Pular para o conteúdo principal

Ex-prefeito Wolner Santos conta um pouco da história de Aratuba.


  1. Aratuba

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
    Município de Aratuba


    Hino
    Aniversário 29 de março
    Fundação 1890
    Gentílico aratubense
    Prefeito(a) José Ivan Santos Neto (PSB)
    (2013–2016)
    Localização
    Localização de Aratuba no Ceará
    Aratuba está localizado em: Brasil
    Aratuba
    Localização de Aratuba no Brasil
    04° 25' 04" S 39° 02' 42" O
    Unidade federativa  Ceará
    Mesorregião Norte Cearense IBGE/2008 [1]
    Microrregião Baturité IBGE/2008 [1]
    Municípios limítrofes Norte: Mulungu, Leste: Capistrano, Sul: Itapiúna, Oeste: Canindé
    Distância até a capital 132 km
    Características geográficas
    Área 142,538 km² [2]
    População 11 529 hab. IBGE/2010[3]
    Densidade 80,88 hab./km²
    Altitude 830 m
    Clima Tropical subquente úmido
    Fuso horário UTC−3
    Indicadores
    IDH-M 0,633 médio PNUD/2000 [4]
    PIB R$ 54 704,188 mil IBGE/2008[5]
    PIB per capita R$ 4 384,40 IBGE/2008[5]
    Página oficial
    Aratuba é um município do estado do Ceará, no Brasil. Faz parte do Polo Serra de Guaramiranga.

    Índice

    Topônimo

    O topônimo Aratuba tem origem na língua tupi. Significa "ajuntamento de pássaros", através da junção dos termos gûyrá ("pássaro") e tyba ("ajuntamento")[6] .

    História

    As terras nos arredores de Aratuba eram habitadas por índios de origem tupi-guarani, como os canindés[7] .
    Sua formação como núcleo urbano aconteceu lentamente a partir do século XVIII, com as catequeses dos jesuítas e com pessoas oriundas de Baturité e de outras regiões, notadamente do semiárido cearense, atraídos pelo clima e condições frutícolas.
    Sua denominação original era Coité, depois Santos Dumont e, desde 1950, Aratuba[8] .

    Geografia

    Clima

    Tropical quente úmido na porção norte e tropical quente úmido no resto do território[9] com pluviometria média de 1737 milímetros anuais[10] e chuvas concentradas de janeiro a abril[11] .

    Hidrografia e Recursos Hídricos

    As fontes de água de Aratuba fazem parte das bacias Metropolitana e do Rio Curu, sendo as principais fontes os rios do Aracaju, dos Tavares, o Rio Putiú (afluente do Rio Aracoiaba) e o Rio Pesqueiro, que deságua no Açude Pesqueiro (com barragem em Capistrano), bem como riachos tais quais o dos Barros, Bom Jardim, do Cedro, Esterteal, Furna da Onça, da Lagoa Nova e Salgadinho[12] [13] .

    Relevo e Solos

    Aratuba localiza-se no Maciço de Baturité, a uma altura média de novecentos metros acima do nível do mar, possuindo o núcleo urbano mais alto do estado do Ceará (a sede do município localiza-se a 945 metros de altura). Possui relevo bastante acidentado, sendo a principal elevação o Serrote da Benedita.

    Vegetação

    Vestígios de mata atlântica e caatinga arbustiva aberta e floresta caducifólia espinhosa.

    Subdivisão

    O município tem dois distritos: Aratuba (sede) e Pai João.

    Economia

    Turismo

    O ecoturismo é uma importante fonte de renda do município, devido às suas atrações naturais como a Reserva Ecológica de Aratuba e Reserva do Brejo.
    Outra atração é a arquitetura da cidade, com as capelas do Tope e de Santa Rita, a Igreja Matriz São Francisco de Paula, a Casa de Cultura, a Casa Paroquial, o Engenho da Pindoba e a mansão da Família Pereira[14] .

    Cultura

    Os principais eventos culturais são:

    Política

    A administração municipal localiza-se na sede, Aratuba.

    Referências


  2. «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008.

  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010.

  4. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010.

  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008.

  6. «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010.

  7. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

  8. Sebok. Lou, Atlases published in the Netherlands in the rare atlas collection. Compiled and edited by Lou Seboek. National Map Collection (Canada), Ottawa. 1974

  9. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/aratuba.pdf

  10. http://www2.ipece.ce.gov.br/atlas/capitulo1/12/126x.htm

  11. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos.

  12. Instituto nacional de Pesquisa espacial - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

  13. http://www.cprm.gov.br/

  14. http://atlas.srh.ce.gov.br/

  15. Diário do Nordeste, Caderno Turismo - 28.07.2006

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza