Pular para o conteúdo principal

Baturité corre o risco de ficar fora do consorcio da policlínica.

Policlinica de Baturité

Os municípios de Aracoiaba, Aratuba, Baturité, Capistrano, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu e Pacoti formam o consórcio público de saúde da microrregião de saúde de Baturité, responsável pela gestão da Policlínica  Clóvis Amora Vasconcelos.–  ofertados A população de oito municípios do Maciço de Baturité não está mais se deslocando para Fortaleza para realizar consultas médicas em otorrinolaringologia e oftalmologia e exames de endoscopia digestiva, especialidades que apresentavam maior carência de oferta de serviços na região. Esses serviços agora são garantidos na Policlínica Clóvis Amora Vasconcelos, construída pelo governo do Estado.

Em abril, os municípios da 4ª microrregião de saúde, que somam 133 mil habitantes, demandaram um número ainda reduzido de atendimentos em relação à oferta de serviços. Foram 178 consultas médicas especializadas, 173 exames de imagem e 10 atendimentos em especialidades não médicas, totalizando 361 atendimentos realizados, para uma oferta de 2.125 atendimentos. O encaminhamento de pacientes para a policlínica é feito pelas secretarias municipais de saúde, a partir da solicitação de consultas e exames feitas pelos médicos da atenção básica de saúde.
A distribuição de vagas para atendimento é proporcional à população de cada município. Toda a regulação é feita por computador pelo Sisreg III, sistema on-line criado pelo Ministério da Saúde para o gerenciamento de todo complexo regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando a humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.


Vereador Ozanam Moreira
Vereador Ozanam Moreira
Mas a população de Baturité corre o risco de ficar sem estes serviços, segundo o vereador Ozanan Moreira, o prefeito João Bosco Pinto saraiva (Bosco Cigano) não renovou o contrato com a instituição que segundo ele já se venceu e ainda deve o repasse de meses anteriores referente a prestação dos serviços. Segundo o mesmo os serviços não foram suspensos pois o mesmo pediu um prazo, pois haverá uma reunião nesta quarta – feira para tratar deste problema que afeta diretamente as pessoas mais simples de nossa cidade.

A situação de Baturité cada dia fica mais caótica, sem dispor de um hospital publico, a UMPA totalmente sucateada e o total descompromisso do gestor municipal com a saúde de Baturité deixa as famílias de nossa cidade cada vez mais e mercê da sorte, sendo cada um por se e Deus por todos.

Hoje a única instituição com capacidade e qualidade para atender as pessoas de nossa cidade esta sem condições de fornecer seus serviços em virtude da irresponsabilidade do poder público e o faz de conta com a saúde se torna cada dia mais visível para a população de Baturité.

Texto e Pesquisa: João Paulo Freitas
Foto: Tv Maciço

Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza