Pular para o conteúdo principal

Campanhas contra a cultura do estupro e violência contra a mulher dominam redes sociais.

Imagem contra a cultura do estupro no Brasil. Reprodução/Facebook
Imagem contra a cultura do estupro no Brasil. Reprodução/Facebook
O estupro de uma jovem menor de idade por um grupo de ao menos 30 homens. A posterior divulgação do crime pelos próprios estupradores, em tom de deboche, nas redes sociais. 
O acontecido abominável no Rio de Janeiro causou uma onda de revolta no país onde a cada 11 minutos acontece um estupro, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança, e dominou as redes sociais nessa quinta-feira (26).
Foram diversas as manifestações de condenação ao acontecido, além de campanhas contra o estupro com a hashtag “precisamos falar de estupro” e o uso do avatar “pelo fim da cultura do estupro” no Facebook. Protestos contra a violência foram marcados em diversas cidades do País.
A repercussão ganhou força também pelo fato de o caso ter acontecido ao mesmo tempo em que Alexandre Frota, ator que confessou em um programa de televisão ter violentado uma mulher, era recebido no gabinete do ministro interino da Educação, Mendonça Filho.
A presidenta Dilma Rousseff se manifestou em sua página de Facebook: “Presto minha total solidariedade à jovem, menor de idade, estuprada por vários homens no Rio de Janeiro. Além de cometerem o crime, os agressores ainda divulgaram fotos e vídeos da vítima, desacordada, na internet. Uma barbárie. Mais uma vez reafirmo meu repúdio à violência contra as mulheres. Precisamos combater, denunciar e punir este crime. É inaceitável que crimes como esse continuem a acontecer. Repito, devemos identificar e punir os responsáveis”.
Mulheres da equipe do deputado estadual Marcelo Freixo também condenaram o crime: “Ontem foi um dia triste para as mulheres. Compartilhamos mais uma vez o medo permanente do estupro. É importante avisarmos que a Comissão de Direitos Humanos está dando o suporte jurídico e psicológico para a família da vítima. E nós, mulheres da equipe, viemos aqui para lembrar que a cultura do estupro está enraizada no país. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil tem um estupro registrado a cada 11 minutos. Isso precisa mudar. Ontem foi um dia triste para as mulheres também por vermos um estuprador confesso, Alexandre Frota, ser chamado para dar sugestões para o Ministério da Educação. Sugestões justamente para as escolas, onde o machismo deveria ser combatido todos os dias. Dá a mão aqui, mulher, vamos transformar a dor em luta. O feminismo é necessário.”
O ex-ministro da Educação de Dilma e filósofo Renato Janine Ribeiro  e o deputado federal Jean Wyllys também aderiram à campanha e trocaram a foto de perfil no Facebook pelo avatar “pelo fim da cultura de estupro”. “Junto com a OAB Mulher e com a Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, desde ontem com o surgimento desse material redes e das notícias, meu mandato está acompanhando o caso e continuará sendo um parceiro das mulheres nessa luta contra a violência de gênero, dentro e fora da internet, escreveu Wyllys.
A cantora Elza Soares foi outra a se pronunciar sobre o caso pelas redes sociais: “‘Intendeu’ ou quer que eu desenhe?
Outra mulher foi estuprada. Uma jovem menina com toda vida pela frente teve seus sonhos roubados no meio de uma favela carioca por 30 monstros. Os infelizes comemoram na rede a atrocidade, confiantes na impunidade que impera em nosso país. No Brasil, a cada 3 horas uma mulher é estuprada. Pode até demorar, mas “cê” vai se arrepender de levantar a mão pra mim e para todas as mulheres”.

Link curto: http://brasileiros.com.br/zTmtr

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza