Pular para o conteúdo principal

APOSENTADOS - Novas regras para cálculo de aposentadoria causam confusão.

Em novembro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que modifica algumas normas no cálculo de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. A Lei de número 13.183, que já está em vigor, criou uma nova fórmula para a contabilidade do benefício por tempo de contribuição. Com as mudanças, o que já era confuso se complica ainda mais. Por isso, a reportagem do CORREIO esclarece ao leitor quais são as situações prováveis e suas respectivas fórmulas de cálculo.
A princípio, existem duas modalidades de aposentadoria: por idade e por tempo de contribuição. Na primeira, as regras continuam as mesmas. Com a exigência mínima de 15 anos de contribuição ao Instituto Nacional doSeguro Social (INSS), mulheres podem se aposentar a partir dos 60 anos e homens, dos 65. Nesta circunstância, o valor do benefício não muda de acordo com o tempo de contribuição. Isso significa que não faz diferença se o cidadão trabalhou 15, 20 ou 30 anos. “Essa fórmula é mais vantajosa para aqueles que começaram a contribuir mais tarde com o INSS”, afirmou o chefe de Serviços de Benefícios da agência do INSS em Uberlândia, Davi Galego.
Já na segunda modalidade de aposentadoria, o beneficiário com tempo mínimo de contribuição exigido continua com o direito de requerer seu benefício como antes, mas sofrendo incidência do fator previdenciário. O período mínimo de pagamento ao INSS é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
O fator previdenciário, segundo Galego, é uma complexa fórmula que reduz ou aumenta o valor do benefício com o intuito de evitar aposentadorias precoces. O cálculo leva em consideração a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado. “Quanto menor o tempo de contribuição e idade, menor será o valor que vai receber”, disse Galego.
Por exemplo, um trabalhador de 46 anos que já tenha atingido o tempo de contribuição mínimo vai ter direito a 53% da aposentadoria. Já uma pessoa com 70 anos que alcançou o período necessário de pagamento vai receber 136,3% do benefício.
Simulação
Atualmente, não é mais possível realizar a simulação da aposentadoria nas agências do INSS. Uma alternativa para fazer o cálculo é um simulador online na página da Previdência Social. No portal, o segurado preenche os campos com os períodos que contribuiu ao longo da vida e obtém um cálculo aproximado do seu tempo de serviço e do valor do benefício que receberá.

Modo de cálculo da aposentadoria muda até 2026

arte-aposentadoria-inss
A nova lei incide diretamente na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição. Na regra 85/95 progressiva foi instaurado um sistema de pontos no qual soma-se a idade do assegurado ao seu tempo de contribuição. Para garantir o valor integral do benefício, as mulheres precisam atingir o valor de 85 pontos e os homens, 95. Isso significa que um trabalhador que tenha, por exemplo, 60 anos e contribua há 35, poderá se aposentar pelo valor integral, já que atingiu o número mínimo de pontos (95).

O novo sistema de pontos para aposentadoria não é estático e crescerá progressivamente até o ano de 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100. De acordo com o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego, a criação da medida de maneira gradual foi influenciada pelo aumento do número de aposentados e da expectativa de vida do brasileiro, visando evitar a aposentadoria precoce da população.
Fator previdenciário
As mudanças na regra da aposentadoria criou uma opção para melhorar o valor do benefício, segundo o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego. “Quando o assegurado completar os pontos mínimos, poderá optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo do benefício.”
O fator previdenciário nem sempre é prejudicial. Segundo Galego, todos os casos precisam ser analisados de forma individual, já que, em alguns deles, o fator pode representar aumento no benefício. Isso ocorre quando o segurado se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição do que a pontuação mínima.


Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...