O que os sites do maciço de Baturité não mostram - Coelce corta energia da secretaria de educação de Aracoiaba por falta de pagamento.
Aracoiaba. O prédio da secretaria de educação deste município, localizado na região do Maciço de Baturité, teve o fornecimento de energia suspenso. O funcionamento do expediente no local ficou comprometido e a noite o prédio foi flagrado às escuras. Outros locais da cidade também ficaram sem energia.
Segundo o vereador Rogério Alexandre (PROS), além da sede da pasta, a Escola de Ensino Fundamental Nágila Maria Pontes, também ficou sem luz. Os alunos que chegavam para assistir às aulas foram obrigados a voltar para casa.
O vereador disse que o corte foi feito por técnicos da Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce) por volta de uma da tarde de segunda (16) e até a manhã desta terça-feira (17), ainda não havia sido reestabelecido. “Acho isso uma falta de respeito porque sabemos que o prefeito atual está desesperado. Aracoiaba está um verdadeiro caos e vivendo uma situação vergonhosa”.
Atraso
Em nota, a Coelce confirmou que, além do prédio da secretaria de educação, também fez o corte de energia na quadra poliesportiva da cidade e no Centro Comunitário. A empresa explicou que procedeu com a suspensão da energia nos locais “devido ao não pagamento de faturas por parte do município” e que “somente tomou a decisão após tentar negociar o débito em várias ocasiões”. A Coelce alega que os cortes “cumprem rigorosamente a resolução 414 da Aneel e ocorrem em unidades consumidoras que não prestam serviços essenciais”.
O blog tentou manter contato com o secretário de educação Emílio Campelo mas até a publicação desta matéria as ligações não foram atendidas. Na prefeitura, um assessor informou que o prefeito Antônio Cláudio estava em viagem pela zuna rural. Tentamos ouvir o gestor mas o telefone estava desligado.
Durante a manhã, mesmo após várias tentativas, também não conseguimos contato com a sede da escola Nágila Maria Pontes, para confirmar a informação. Nesta tarde, a Coordenadora Pedagógica da escola, Cristiane Fernandes de Melo, procurou a reportagem para contestar as informações declaradas pelo vereador na matéria. Segundo Cristiane, diferente do que afirmou Rogério, a escola apresentou um problema somente no final da tarde de segunda. A interrupção da energia no local ocorreu por um problema no quadro de energia. “É uma instalação antiga e esse problema sempre acontecia. Mas vamos mudar para que não volte a acontecer”, explicou.
Fonte -
DIÁRIO SERTÃO CENTRAL
Postado por: Victero Bruno