátima por ela chegamos a altíssimo, a santa que apareceu para três crianças portuguesas no ano de 1917. Ficou tão grande que por meio popular com quase 2000 assinaturas transformou o 13 de Maio em feriado municipal. Além disso estes momentos inesquecíveis, nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs. 

É por isso e muito mais que aproveitamos esse momento para agradecê-lo por tudo que és, e tens feito pelo povo de Aratuba. Rogamos a Deus, que venha renovar seu ministério sacerdotal, para cada vez mais anunciar o Seu Reino, com um novo ardor missionário; E que o Espírito Santo continue lhe dando muita saúde, força, unção e sabedoria para exercer a missão que lhe foi confiada como pároco agora de Beberibe, levando sempre a mensagem de amor, que é o próprio Deus, a todas as pessoas que passam pela sua vida, levando-as a crescer espiritualmente. 


Não diremos adeus, mas até breve, Deus o abençoe nesta nova missão. E sempre estaremos rezando e torcendo pelo seu sucesso.
POR GERSON CASTELO - Fonte Aratuba Online.

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...