Pular para o conteúdo principal

Mais Médicos terá menos estrangeiros.


A participação de estrangeiros no Mais Médicos será reduzida depois das eleições municipais. A ideia do Ministério da Saúde é renegociar, no próximo ano, o contrato feito com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), para o recrutamento dos profissionais. Hoje, 73% dos que atuam são estrangeiros. A maioria é de cubanos.

A mudança não será de uma só vez. O ministro Ricardo Barros, ao assumir, afirmou apenas que iria incentivar a participação de brasileiros. A ideia de anular o contrato, recentemente prorrogado pela presidente afastada, Dilma Rousseff, foi descartada, a princípio. Ele preferiu adotar uma regra de transição. Com isso, agrada ao mesmo tempo associações médicas, críticas do projeto, e prefeitos – favoráveis.

A intenção é fazer um ajuste programado, até que o número de profissionais trazidos pela Opas se reduza de forma expressiva. Só ficariam aqueles que têm vagas consideradas de difícil preenchimento, como as dos distritos sanitários indígenas e das cidades afastadas.

Lançado há três anos em uma resposta às manifestações de rua que reivindicavam melhorias nos serviços de saúde, o Mais Médicos somente foi adiante em virtude da contratação de estrangeiros. Para driblar a resistência de médicos brasileiros, o governo permitiu que formados em outros países atuassem no Brasil sem a necessidade da validação do diploma.

Essa era a maior crítica de entidades de classe, que chegaram até mesmo a romper com o Ministério da Saúde. Para associações médicas, o ideal seria criar, em vez do Mais Médicos, uma carreira federal para a área, a exemplo da magistratura.

A lei que criou o Mais Médicos previu um prazo de três anos para que estrangeiros trabalhassem no programa sem validação do diploma. Há duas semanas, no último ato da presidente Dilma Rousseff na área de saúde, o prazo foi prorrogado. Com isso, 7 mil profissionais, que teriam de voltar agora para seus países de origem, podem permanecer no Brasil.

A medida, de acordo com a presidente afastada, Dilma Rousseff, foi feita para atender a pedidos de prefeitos. O medo maior era de que, às vésperas das eleições municipais, serviços de saúde tivessem uma redução abrupta no atendimento.

Gastos – Barros ainda criticou a forma como recursos de saúde são usados. Já avisando que “não há dinheiro para tudo” nem perspectiva de reforço no orçamento, ele disse ser necessário gerir melhor a verba. De olho na indústria farmacêutica, porém, afirmou que vai também adotar medidas para tornar mais rápido o registro de medicamentos, com o aproveitamento, por exemplo, de pesquisas em outros países.

Fonte - Ceará Agora.
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares