Pular para o conteúdo principal

Aratuba recebe cursos profissionalizantes do Projeto Trabalho e Bem Viver




 Quem conhece Aratuba já nem se surpreende com a sua hospitalidade. Chegar à sede do município com a temperatura próxima a 21 graus nos remete a aconchego, ao cheiro do café, a conversa amistosa. E foi nesse clima que a equipe da Obas foi recebida para dar início aos cursos profissionalizantes do Projeto Juventude e Bem Viver.



A mobilização para o evento foi intensa, pois aproximadamente 90 pessoas entre jovens, representantes da gestão municipal, de sindicatos, de associações, instrutoras e instrutores, de grupos de juventude e da comunidade ocuparam o auditório da EEFM Profª Maria Júlia.




Entusiasmada com o início do projeto, a jovem Chay, que mora na comunidade Tope, comentou sobre a importância de se levar o conhecimento para a juventude. “A gente quer isso: que venham esses cursos pra nos dar oportunidades”. A jovem, que é responsável pelo Grupo Cristo Libertador, se diz muito feliz porque o curso acontecerá na própria comunidade, o que facilita a participação dos jovens.



Para animar o evento, outro jovem que se destacam da comunidade Fernandes. Eles trolserão o grupo Juventude em Foco, que fez uma bela apresentação de dança indígena e convidou as pessoas a participar do torém.



Isabel Fernandes, que esteve representando o gestor do município, Ivan Neto, deu as boas vindas à juventude e aos parceiros. “É preciso fortalecer as ações que possibilitam os jovens a melhorar seus aprendizados”, disse Isabel. A secretária de Assistência Social do município, Koelyne Barbosa, falou sobre “as oportunidades que o projeto traz para a juventude, que contraria a lógica capitalista que diz que o jovem não é capaz e o projeto mostra que o jovem pode, sim”. Somando-se às falas, Joerly Victor - do Sindicato dos Servidores Municipais - salientou que “é importante tirar os jovens da ociosidade e o município tem todo o interesse em projetos que promovem o bem viver da juventude”. Joerly lembrou que há estatísticas em que jovens são assassinados diariamente, mas que a mídia muitas vezes prefere promover a violência que citar ações propositivas para a juventude. As palavras completavam-se positivamente, como foi verbalizado pelo Cacique Sotero, que saudando o Deus Tupã, falou de sua “alegria em participar de um momento com indígenas e não indígenas por um pensamento em comum, que é o bem estar da juventude”. O cacique lembrou sua juventude, onde não era dada nenhuma oportunidade de formação, e hoje se diz “tranquilo porque há o interesse dos jovens em aprender, mas que é importante não esquecer as tradições e a cultura indígena”.


À equipe da Obas restou emocionar-se percebendo o quanto os cursos estavam sendo esperados. Jorge Pinto, coordenador do projeto, ficou bastante entusiasmado com as reflexões, deixando claro o compromisso com a qualificação profissional, mas também com a formação cidadã.


Dando continuidade à apresentação, Larissa Lima apresentou detalhadamente o projeto e como será sua execução, finalizando uma manhã de muita alegria e reconhecimento de que somando as energias as ações reluzem positivamente.

Fonte - Obas

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares