Pular para o conteúdo principal

Protesto por atraso no salário de professores bloqueia CE-456 em Canindé.

Alunos protestavam segurando faixas e cartazes; Ato deve seguir ela noite, segundo organizadores (Fotos: VC Repórter)

Canindé. Professores e pais de alunos da zona rural de Targinos, na zona rural deste município da região Central do Ceará, realizaram, nas primeiras horas da manhã desta terça-feira (17), um protesto pelo atraso do pagamento da categoria. O trecho da CE-456, que liga Canindé a Choró, foi interditado e o ato deve seguir pela noite.

Segundo o professor Joaquim Rodrigues, cerca de 100 pessoas estão concentradas no local. Eles levaram água e comida para poder ter condições de permanecer no local o maior tempo possível e evitar por fim ao protesto. Os membros do movimento cobram da Prefeitura de Canindé uma resposta pelo atraso do pagamento dos professores, que já não é realizado há seis meses. Por causa disso, as aulas no distrito estão suspensas há um mês e os alunos da zona rural de Targinos estão sem estudar.

Segundo organizadores, cerca de 100 pessoas participam do atoOs dois sentidos da pista foram bloqueados com pneus, galhos da vegetação seca e pedras. Vários veículos ficaram impedidos de seguir viagem. Nas imagens enviadas pela ferramenta VC Repórter, é possível ver uma ambulância impedida de seguir viagem devido a barreira montada na estrada. Joaquim disse que conversou com os professores do local. “Eles prometeram que ficariam até a noite ou até que alguma situação seja resolvida porque, você pode imaginar como é que não está um trabalhador que há seis meses não recebe salário”, falou.

Segundo o Procurador-Geral de Canindé, Daniel Gouveia, o impasse decorre de uma sentença, gerada em outubro de 2015, que impedia a contratação de novos funcionários a partir de janeiro deste ano. No entanto, vários professores saíram de licença e a prefeitura ainda encontrou um problema de defasagem para manter as escolas da localidade funcionando. “A solução foi contratar novos profissionais para não deixar de amparar aquela região”.

Trecho da CE-456 foi fechado; veículos impediram de seguir viagem, inclusive, uma ambulância, conforme flagrante enviado pelo VC Repórter

O Procurador disse que o município entrou com um agravo de instrumento para tentar recorrer da decisão e conseguir fazer o pagamento dos professores. “Entramos com este pedido ainda na segunda-feira (16) e acreditamos que o mais breve possível vamos conseguir reverter essa situação”.

O prefeito do município, Celso Crisóstomo, estava em reunião, e não pode atender nossas ligações. Também tentamos falar com a secretária de educação da cidade, mas, até a publicação desta matéria, o telefone estava desligado e as ligações não foram atendidas.

Fonte - Diário do Nordeste
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...