Pular para o conteúdo principal

Ceará tem sete municípios em situação epidêmica de dengue.

Epidemia ocorre quando tem mais de 300 casos por 100 mil habitantes.
Veja onde denunciar focos de dengue em Fortaleza.



Ceará tem sete, dos 184 municípios, com nível epidêmico de dengue, segundo parâmetro definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo a OMS a epidemia é configurada quando a incidência da doença for superior a 300 para cada grupo de 100 mil habitantes. As informações sobre a doença estão no Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (15), pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).
De acordo com o boletim, os municípios de Pacoti (461,8 casos/100 mil hab), Tabuleiro do Norte (575), Tauá (818), Baixio (548,6), Icó (846), Umari (339,2) e Catarina (672,3) encontram-se em sinal de alerta em razão do número de casos de dengue confirmados. A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, vetor tambem do vírus zika, febre chikungunya, febre amarela e Síndrome de Guillain-Barré.

Em uma semana, o Ceará confirma 912 novos casos de dengue no estado, de acordo com o boletim epidemiológico. No total são 4.544 casos da doença confirmados em 99 dos 184 municípios cearenses. Na semana passada, o número de casos de dengue, no estado, somavam 3.632. Em relação à faixa etária, 23,3% dos casos confirmados tinham de 20 a 29 anos.

Segundo a Sesa, este ano foram confirmados quatro casos de dengue grave e 25 e 25 de dengue com sinais de alarme (DCSA)  Uma morte por dengue foi confirmada e outras 11 estão em investigação nos municípios de Caucaia (1), Crato (1), Fortaleza (2), Fortim (1), Icó (1), Itapajé (1), Maracanaú (3), Paraipaba (1).
Vacina
A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, nesta sexta-feira, a recomendação de que países com elevada transmissão de dengue considerem a introdução da vacina produzida pela Sanofi Pasteur - única imunização contra dengue registrada no mundo até o momento – como parte das estratégias de prevenção contra a doença, que também incluem o controle de mosquitos.
A recomendação foi feita com base em um parecer do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (Sage) sobre Imunização da OMS, que se reuniu para discutir o assunto nesta quinta-feira em Genebra.
O grupo considera que a vacinação no início da adolescência pode reduzir a hospitalização por dengue entre 10% e 30% no período de 30 anos, o que representa um benefício significativo para a saúde pública. A recomendação vale para regiões em que a prevalência de pessoas que já tiveram dengue é de aproximadamente 70% ou maior, já que a vacina tem maior eficácia em pessoas que já foram acometidas por um dos sorotipos.
A vacina recebeu o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em dezembro de 2015 e, atualmente, aguarda definição de preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). Só a partir dessa definição, esperada para este semestre, é que a vacina poderá ser comercializada no país.
Prevenção
Para conseguir interromper propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, é necessário a participação de toda a população. Eliminar, vedar e cuidar. Esses são os meios de evitar que o mosquito nasça e possa se transformar em vetor de doenças. Elimine tudo que pode acumular água – água parada é um dos maiores atrativos; vede as caixas d’água e recipientes que guardam a água; e cuide dos potenciais criadouros que não podem ser eliminados.
Para o gerente da Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos, Nélio Morais, a participação da população torna-se importante para acabar com os focos do mosquito. “A população precisa participar também dessas atividades contra o mosquito, tornando-se fiscais de sua própria residência, seguindo as orientações e os cuidados repassados por nossos agentes.”
Denúncia de focos do mosquito
A população de Fortaleza pode solicitar vistorias ou realizar denúncias de possíveis focos do mosquito por meio da Ouvidoria da Saúde, que disponibiliza o telefone 0800.275.1364, e dos Distritos Técnicos de Endemias (DTE), localizados em cada Regional:
Regional I - (85) 3433.6823
Regional II - 3241.4768
Regional III - 3488.3256
Regional IV - 3105.3086
Regional V - 3294.6747
Regional VI - 3452.9359
Mapa das regionais de Fortaleza (Foto: Reprodução)
  •  
Infográfico Dengue (Foto: Arte/G1)


Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza