Pular para o conteúdo principal

Câmara de Vereadores aprova equiparação salarial para servidores públicos municipais.

Os Vereadores aprovaram na noite de terça-feira, 19, durante a primeira Sessão Ordinária de 2016 os Projetos de Lei sobre reposição salarial dos servidores municipais e de equiparação de vencimentos dos conselheiros tutelares.

O Presidente Neto do Pai empenhou-se pessoalmente para agilizar o debate e a votação da matéria por ser de fundamental importância para os servidores do município.



PARECER CONJUNTO DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E DE REDAÇÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS PL 002/2016.

Os Componentes da Comissão de Justiça e de Redação, Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Aratuba reuniram-se na sala destinada a seus trabalhos, no dia 19 de janeiro de 2016, às 18:25hs, para dar o competente parecer à cerca do Projeto de Lei nº. 002/2016, QUE DISPÕE A CONCESSÃO DE REAJUSTE, A TÍTULO DE REVISÃO GERAL ANUAL, NOS VENCIMENTOS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO DAS ATIVIDADES DE NÍVEL BÁSICO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Reunidos os integrantes das presentes Comissão, na forma que estabelece o Regimento Interno.

Considerando, que o projeto de Lei em seu bojo é de suma importância para a valorização dos servidores comtemplados com o benefício concedido através de direitos adquiridos e respaldados pela na Constituição Estadual e Lei Orgânica do Município.

Considerando que a Lei em debate também é respaldada pela política de valorização do salário mínimo nacional em consonância entre União, Estados e Municípios, sendo que o novo reajuste salarial representa 11,6%, a incidir sobre o salário base de todos os servidores públicos das atividades de nível básico (ANB), sendo eles: Vigia, Gari, Zelador, Agente de Transporte Escolar, Agente de Alimentação Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais, Lavador de Carro, Pedreiro, Jardineiro, Operador de Adutora, Abatedor de Animais, Agente de Saúde.

É O PARECER

Considerando, que este Projeto de Lei no bojo de sua redação não fere a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município.

Considerando trata-se de um dispositivo legal que não coloca em risco as finanças públicas.

Desta forma, diante do intenso debate entre membros das comissões de Justiça e de Redação, Finanças, Orçamento e Fiscalização. Emitimos parecer favorável ao presente projeto de lei, bem como convocamos os demais Vereadores a fazerem o mesmo.

SALA DE REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARATUBA (CE.), aos 19 dias de janeiro de 2016.
______________________________________________________________________
PARECER CONJUNTO DAS COMISSÕES DE JUSTIÇA E DE REDAÇÃO, ORÇAMENTO E FINANÇAS PL 003/2016.

Os Componentes da Comissão de Justiça e de Redação, Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Aratuba reuniram-se na sala destinada a seus trabalhos, no dia 19 de janeiro de 2016, às 18:30hs, para dar o competente parecer à cerca do Projeto de Lei nº. 003/2016, QUE DISPÕE A CONCESSÃO DE REAJUSTE, A TÍTULO DE REVISÃO GERAL ANUAL DOS CONSELHEIROS TUTELARES E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Reunidos os integrantes das presentes Comissão, na forma que estabelece o Regimento Interno.


O Conselho Tutelar de Aratuba é composto por cinco conselheiros titulares, que atendem as mais diversas ocorrências no âmbito familiar, desde a violência física e psicológica contra crianças, até o socorro em caso de evasão escolar, brigas e fuga de casa.


Acerca da revisão geral anual de vencimentos dos servidores públicos, é importante considerar que a alteração introduzida pela Emenda Constitucional nº 19, de 04 de junho de 1998, ao artigo 37, inciso X. da Constituição Federal, assegura a todos os servidores públicos civis o direito a " revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices..."

O Projeto em análise trata de revisão dos vencimentos e salários dos Conselheiros Tutelares, sendo assim, compete ao Prefeito a remessa de projeto revisando os vencimentos dos conselheiros tutelares detentores de cargos eletivos, como o fez, para análise desta Casa Legislativa.
A revisão dos vencimentos destes profissionais não causará exorbitante na folha de pagamento, sendo assim não colocar as finanças municipal em situação de risco.

É importante destacar que a Constituição Federal determina que haja revisão anual dos vencimentos dos servidores e em data única, portanto, há atendimento dessa premissa no presente caso.

O Poder Executivo é o competente para legislar sobre os vencimentos de seus servidores e Conselheiros Tutelares.

Não sendo constatado nenhuma ilegalidade na matéria em debate, emitimos parecer favorável pela legalidade da mesma e conclamamos aos demais vereadores a fazerem o mesmo

É o parecer.

SALA DE REUNIÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ARATUBA (CE.), aos 19 dias de janeiro de 2016.

COMISSÃO DE JUSTIÇA E DE REDAÇÃO
Presidente: Jean Martins dos Santos
Relator: Hellanyo Nunes Lemos
Membro: Francisco Gerson Ferreira Castelo

COMISSÃO DE FINANÇAS, ORÇAMENTO E FISCALIZAÇÃO
Presidente: Hellanyo Nunes Lemos
Relator: Francisco Gerson Ferreira Castelo
Membro: Francisco de Assis de Sousa Lima

Por - Câmara de Vereadores de Aratuba.
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza