Pular para o conteúdo principal

APOSENTADOS - Novas regras para cálculo de aposentadoria causam confusão.

Em novembro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que modifica algumas normas no cálculo de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. A Lei de número 13.183, que já está em vigor, criou uma nova fórmula para a contabilidade do benefício por tempo de contribuição. Com as mudanças, o que já era confuso se complica ainda mais. Por isso, a reportagem do CORREIO esclarece ao leitor quais são as situações prováveis e suas respectivas fórmulas de cálculo.
A princípio, existem duas modalidades de aposentadoria: por idade e por tempo de contribuição. Na primeira, as regras continuam as mesmas. Com a exigência mínima de 15 anos de contribuição ao Instituto Nacional doSeguro Social (INSS), mulheres podem se aposentar a partir dos 60 anos e homens, dos 65. Nesta circunstância, o valor do benefício não muda de acordo com o tempo de contribuição. Isso significa que não faz diferença se o cidadão trabalhou 15, 20 ou 30 anos. “Essa fórmula é mais vantajosa para aqueles que começaram a contribuir mais tarde com o INSS”, afirmou o chefe de Serviços de Benefícios da agência do INSS em Uberlândia, Davi Galego.
Já na segunda modalidade de aposentadoria, o beneficiário com tempo mínimo de contribuição exigido continua com o direito de requerer seu benefício como antes, mas sofrendo incidência do fator previdenciário. O período mínimo de pagamento ao INSS é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
O fator previdenciário, segundo Galego, é uma complexa fórmula que reduz ou aumenta o valor do benefício com o intuito de evitar aposentadorias precoces. O cálculo leva em consideração a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado. “Quanto menor o tempo de contribuição e idade, menor será o valor que vai receber”, disse Galego.
Por exemplo, um trabalhador de 46 anos que já tenha atingido o tempo de contribuição mínimo vai ter direito a 53% da aposentadoria. Já uma pessoa com 70 anos que alcançou o período necessário de pagamento vai receber 136,3% do benefício.
Simulação
Atualmente, não é mais possível realizar a simulação da aposentadoria nas agências do INSS. Uma alternativa para fazer o cálculo é um simulador online na página da Previdência Social. No portal, o segurado preenche os campos com os períodos que contribuiu ao longo da vida e obtém um cálculo aproximado do seu tempo de serviço e do valor do benefício que receberá.

Modo de cálculo da aposentadoria muda até 2026

arte-aposentadoria-inss
A nova lei incide diretamente na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição. Na regra 85/95 progressiva foi instaurado um sistema de pontos no qual soma-se a idade do assegurado ao seu tempo de contribuição. Para garantir o valor integral do benefício, as mulheres precisam atingir o valor de 85 pontos e os homens, 95. Isso significa que um trabalhador que tenha, por exemplo, 60 anos e contribua há 35, poderá se aposentar pelo valor integral, já que atingiu o número mínimo de pontos (95).

O novo sistema de pontos para aposentadoria não é estático e crescerá progressivamente até o ano de 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100. De acordo com o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego, a criação da medida de maneira gradual foi influenciada pelo aumento do número de aposentados e da expectativa de vida do brasileiro, visando evitar a aposentadoria precoce da população.
Fator previdenciário
As mudanças na regra da aposentadoria criou uma opção para melhorar o valor do benefício, segundo o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego. “Quando o assegurado completar os pontos mínimos, poderá optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo do benefício.”
O fator previdenciário nem sempre é prejudicial. Segundo Galego, todos os casos precisam ser analisados de forma individual, já que, em alguns deles, o fator pode representar aumento no benefício. Isso ocorre quando o segurado se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição do que a pontuação mínima.


Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...