Pular para o conteúdo principal

"LEIA" Servidores vão as ruas e apimentam a crise política de Aratuba.

Em meio a várias inaugurações em Aratuba, servidores cobram seus salários.

Em meio a pontos contraditórios o município vai se articulando para nova politica em Aratuba, a atual gestão eleita com um número bem elevado de votos na eleição passada vem fazendo diferente dos anos anteriores, e nos últimos dias superando expectativas, com uma série de obras concluídas, e perfurações de poços em várias comunidades do município.

Mais a oposição, ou melhor, o SINDIARA na luta pelos servidores causa uma grande contradição a está gestão que muito vem a sofrer com os manifestos nestes últimos momentos, por parte de seus funcionários.

Após várias pré-candidaturas no município de Aratuba, a população continua sem rumo quando se fala do futuro de Aratuba, já que com esses manifestos na cidade a credibilidade daqueles que eram considerados já reeleitos pela população, está enfraquecendo e muitos já dão um Adeus adiantado.

Abaixo um pouco do que vem acontecendo no município.


Os servidores públicos do município de Aratuba saíram mais uma vez as ruas para protestar contra a atual administração “povo feliz” pelo descaso com os mesmos, onde parte dos trabalhadores lotados em várias secretarias do município encontram-se com os salários dos meses de outubro e novembro em atraso. É a segunda paralisação realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Aratuba – SINDIARA em menos de 15 dias.  Após a primeira manifestação realizada pela categoria no dia 24 de novembro, pagou-se a gratificação natalina dos servidores, onde a única proposta certa da gestão era de pagar apenas o décimo terceiro salário no dia 20 de dezembro, na ocasião sem previsão para os meses seguintes.


A proposta do Sindicato de organizar as ações se faz necessário, pois a situação em questão põe em risco a vida de centenas de famílias por se tratar de um direito fundamental a existência humana que é a alimentação. Mais uma vez os servidores atenderam a convocação do Sindiara e compareceram maciçamente ao manifesto, havia representantes de todas as regiões do município. A passeata saiu da sede do sindicato e percorreu a rua central da sede do município até a prefeitura. Com palavras de ordem, dezenas de trabalhadores marcharam firmes, fortes e convictos de sua luta, o sol escaldante não esmoreceu a voz e os passos de homens e mulheres destemidos que buscam garantir o que lhes é devido por direito.


Na ocasião o prefeito Ivan Neto encontrava-se no CRAS, os manifestantes resolveram ir até o local onde se encontrava o chefe do poder executivo com o objetivo de manter um diálogo e obterem resposta sobre o pagamento dos salários em atraso. No paço municipal uma comissão do sindicato foi recebida pelo prefeito e sua equipe, onde conversaram por vários minutos.


O acordo firmado foi que com o recurso extra do 1% do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) que entrará no dia 09/12, será pago o mês de outubro dos servidores lotados nas secretarias de: assistência social, cultura, agricultura, recursos hídricos, FME, gabinete, administração e finanças. Com a cota do 1º decênio de dezembro do FPM, sendo suficiente, será quitada a folha do pessoal lotado na educação que recebe dos 40% do FUNDEB, pois a administração alegou que o recurso existente “em caixa” não é suficiente para pagar a referida folha, havendo necessidade de complementação. Esperamos que até o final dessa semana  o mês de outubro esteja quitado. Ficou também agendada para o dia 10/15, às 17h no gabinete do prefeito, uma nova reunião para se discutir o pagamento dos salários do mês de novembro.


O presidente do Sindiara afirmou que a luta segue firme, e esse momento de diálogo entre o sindicato e a administração é fruto da mobilização dos trabalhadores. “A nossa conversa foi proveitosa, acredito que chegaremos a acordos e o mais importante, na resolução dessa situação. Nós falamos para o prefeito da angústia dos trabalhadores que estão sem receber seus vencimentos, ele entendeu, vamos agora unificar o diálogo para que possamos solucionar essa situação, e nossos servidores possam ter um natal e um final de ano mais felizes, a gestão municipal cumprir com seu dever, assim, todos ganham”, declarou Joerly Vítor.


Postado por: Victero Bruno

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...