Pular para o conteúdo principal

O que os sites do maciço de Baturité não mostram - Coelce corta energia da secretaria de educação de Aracoiaba por falta de pagamento.

13230687_1073422276048545_1690587606_oSede da secretaria de educação e outros dois prédios ficaram sem energia (Foto: Rogério Alexandre)

Aracoiaba. O prédio da secretaria de educação deste município, localizado na região do Maciço de Baturité, teve o fornecimento de energia suspenso. O funcionamento do expediente no local ficou comprometido e a noite o prédio foi flagrado às escuras. Outros locais da cidade também ficaram sem energia.
aracoiaba 2
Segundo o vereador Rogério Alexandre (PROS), além da sede da pasta, a Escola de Ensino Fundamental Nágila Maria Pontes, também ficou sem luz. Os alunos que chegavam para assistir às aulas foram obrigados a voltar para casa.

O vereador disse que o corte foi feito por técnicos da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) por volta de uma da tarde de segunda (16) e até a manhã desta terça-feira (17), ainda não havia sido reestabelecido. “Acho isso uma falta de respeito porque sabemos que o prefeito atual está desesperado. Aracoiaba está um verdadeiro caos e vivendo uma situação vergonhosa”.
13242348_1073422266048546_1876044563_o
Atraso
Em nota, a Coelce confirmou que, além do prédio da secretaria de educação, também fez o corte de energia na quadra poliesportiva da cidade e no Centro Comunitário. A empresa explicou que procedeu com a suspensão da energia nos locais “devido ao não pagamento de faturas por parte do município” e que “somente tomou a decisão após tentar negociar o débito em várias ocasiões”. A Coelce alega que os cortes “cumprem rigorosamente a resolução 414 da Aneel e ocorrem em unidades consumidoras que não prestam serviços essenciais”.

O blog tentou manter contato com o secretário de educação Emílio Campelo mas até a publicação desta matéria as ligações não foram atendidas. Na prefeitura, um assessor informou que o prefeito Antônio Cláudio estava em viagem pela zuna rural. Tentamos ouvir o gestor mas o telefone estava desligado.
13262495_1073422289381877_1309711234_o
Durante a manhã, mesmo após várias tentativas, também não conseguimos contato com a sede da escola Nágila Maria Pontes, para confirmar a informação. Nesta tarde, a Coordenadora Pedagógica da escola, Cristiane Fernandes de Melo, procurou a reportagem para contestar as informações declaradas pelo vereador na matéria. Segundo Cristiane, diferente do que afirmou Rogério, a escola apresentou um problema somente no final da tarde de segunda. A interrupção da energia no local ocorreu por um problema no quadro de energia. “É uma instalação antiga e esse problema sempre acontecia. Mas vamos mudar para que não volte a acontecer”, explicou.

Fonte -

DIÁRIO SERTÃO CENTRAL

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...