Pular para o conteúdo principal

Caso de zika aponta possibilidade de transmissão por beijo ou sexo oral.

Mulher francesa se relacionou com parceiro que esteve no Brasil.
"The New England Journal of Medicine" publicou caso nesta quinta.


Estudo analisou surto de zika e casos de microcefalia na Polinésia Francesa (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)Aedes Aegypt é o mosquito transmissor do vírus da zika (Foto: Lucy Nicholson/Reuters)


Pesquisadores levantaram a hipótese de que o vírus da zika seja transmitido por beijo ou por sexo oral, como foi publicado pelo “The New England Journal of Medicine” nesta quinta-feira (2). Um caso de transmissão na França possivelmente por fluídos ou sêmen - não há confirmação de como o vírus foi passado - foi relatado no artigo.
Uma jovem de 24 anos de idade, que vive em Paris, apresentou os sintomas do vírus. Ela não havia recebido transfusão de sangue ou viajado para qualquer região onde há epidemia da zika. Ela disse, no entanto, que teve sete relações sexuais com um homem de 46 anos. O caso envolveu penetração, sem ejaculação e uso de preservativo, e sexo oral com ejaculação. 
O homem também apresentou os sintomas do vírus da zika. Ele estava no Rio de Janeiro e chegou à Paris no dia 10 de fevereiro deste ano. Ele e a jovem se encontraram entre os dias 11 e 20 do mesmo mês.
Logo depois que o caso terminou, no dia 20, a jovem adoeceu. Três dias após o início dos sintomas, em 23 de fevereiro, foram feitos exames de urina e saliva. Ambos deram positivo para a zika. Já um exame coletado na vagina deu negativo, em 1º de março.
Os exames de urina e sêmen realizados com o homem deram positivo, mas as amostras de sangue e saliva deram negativas.
Os dados suportam a hipótese de transmissão sexual - oral ou por penetração - do vírus da zika. De acordo com a publicação, não é possível descartar a possibilidade de que o vetor tenha sido o sêmen, tampouco os fluídos como secreções pré-ejaculação ou saliva trocada por beijo.


Outro estudo publicado na revista científica “Emerging Infectious Diseases” em maio de 2011 relata o caso de um cientista americano que, ao voltar do Senegal para os EUA em 2008, quando o país africano era acometido por surto do zika vírus, desenvolveu os sintomas da infecção já em casa, no estado do Colorado. O fato de sua mulher, que não saíra dos EUA, também ter sido infectada pelo zika foi interpretado pelos pesquisadores como um indício de uma possível transmissão sexual, pelo sêmen, do vírus.

Em 27 de fevereiro deste ano, a França anunciou outra suspeita de transmissão sexual. Uma moradora de Paris disse ter se relacionado com um parceiro que passou pelo Brasil. O caso foi confirmado pela ministra da Saúde, Marisol Touraine.
   
O vírus da zika já foi detectado em 60 países, sendo que 46 deles tiveram registro após 2015 e, os outros 14, entre 2007 e 2014. Casos de infecção foram confirmados em 10 países que não possuem o mosquito Aedes Aegypt, transmissor do vírus. O balanço é feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Fonte - G1
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares