Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeito Wolner Santos conta um pouco da história de Aratuba.


  1. Aratuba

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Município de Aratuba


    Hino
    Aniversário 29 de março
    Fundação 1890
    Gentílico aratubense
    Prefeito(a) José Ivan Santos Neto (PSB)
    (2013–2016)
    Localização
    Localização de Aratuba no Ceará
    Aratuba está localizado em: Brasil
    Aratuba
    Localização de Aratuba no Brasil
    04° 25' 04" S 39° 02' 42" O
    Unidade federativa  Ceará
    Mesorregião Norte Cearense IBGE/2008 [1]
    Microrregião Baturité IBGE/2008 [1]
    Municípios limítrofes Norte: Mulungu, Leste: Capistrano, Sul: Itapiúna, Oeste: Canindé
    Distância até a capital 132 km
    Características geográficas
    Área 142,538 km² [2]
    População 11 529 hab. IBGE/2010[3]
    Densidade 80,88 hab./km²
    Altitude 830 m
    Clima Tropical subquente úmido
    Fuso horário UTC−3
    Indicadores
    IDH-M 0,633 médio PNUD/2000 [4]
    PIB R$ 54 704,188 mil IBGE/2008[5]
    PIB per capita R$ 4 384,40 IBGE/2008[5]
    Página oficial
    Aratuba é um município do estado do Ceará, no Brasil. Faz parte do Polo Serra de Guaramiranga.

    Índice

    Topônimo

    O topônimo Aratuba tem origem na língua tupi. Significa "ajuntamento de pássaros", através da junção dos termos gûyrá ("pássaro") e tyba ("ajuntamento")[6] .

    História

    As terras nos arredores de Aratuba eram habitadas por índios de origem tupi-guarani, como os canindés[7] .
    Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas.
    Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba[8] .

    Geografia

    Clima

    Tropical quente úmido na porção norte e tropical quente úmido no resto do território[9] com pluviometria média de 1737 milímetros anuais[10] e chuvas concentradas de janeiro a abril[11] .

    Hidrografia e Recursos Hídricos

    As fontes de água de Aratuba fazem parte das bacias Metropolitana e do Rio Curu, sendo as principais fontes os rios do Aracaju, dos Tavares, o Rio Putiú (afluente do Rio Aracoiaba) e o Rio Pesqueiro, que deságua no Açude Pesqueiro (com barragem em Capistrano), bem como riachos tais quais o dos Barros, Bom Jardim, do Cedro, Esterteal, Furna da Onça, da Lagoa Nova e Salgadinho[12] [13] .

    Relevo e Solos

    Aratuba localiza-se no Maciço de Baturité, a uma altura média de novecentos metros acima do nível do mar, possuindo o núcleo urbano mais alto do estado do Ceará (a sede do município localiza-se a 945 metros de altura). Possui relevo bastante acidentado, sendo a principal elevação o Serrote da Benedita.

    Vegetação

    Vestígios de mata atlântica e caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

    Subdivisão

    O município tem dois distritos: Aratuba (sede) e Pai João.

    Economia

    Turismo

    O ecoturismo é uma importante fonte de renda do município, devido às suas atrações naturais como a Reserva Ecológica de Aratuba e Reserva do Brejo.
    Outra atração é a arquitetura da cidade, com as capelas do Tope e de Santa Rita, a Igreja Matriz São Francisco de Paula, a Casa de Cultura, a Casa Paroquial, o Engenho da Pindoba e a mansão da Família Pereira[14] .

    Cultura

    Os principais eventos culturais são:

    Política

    A administração municipal localiza-se na sede, Aratuba.

    Referências


  2. «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.

  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.

  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010.

  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008.

  6. «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010.

  7. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

  8. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974

  9. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/aratuba.pdf

  10. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm

  11. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

  12. Instituto nacional de Pesquisa espacial - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

  13. http://www.cprm.gov.br/

  14. http://atlas.srh.ce.gov.br/

  15. Diário do Nordeste, Caderno Turismo - 28.07.2006

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...