Pular para o conteúdo principal

Arce analisa planos municipais de saneamento básico

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJm5PP536_iu-lkhdPfinEr4YSY6_ZtStfrrAqM-BsNAtpbl1YtKGNMtuDfK8WsjBo87sZZ0rhHterc3tx8ySqNTc5o3XtFryIFjMjRBWACL1XYcuaB28c0_zf0uVEwVqJ1z3o-YRT4Gg/s640/

A coordenadoria de saneamento básico da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), analisará, em novembro, o andamento dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) de mais 16 cidades cearenses. A ação, que terá início a partir do dia 3 do próximo mês, tem como principal objetivo verificar o andamento dos planos. A atenção dos analistas, desta vez, estará voltada para os municípios de Aratuba, Barreira, Croatá, General Sampaio, Graça, Granjeiro, Hidrolândia, Ibicuitinga, Ipaumirim, Monsenhor Tabosa, Mucambo, Mulungu, Paramoti, Poranga, Saboeiro e São Luís do Curu.

Aos técnicos da Arce cabe auxiliar e orientar os gestores sobre problemas detectados na feitura dos planos, seja com relação ao próprio trabalho ou mesmo a algum tipo de conflito e/ou pendência. Conforme o coordenador de saneamento da Arce, Geraldo Basílio, dos 151 municípios atendidos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), 43 já concluíram seus planos (incluindo os que estão na programação de visita) e 63 planos encontram­se em andamento, sendo que destes, 38 estão paralisados devido a pendências no convênio. Basílio informa, ainda, que “45 cidades não iniciaram seus planos, por estarem em fase de licitação (18) ou sem previsão de elaboração (27)”.

A Lei Federal 11.445, de 5 de janeiro de 2007, torna obrigatória a elaboração de planos municipais de saneamento e estabelece penalidades para aqueles que não cumprirem, podendo, inclusive, tornar nulos os contratos de prestação de serviços de saneamento básico e restringir o acesso de recursos financeiros da União.

No tocante ao cronograma de atividades dos técnicos da Arce, as visitas obedecerão à seguinte ordem: de 3 a 6 de novembro, os analistas da agência cearense visitarão os municípios de Saboeiro, Granjeiro e Ipaumirim; de 9 a 13, será a vez das cidades de Paramoti, Hidrolândia, Monsenhor Tabosa, Poranga, Croatá, Graça e Mucambo; já no período de 16 a 20, será a vez das localidades de São Luís do Curu, General Sampaio, Aratuba, Mulungu, Barreira e Ibicuitinga, quando encerrasse mais uma fase dos trabalhos.

Convênio

No sentido de oferecer suporte aos gestores municipais, a Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece), assinou, em fevereiro de 2011, acordo de cooperação técnica com a Arce e a Cagece. Desde então, a agência cearense tem organizado seminários sobre o assunto, visitado prefeituras e recebido gestores municipais que buscam auxílio na produção de seus PMSB. Em dezembro de 2014, o ente regulador, em parceria com a Aprece, Cagece, Secretaria das Cidades – Scidades, e Ministério Público (MP­CE), encaminhou ofício aos prefeitos dos 184 municípios do Estado do Ceará, alertando sobre data limite para finalização de seus respectivos PMSBs.

O documento informava, inclusive, sobre a exigência da apresentação do PMSB, dentro do prazo estabelecido por decreto presidencial. A entrega dos planos de saneamento deve ser feita, impreterivelmente, até o dia 31 de dezembro de 2015, sendo condição para o acesso aos recursos orçamentários da União, conforme assinalado no art. 1o do Decreto Federal no 8.211/2014. O referido Decreto altera o artigo 26 do Decreto no 7.217/2010, que regulamenta a Lei do Saneamento Básico (Lei no 11.445/2007). De acordo com a nova redação, “após 31 de dezembro de 2015, a existência de plano de saneamento básico, elaborado pelo titular dos serviços, será condição para o acesso a recursos orçamentários da União ou a recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico”.

Redação Aratuba Online
Fonte: Assessoria de Imprensa da ARCE
Postado por: Victero Bruno

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza