Pular para o conteúdo principal

Com 61,09% dos votos nas urnas, TIRICA (PR) é eleita à primeira prefeita de Aratuba.

A NOVA PREFEITA É A CAMPEÃ DE VOTOS DA HISTÓRIA POLÍTICA DE ARATUBA, ELA ASSUMIRÁ O COMANDO DA CIDADE EM 1º DE JANEIRO DE 2017.




 A cidade de Aratuba conheceu neste dia 02 de outubro a sua primeira Prefeita da história do município, Maria Auxiliadora Lima Batista (PR) foi eleita com 5.583 votos totalizando 61,09% dos votos válidos. Em segundo ficou Ivan Neto (PDT) com 3.322 votos totalizando 36,35% dos votos válidos e em terceiro colocado ficou Dedé Paiva (PV) com 234 votos totalizando 2,56% dos votos válidos. Tirica do Júlio César, como ficou conhecida, a prefeita eleita vai comandar a prefeitura no mandato de 2017 à 2020 ao lado de seu vice Furinga (PSD).



  
Com uma diferença surpreendente de 2.261 votos para o segundo colocado, Tirica do Júlio César representa o desejo de mudança da população local. Uma surpresa foi à transferência de votos de Júlio César para Tirica que foi muito grande, aclamada e aceita pelo povo, Tirica teve ao seu lado durante toda a campanha o seu esposo Júlio César como seu cabo eleitoral e braço direito.



Desde a apuração das primeiras urnas já era visível à vantagem de Tirica sobre Ivan Neto. Na maioria das urnas a candidata republicana obteve vantagem sobre o segundo colocado.

Diante de uma multidão, bastante emocionada, a candidata firmou compromisso de implementar uma nova política, “Aratuba esta de novo em boas mãos, em 2017 nós teremos uma nova Aratuba”, eu e meu vice Furinga recebemos esses mais de dois mil votos de maioria com muito orgulho e sabemos da grande responsabilidade que teremos daqui para frente”. “Meu povo de Aratuba podem confiar em mim, no Furinga e na equipe que vamos montar para trabalhar por vocês e viva o povo de Aratuba”, acrescentou.

Tirica tem apoio de nove partidos, da coligação MUDA ARATUBA – União e Ação (PR, PSD, PRB, PP, PTB, PMB, PPS, PSDB, PHS), que vão colaborar para que seu governo supere as expectativas e atenda aos anseios da população.

(VEJA O RESULTADO COMPLETO)

QUEM É TIRICA


Maria Auxiliadora Lima Batista, a TIRICA, como é conhecida, nasceu em Aratuba no dia 15 de junho de 1956. Oitava filha do casal Nemésio e Consuelo Lima, iniciou seus estudos no antigo Patronato em Aratuba, transferindo-se ainda adolescente para Fortaleza, onde concluiu o curso científico (atual Ensino Médio) no colégio Cearense, em 1973. Em 1978 gradou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará e em Economia pela UNIFOR. Em julho de 1979 ingressou no Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO, onde permanece até os dias de hoje, tendo ocupado por mais de 20 anos cargos gerenciais, tendo adquirido uma vasta experiência nas áreas de logística, custos, patrimônio, recursos humanos, orçamento, dentre outras.

TIRICA é casada há 39 anos com o ex-prefeito Julio César Lima Batista, com quem constituiu uma sólida família formada por 4 filhos e 2 netos. Sempre apoiando o esposo como primeira dama de Aratuba por 3 ocasiões, desempenhou um papel de enorme destaque na área social, estando a frente de iniciativas em prol dos idosos e da população mais carente. Em 2009-2010 foi presidente da SHPD – Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio. O Hospital, tal como hoje, passava por uma grande crise. Ao lado da Diretoria da SHPD e com o apoio do então prefeito Julio César, saneou as dívidas, colocou em dia seus funcionários e normalizou o atendimento à população.

Muito dedicada às atividades religiosas, TIRICA, tem como característica marcante sua fé inabalável e um grande senso de justiça, além de ser uma gestora de reconhecida capacidade.

Fonte -  Aratuba Online 
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...