Pular para o conteúdo principal

Você aprova o político conhecido pelo estilo “rouba, mas faz”?


O estilo “rouba, mas faz” não é de modo algum incomum nos políticos do Brasil. Na verdade, é mais comum do que o razoavelmente aceitável. Geralmente desponta naquela figura que já se tornou mítica, uma espécie de lenda, um símbolo de alguma coisa que sugere ser melhor funcionar o básico do que não funcionar nada.

O processo de aceitação deste tipo de líder se dá aos poucos. O raciocínio que vai se infiltrando e ganhando terreno na tolerância dos eleitores é mais ou menos assim:

“Ele rouba, é verdade, todo mundo sabe; mas as ruas da cidade são limpas quando ele governa.”

“Ele rouba, é corrupto, todo mundo sabe; mas construiu isto ou aquilo.”

“Ele rouba, embolsa nosso dinheiro, é profissional na corrupção, todo mundo sabe; mas é gente boa, fala com todo mundo e não tem cara feia.”

“Ele rouba, custeia as despesas da própria família com o dinheiro dos contribuintes, mas trouxe isto ou aquilo para esta cidade.”

A pergunta é: Você aprova o estilo “rouba, mas faz”?

A resposta vai depender de alguns fatores. Entre eles estará certamente sua capacidade de pensar com sobriedade e desapaixonadamente, de forma objetiva e razoável.

Por exemplo, pense no seguinte: as obras deixadas por um político notoriamente corrupto podem, de fato, ter trazido benefícios para a população. Um conjunto habitacional construído na gestão de um ladrão, sem dúvidas trouxe benefícios para, talvez, centenas de famílias. Um posto de saúde construído na gestão de um corrupto com certeza produziu benefícios para muitos cidadãos. Uma praça pública entregue à cidade pelas mãos de um homem de esquemas sujos certamente trouxe benefícios aos que dela passaram a fazer uso.

Mas, pense mais!

Aquele conjunto habitacional construído pelo ladrão beneficiou tantas famílias quanto realmente poderia ter beneficiado? Ou foi usado apenas como cortina de fumaça para impedir a visão das ladroagens? Aquele posto de saúde construído pelo corrupto tem a estrutura e funciona tão bem quanto poderia realmente ter e funcionar? O dinheiro daquela praça construída pelo homem dos esquemas sujos foi totalmente usado? Ou será que tais obras serviram apenas para enganar o observador, dando-lhe o básico para sua satisfação, enquanto os mais torpes acordos, os atos mais sujos, a corrupção mais podre, era praticada às escuras? Vale a pena ponderar sobre tais questões.

O político que aprendeu o estilo “rouba, mas faz” sempre conta com a satisfação fácil do eleitor. Ele oferece o básico, e as grandes festas de inauguração de cada obra servem tão somente ao propósito de esconder a sua natureza básica. Parece tão fácil enganar as pessoas desta forma, que alguns políticos se tornam profissionais nisto.

Existe, também, é claro, aquele indivíduo político broco. Como não aprendeu por experiência e nem nasceu com o tino para a coisa, não sabe enganar. Resultado: Rouba, e nada faz! Estes só servem para facilitar o caminho de volta dos mitos que “roubam, mas fazem”. Fazem o básico, diga-se de passagem.

No fim das contas, o que realmente importa é a pergunta: você realmente aprova o estilo do político que “rouba, mas faz”?

Por - Monólitos Post
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares