Pular para o conteúdo principal

TCM lista 105 ex-prefeitos que não poderão se candidatar neste ano

Um total de 105 ex-gestores municipais de 86 municípios cearenses não poderão disputar as eleições deste ano, por terem tido suas prestações de contas de Governo desaprovadas pelas respectivas Câmaras municipais. Os dados, entregues nesta sexta-feira pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Francisco Aguiar, ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Abelardo Benevides, traz figuras carimbadas da política cearense, entre eles, Tomás Albuquerque de Paula Pessoa, mais conhecido como Tomás Figueiredo, que era candidato pelo PMDB à prefeitura de Santa Quitéria; Eliene Brasileiro, ex-prefeita de General Sampaio e ex-presidente da Aprece; Rommel Feijó, ex-prefeito e Barbalha; Fernando Lopes, ex-prefeito de Baturité e Glauber Monteiro, ex-prefeito de Canindé.
Conforme decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) apenas os gestores que tiverem suas contas desaprovadas pelas câmaras municipais de seus municípios passam a compor a lista dos ficha suja e não poderão concorrer no próximo pleito. Na Região Metropolitana de Fortaleza aparecem Eduardo Florentino, ex-prefeito de Cascavel, que teve suas contas de 2004 desaprovadas pelo Legislativo; Francisco Airton Lima Filho, ex-prefeito de Chorozinho, cujas contas de 2010 também não passaram pelo crivo dos vereadores.
Seguem ainda Francisco Eduardo Mota Gurgel e George Valentim, ex-prefeitos de Maranguape, cujas contas de 2008 e 2011, respectivamente foram desaprovadas; Pedro José Philomeno Gomes Figueiredo, ex-prefeito de Pacajus, que teve as contas de 2009 não aceitas; Walter Ramos de Araújo Junior, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante que teve sua prestação de contas de 2008 desaprovadas e Ritelza Cabral Demétrio, ex-gestora de Aquiraz, que teve suas contas de 2008 desaprovadas.
Alguns ex-gestores são reincidentes em contas desaprovadas, entre eles,  Francisco Maciel Oliveira, ex-prefeito de Camocim, cujas contas de 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2011 foram desaprovadas. Seguem; José Antônio Rodrigues Mendes, ex-prefeito de Choró, que teve as contas de 2009, 2010 e 2011; Francisco Ilto Cambe Barroso, ex-prefeito de Guaramiranga (2006-2007-2008); Marcos Eugenio Leite Guimarães, ex-prefeito de Icó (2009-2010-2011); Francisco Nilton Moreira, Ipaporanga (2009-2010-2011); Maria do Socorro Pereira Torres, Ipú (2006,2007, 2008), entre outros.
Há também casos, em que mesmo com a aprovação das contas pelo TCM, a Câmara as desaprova. No caso, geralmente isso ocorre quando o prefeito não detém o apoio da maioria dos vereadores. Foram penalizados pelos legisladores opositores: George Valentim (2011 – Maranguape); Wilebaldo Melo Aguiar (2008 –Mucambo); Jaymirton Diógenes Cavalcante (2007 – Potiretama); Tomas Figueiredo (2008 – Santa Quitéria), entre outros.
A Lista tem em seu total 4.368 prefeitos e outros gestores relacionados a 9.276 processos com contas rejeitadas. Há ainda 252 nomes a mais em comparação com a relação anterior, de 2014, o que representa um aumento de 6,12%. Desse total, 1.750 gestores receberam nota de improbidade administrativa, ou seja, 41% do total, em processos que envolvem atos de gestão;
Houve aumento de 6,58% na quantidade de gestores que receberam nota de improbidade, em relação à lista de 2014, e de 18,64% comparada à de 2012. Foram conferidos mais de 100 mil dados para compor o documento.
Postado por: Victero Bruno
 Fonte - Ceará agora

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza