Pular para o conteúdo principal

PEC-241: Prefeituras temem corte de serviços


A avaliação foi realizada pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e tem como base uma estimativa sombria de redução dos recursos para saúde durante os 20 anos de validade do teto.
Com a proposta do teto, que foi aprovada em primeiro turno na Câmara, eles estimam que os gastos federais em saúde vão reduzir dos atuais 1,7% do PIB para 1% ao fim dos próximos 20 anos.
A previsão fundamenta a crítica da entidade à eliminação da atual regra que reserva para a saúde uma parcela fixa das receitas do governo federal —13,2% neste ano.
Em vez disso, o governo propõe destinar à área, no mínimo, os mesmo recursos do ano anterior mais a inflação. A proposta permite que o Congresso dê mais recursos à saúde se cortar noutra área.
“Os próximos prefeitos não vão conseguir fazer nada novo. Se conseguirem manter o que já existe. será muito bom”, disse Mauro Guimarães Junqueira, coordenador do Conselho e há três décadas gestor na área de saúde.
Ele afirma que, na disputa por verbas criada pelo limite de expansão dos gastos, a saúde e a educação levarão a pior. “A maior das caixas do Orçamento é a Previdência, e ninguém tira dinheiro daí. As demais áreas vão brigar por mais recursos e os mais fortes vão levar mais dinheiro.”
A avaliação do conselho, feita em associação com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, calcula que, com o teto, a saúde perderia R$ 433 bilhões do que poderia receber com a atual regra em vinte anos.
É o segundo estudo divulgado com previsões negativas para a saúde. O primeiro foi elaborado pelos técnicos Fabíola Sulpino Vieira e Rodrigo Pucci de Sá e Benevides, do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), e mostrou perda de mais de R$ 700 bilhões para a saúde em 20 anos. Como o estudo foi feito antes de mudanças introduzidas pela Câmara no teto, eles disseram que vão refazer a conta.
Com informações Folha de São Paulo

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Super lua ocorre neste sábado; saiba o que é e como observar

Fenômeno acontece quando lua cheia coincide com perigeu do satélite. Perigeu é o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. Casal observa super lua no Rio Misssouri, nos Estados Unidos, no ano passado (Foto: Charlie Riedel/AP) Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como "superlua", que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório. A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de "lua do peri...