Pular para o conteúdo principal

Camila Lima Apresenta o Você Sabia SERVIDOR? Licença – Maternidade e Paternidade.

Toda servidora pública independente de ser concursada ou contratada tem direito a Licença Maternidade por 180 dias (6 meses) e o pai também servidor a 5 dias.

http://www.sindiara.com.br/wp-content/uploads/2015/09/

O período de licença maternidade atualmente é de 120 dias (4 meses), mas empresas particulares e públicas que participam do Programa Empresa Cidadã estendem esse período para 180 dias (6 meses), período esse ideal para amamentação exclusiva, como recomenda a OMS (Organização Mundial da Saúde).
http://www.sindiara.com.br/wp-content/uploads/2015/09/
Camila Lima – Colunista

No Município de Aratuba a prorrogação da licença maternidade foi regulamentada pela Lei Municipal Nº 317/2008, e desde publicação desta Lei as servidoras podem ter sua licença prorrogada por mais 02 (dois) meses.

PARA QUE SEU DIREITO SEJA EXERCIDO VOCÊ SERVIDORA PRECISA SOLICITAR ATRAVÉS DE REQUERIMENTO A PRORROGAÇÃO DE SUA LICENÇA ATÉ O FINAL DO PRIMEIRO MÊS APÓS O PARTO.

A lei é bem clara aos direitos da servidora durante o período da licença-maternidade:

Art. 2º – Durante o período de prorrogação da licença-maternidade, a servidora municipal terá direito à sua remuneração integral, nos mesmos moldes devidos no período de percepção do salário-maternidade pago pelo regime geral de previdência social.

E determina o que você servidora não pode fazer durante este período de licença-maternidade:

http://www.sindiara.com.br/wp-content/uploads/2015/10/
Art. 3º – Durante a prorrogação da licença-maternidade de que trata esta Lei, a servidora não poderá exercer qualquer atividade remunerada e a criança não poderá ser mantida em creche ou organização similar.


Parágrafo único: Em caso de descumprimento do disposto no caput deste artigo, a servidora pública perderá o direito à prorrogação da licença bem como da respectiva remuneração.

Mais não é só a mãe servidora que tem direito a licença para ficar com o filho recém-nascido, o PAI SERVIDOR também tem seu direito assegurado como consta na Lei Municipal 353/2009:

Seção IX – Da Licença Paternidade

Art. 109 – Pelo nascimento de filho, o servidor terá direito à licença-paternidade remunerada, durante o prazo de 5 (cinco) dias consecutivos.

§ 1º – Para concessão da licença prevista no caput desde artigo, deverá o servidor apresentar no órgão competente de gestão de pessoal, CERTIDÃO DE NASCIMENTO até 10 (dez) dias úteis após o termino do período da licença.

LEMBRE-SE: Passe no Sindicato ou ligue para o Alô Sindiara e solicite seu requerimento.

Além de ser o momento mais importante na vida de uma mulher, temos o direito de ficar seis meses grudadas com nosso pequeno e melhor tesouro!!!

Por - Camila Lima.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...