Entrevista na Radio Comunitária de Aratuba-CE.
Campanha vida esperança e paz foi realizada no município de Aratuba na tarde dessa segunda feira, tentando chama atenção da população de Aratuba para os maus que atentam nosso município, os alunos do projeto jovem empreendedor que está atendendo 40 jovens no município de Aratuba realizaram uma campanha nas ruas da cidade e nas escolas e instituições do município fazendo panfletagem e colocando cartazes informativos dando continuidade as atividades educativas realizadas em sala.
No mundo existem várias formas de violência, por exemplo: o preconceito, as agressões físicas e verbais, o bullying, a homofobia e a violência contra a mulher, entre outras. Elas acontecem quando alguém ou um grupo de pessoas utiliza intencionalmente a força física ou o poder para ameaçar, agredir e submeter outras pessoas, privando as de liberdade, causando algum dano psicológico, emocional, deficiência de desenvolvimento, lesão física ou até a morte.
Dando continuidade ao projeto realizado pelos 40 jovens do município de Aratuba, numa parceria da Assistência Social, IDT, (Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) STDS, (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social) e Governo do Estado do Ceará, os jovens darão culminância ao projeto na comunidade do Tope com atividades nos períodos da manhã e tarde do dia 20/10 terça feira. Irão repassar o tema de uma forma dinâmica com apresentações de musica e teatro visando o tema VIDA ESPERANÇA E PAZ.
O intuito é trazer a tona as violências...
- Violência Física
A violência física é o uso da força com o objectivo de ferir, deixando ou não marcas evidentes.
São comuns, murros, estalos e agressões com diversos objectos e queimaduras.
A violência física pode ser agravada quando o agressor está sob o efeito do álcool, ou quando possui uma Embriagues Patológica ou um Transtorno Explosivo.
- Violência Psicológica
A violência psicológica ou agressão emocional, tão ou mais prejudicial que a física, é caracterizada pela rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
É uma violência que não deixa marcas corporais visíveis, mas emocionalmente provoca cicatrizes para toda a vida.
Existem várias formas de violência psicológica, como a mobilização emocional da vítima para satisfazer a necessidade de atenção, carinho e de importância, ou como a agressão dissimulada, em que o agressor tenta fazer com que a vítima se sinta inferior, dependente e culpada.
A atitude de oposição e aversão também é um caso de violência psicológica, em que o agressor toma certas atitudes com o intuito de provocar ou menosprezar a vítima. As ameaças de mortes também são um caso de violência psicológica.
- Violência verbal
A violência verbal não é uma forma de violência psicológica. A violência verbal normalmente é utilizada para oportunar e incomodar a vida das outras pessoas.
Pode ser feita através do silêncio, que muitas vezes é muito mais violento que os métodos utilizados habitualmente, como as ofensas morais (insultos), depreciações e os questionários infindáveis.
- Violência sexual
Violência na qual o agressor abusa do poder que tem sobre a vítima para obter gratificação sexual, sem o seu consentimento, sendo induzida ou obrigada a práticas sexuais com ou sem violência física.
A violência sexual acaba por englobar o medo, a vergonha e a culpa sentidos pela vítima, mesmo naquelas que acabam por denunciar o agressor, por essa razão, a ocorrência destes crimes tende a ser ocultada.
- Negligência
A negligência é o acto de omissão do responsável pela criança/idoso/outra (pessoa dependente de outrem) em proporcionar as necessidades básicas, necessárias para a sua sobrevivência, para o seu desenvolvimento.
Os danos causados pela negligência podem ser permanentes e graves.
-Violência institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.
-Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
Entre outras violências presenciadas e não presenciadas no município.
Postado por: Victero Bruno