Pular para o conteúdo principal

( 50 Anos ) Padre Moacir Leite celebra jubileu de ouro sacerdotal.

Uma vida inteira dedicada as Comunidades Eclesiais de Base.

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (33)

Ontem, quarta-feira, dia 6 de janeiro Padre Moacir festejou 50 anos de sacerdócio com uma bonita e tocante celebração na comunidade de Jardim, paróquia de Aratuba. A ocasião contou com a presença de Dom Plínio José Luz, Bispo de Picos, Piauí; vários padres da Arquidiocese de Fortaleza e milhares de fiéis da próprio Município e vizinhanças.

Conheça um pouco mais de Padre Moacir
É filho de João Ribeiro e D. Júlia Cordeiro Leite. Nasceu em 28 de outubro 1937, em Papara, Município de Maranguape – CE. Foi batizado no sítio Papara, pelo Pe. Heitor Vieira Cavalcante.

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (162)

Estudos: primeiras letras e primário na Escola Municipal, em Papara; curso ginasial no Ginásio Anchieta, em Maranguape; científico, no Colégio Castelo Branco, da Arquidiocese (hoje Centro Pastoral Maria Mãe da Igreja), concluído em 1955. Em 1955 e 1956, passou no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Fortaleza. Neste ano começou a participar da Juventude Universitária Católica (JUC) e iniciou o curso de Matemática na Faculdade dos Irmãos Maristas, em Fortaleza. Em 1959, ingressa no Seminário Maior de Fortaleza, para o curso de Filosofia onde fez o 1° e 2° anos. O 3° ano de Filosofia e todo o curso de Teologia foram feitos no Seminário Regional em Olinda – PE.
Fatores que influenciaram a sua vocação ao sacerdócio: primeiro, espírito religioso da família. Segundo, a Ação Católica, desenvolvendo o espírito de doação e Espírito missionário. E finalmente, convivência com seminaristas e padres.

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (32)

Ordens menores, Subdiaconato e Diaconato, lhe foram conferidos por Dom Antônio de Almeida Lustosa, Arcebispo emérito de Fortaleza, em Carpina e Olinda, em Pernambuco.
A Ordenação Presbiteral foi realizada, em 6 de janeiro de 1966, na catedral (em construção) de Fortaleza por Dom José Delgado, Arcebispo de Fortaleza. Após sua ordenação trabalhou com a Juventude da Arquidiocese de Fortaleza, apoiando e sempre estando presente na luta dos estudantes secundaristas e universitários contra a ditadura militar, na busca da liberdade e da justiça. Escolhido por Dom Delgado, fez parte do primeiro Conselho Presbiteral instituído na Arquidiocese de Fortaleza. Em 1970, foi nomeado Vigário Cooperador do Padre José Maria Cavalcante Costa, na Paróquia de São Francisco de Paula, em Aratuba – CE, função em que ficou até 1973, quando assumiu a função de pároco, até 15 de fevereiro de 2002. Em Aratuba

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (38)

realizou os seguintes trabalhos: transformou a paróquia num centro de vivência das CEBS, com visitas e hospedagens nas casas simples e reuniões e celebrações debaixo de árvores e a casa paroquial numa casa de todos. Descobriu a felicidade de viver na alegria do desapego nas romarias missionárias, aprendeu a acreditar que Deus comunga conosco e com nosso cansaço.
Pela partilha aprendeu a viver num ofertório, viver nos encontros, nas reuniões, na casa paroquial, no altar. Com os pobres experimentou a felicidade da doação. Aprendeu nas romarias a Canindé, colocando no altar de São Francisco, a vitória pela conquista da terra em Jardim, Bouqueirão e Monte Castelo, pois para Deus
nada é impossível.
Foi o primeiro vigário episcopal da Região Episcopal Serra, em 1996. Foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Cascavel – CE, onde permaneceu como pároco durante 11 anos.
Nesse período foi Vigário Episcopal da Região Praia de 2004 a 2006, e participou da Comissão Arquidiocesana da Prioridade Economia Solidária. Uma das três prioridades do Plano Pastoral de 2003.
Seu pensamento pessoal: “Para mim, o mundo está implorando a presença de padres missionários. Para que a igreja se torne cada vez mais missionária como Cristo Missionário a fundou”.
Ao longo de sua vida foi um importante animador das Comunidades Eclesiais de Base na Arquidiocese de Fortaleza. Tem uma trajetória com uma ardente missão no amor e no serviço à Igreja, povo de Deus, sobretudo aos mais pobres.

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (41)

Foi homenageado em 2010 pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará pelo seu trabalho na defesa dos direitos humanos.
Padre Moacir aboliu, logo cedo, ainda em Aratuba as taxas por ocasião dos sacramentos: batismo, casamento, missas e até de batistérios.
O dízimo sem taxas começou a mudar a participação na Paróquia. Mudou completamente os festejos dos padroeiros, excluindo a venda de bebida alcoólica, bingos, rifas, taxas de barracas, e com isso ia crescendo a parte religiosa e espiritual dos fiéis. Desde sua ordenação sacerdotal, ele tem sido um ferrenho defensor da Teologia da Libertação, priorizando a atuação junto aos excluídos.

Padre Moacir - jubileu de Ouro 6.1 (186)

Hoje, já emérito, mora em Jardim, comunidade da paróquia de Aratuba.
Ao Padre Moacir nossas homenagens e preces. Que Deus o conserve com saúde e com a graça necessária para estar, até o último dia, no meio dos preferidos de Jesus Cristo: as pessoas pobres e sofridas do povo, o seu povo. Que seu testemunho de vida sirva de exemplo a quantos abraçam o ministério de evangelizar e pastorear o povo de Deus.

Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza