Pular para o conteúdo principal

Câmara de Vereadores empossa Cristiane Braga como prefeita de Baturité.

Prefeita Cristiane Braga
Prefeita Cristiane Braga
Aconteceu na tarde desta quarta-feira (30), a posse da prefeita Cristiane Braga como prefeita de Baturité. Após sessão que afastou o agora ex-prefeito João Bosco Saraiva. A sessão extraordinária estava marcada inicialmente para as 10:00 da manhã no auditório da Câmara Municipal de Baturité, acontece que o ex-prefeito novamente, repetindo suas manobras de esconde-esconde, não foi encontrado pelo funcionário da Câmara de Baturité. Várias as tentativas em vão se sucederam. O vereador e presidente da CEI chegou a certo momento, anunciar na plenária que o ex-prefeito fora encontrado em sua própria casa, trancado. Mas quando o funcionário se dirigiu para entregar a notificação o mesmo não mas se encontrava no local.

As horas foram se passando e nada de encontrar o ex-prefeito. Como o município não pode esperar, os membros da CEI e a presidente da Câmara de vereadores a Irmã Edileusa juntamente com  o advogado da casa, pensando no bem comum, elaboraram um documento e protocolaram no Fórum de Baturité para que se pudesse dar posse a prefeita.
IMG_1338
 abertura da sessão de posse se iniciou por volta de 13:30 iniciada pela presidente da casa. Logo em seguida da cerimonia de posse a agora prefeita empossada Cristiane Braga fez seu discurso. Em sua fala procurou passar tranquilidade, para os funcionários no que tange os pagamentos de seus salários, que não iria inventar nada, mais que faria uma gestão responsável respeitando os princípios básicos da boa administração.
“As pessoas não precisam se preocupar, até porque eu não sou amadora, eu tenho preparo para estar aqui, eu fui amadurecendo no carboreto da política. A cada desafio é mais um pouco de maturidade que a gente vai adquerido, então não temam não fiquem ansiosos, o momento é de esperança, o momento é boas expectativas. Eu estou aqui com essas palavras, tentando tranquilizar vocês, tentando transmitir essa esperança de que dias melhores virão. Eu não quero aqui fazer promessas mirabolantes, eu não sei o que eu vou encontrar ali, eu não sei como eu vou encontrar essa prefeitura. Eu não quero mentir pra vocês, sempre trabalhei olhando no olho e dizendo a verdade, mais uma coisa eu posso garantir pra vocês e pra esse monte de gente como testemunha, eu não quero ferir nenhum de vocês, eu não quero magoar e decepcionar nenhum de vocês. Eu quero chegar no dia 31 de dezembro de 2016 com o mesmo comportamento que eu assumi quando eu sai da prefeitura no dia 10 de junho de 2015. Indo para a missa, andando nos restaurantes, conversando com amigos na praça, entrando em uma padaria, em uma farmácia, ligando pra vocês, assumindo um comportamento normal. Eu sou uma cidadã de Baturité, respiro o mesmo ar que vocês respiram. então quando chegar o dia 31, eu quero assumir esta mesma postura”. Disse a prefeita. ” E peço a vocês, ajuda e oração porque eu quero trabalhar pra vocês pois eu quero servir ao povo de Baturité. Muita gente diz que noves meses é muito pouco, e eu respondo, em nove meses da pra fazer um menino, gerar um filho e da a luz a uma criança, o tempo sendo usado com sabedoria é possível sim, e volto a dizer minha missão e servir o povo de Baturité”. Concluiu a prefeita.



IMG_1349Nilton Guedes – Presidente da Comissão de investigação

Outro momento importante a relatar, foi o discurso do vereador e presidente da CEI Nilton Guedes, em sua fala relatou momentos pitorescos das investigações, como por exemplo que notificaram o ex-prefeito seis vezes, que os advogados do investigado nunca foi encontrado, sempre quem assinava o recebimento dos documentos era o porteiro do prédio dos advogados. No final de sua fala o vereador se emocionou dizendo que esta seria sua ultima CPI que ele participaria, pois é muito trabalhosa. Disse que durante as investigações passou até mesmo por um procedimento cirúrgico, mas não abandonou as investigações dada a  grande importância desse trabalho para o município. Neste momento o vereador muito emocionado chora.



Câmara de VereadoresCâmara de Vereadores

Outro discurso forte foi proferido pelo vereador Marcelo Cardoso, onde mostrou a seriedade das investigações e a certeza de seu voto a favor da cassação do prefeito. Seguindo as falas de Irmã Edileusa onde desmentiu o argumento do ex-prefeito ao amedrontar os funcionários com o atraso dos mesmos.
Passado este momento a prefeita Cristiane Braga segue para o palácio entre rios para tomar posse. Sempre muito aplaudida pelos cidadãos presentes.
Desejamos sorte a prefeita Cristiane Braga que suas palavras sejam verdadeiramente aplicadas, nossa cidade merece.
Texto: Claudio Ramos/ Fotos Arystony Moura.
TV MACIÇO 

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...