Pular para o conteúdo principal

APOSENTADOS - Novas regras para cálculo de aposentadoria causam confusão.

Em novembro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei que modifica algumas normas no cálculo de aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. A Lei de número 13.183, que já está em vigor, criou uma nova fórmula para a contabilidade do benefício por tempo de contribuição. Com as mudanças, o que já era confuso se complica ainda mais. Por isso, a reportagem do CORREIO esclarece ao leitor quais são as situações prováveis e suas respectivas fórmulas de cálculo.
A princípio, existem duas modalidades de aposentadoria: por idade e por tempo de contribuição. Na primeira, as regras continuam as mesmas. Com a exigência mínima de 15 anos de contribuição ao Instituto Nacional doSeguro Social (INSS), mulheres podem se aposentar a partir dos 60 anos e homens, dos 65. Nesta circunstância, o valor do benefício não muda de acordo com o tempo de contribuição. Isso significa que não faz diferença se o cidadão trabalhou 15, 20 ou 30 anos. “Essa fórmula é mais vantajosa para aqueles que começaram a contribuir mais tarde com o INSS”, afirmou o chefe de Serviços de Benefícios da agência do INSS em Uberlândia, Davi Galego.
Já na segunda modalidade de aposentadoria, o beneficiário com tempo mínimo de contribuição exigido continua com o direito de requerer seu benefício como antes, mas sofrendo incidência do fator previdenciário. O período mínimo de pagamento ao INSS é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.
O fator previdenciário, segundo Galego, é uma complexa fórmula que reduz ou aumenta o valor do benefício com o intuito de evitar aposentadorias precoces. O cálculo leva em consideração a idade, a expectativa de sobrevida e o tempo de contribuição do segurado. “Quanto menor o tempo de contribuição e idade, menor será o valor que vai receber”, disse Galego.
Por exemplo, um trabalhador de 46 anos que já tenha atingido o tempo de contribuição mínimo vai ter direito a 53% da aposentadoria. Já uma pessoa com 70 anos que alcançou o período necessário de pagamento vai receber 136,3% do benefício.
Simulação
Atualmente, não é mais possível realizar a simulação da aposentadoria nas agências do INSS. Uma alternativa para fazer o cálculo é um simulador online na página da Previdência Social. No portal, o segurado preenche os campos com os períodos que contribuiu ao longo da vida e obtém um cálculo aproximado do seu tempo de serviço e do valor do benefício que receberá.

Modo de cálculo da aposentadoria muda até 2026

arte-aposentadoria-inss
A nova lei incide diretamente na modalidade de aposentadoria por tempo de contribuição. Na regra 85/95 progressiva foi instaurado um sistema de pontos no qual soma-se a idade do assegurado ao seu tempo de contribuição. Para garantir o valor integral do benefício, as mulheres precisam atingir o valor de 85 pontos e os homens, 95. Isso significa que um trabalhador que tenha, por exemplo, 60 anos e contribua há 35, poderá se aposentar pelo valor integral, já que atingiu o número mínimo de pontos (95).

O novo sistema de pontos para aposentadoria não é estático e crescerá progressivamente até o ano de 2026, quando a soma para as mulheres deverá ser de 90 pontos e para os homens, 100. De acordo com o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego, a criação da medida de maneira gradual foi influenciada pelo aumento do número de aposentados e da expectativa de vida do brasileiro, visando evitar a aposentadoria precoce da população.
Fator previdenciário
As mudanças na regra da aposentadoria criou uma opção para melhorar o valor do benefício, segundo o chefe de Serviços de Benefícios da agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Uberlândia, Davi Galego. “Quando o assegurado completar os pontos mínimos, poderá optar pela não incidência do fator previdenciário no cálculo do benefício.”
O fator previdenciário nem sempre é prejudicial. Segundo Galego, todos os casos precisam ser analisados de forma individual, já que, em alguns deles, o fator pode representar aumento no benefício. Isso ocorre quando o segurado se aposenta com mais idade e com mais tempo de contribuição do que a pontuação mínima.


Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares