Pular para o conteúdo principal

ONDE VAI CHEGAR? Tribunal de Justiça nega pedido do município e mantém legalidade da greve.

Há mais de 100 dias de paralisação, trabalhadores seguem firme na luta por seus direitos.

 A desembargadora relatora da ação do pedido de ilegalidade da greve feito pelo município de Aratuba, Lira Ramos de Oliveira, despachou nesta sexta-feira, 08/04, decisão sobre o processo 0620606-02.2016 impetrado pela Prefeitura Municipal de Aratuba em janeiro deste ano, pedindo a ilegalidade da greve organizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos lotados na Secretaria de Educação que recebem vencimentos pela cota do Fundeb-40%. A greve mais longa da história de Aratuba segue por mais de 100 (cem) dias de paralisação. Os servidores não arredaram o pé na conquista por seus direitos.
RECORDANDO
No dia 22 de dezembro de 2015, mais de 120 Servidores de todas as regiões lotados na Secretaria da educação do município de Aratuba, decidiram por Assembleia Geral sob o comando do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – SINDIARA aderir ao movimento de greve. A prefeitura vinha atrasando a folha de pagamento desses servidores desde o mês de abril do respectivo ano. A partir de outubro, a situação piorou, ficando em meados de dezembro um atraso salarial que ultrapassou os 60 dias, o que culminou no início do movimento paredista. Antes da instalação da greve, o Sindicato havia organizado passeatas e manifestações pelas ruas da cidade.
MOVIMENTOS
Antes de deflagrar a greve, o Sindiara organizou junto com a categoria, passeatas e manifestações com o objetivo de chamar a atenção da gestão “povo feliz” devido a situação calamitosa a qual se encontrava os trabalhadores no serviço de educação de Aratuba, uma vez que os atrasos salarial traz prejuízos financeiros para o servidor, sua família e o comércio local. Foram organizadas ações nos dias 24/11 e 07/12, participando Servidores de todas as áreas e localidades do município. além de várias tentativas de negociação por meio de ofícios, não respondidos. Nas vezes em que o sindicato reuniu-se com o prefeito Ivan Neto (PDT) e sua equipe, propôs a solução dos atrasos em solicitar do chefe do executivo o pagamento salarial com recursos do FPM de dezembro de 2015, pois nesse último mês do ano, a receita é elevada, devido a arrecadação tributária e a repasse extra constitucional, informou Bernardo, vice presidente do sindicato.


Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza