Pular para o conteúdo principal

Servidores Públicos de Aratuba ainda aguardam pagamento salarial de Agosto - Via SINDIARA

Servidores vivem em constante insegurança, pois o atraso salarial gera constrangimentos, fragilidade do poder econômico e enfraquecimento da economia local.

http://www.sindiara.com.br/wp-content/uploads/2015/09/

Os constantes atrasos salarial dos servidores públicos do município de Aratuba vem causando constrangimento e insegurança financeira para os trabalhadores municipais. O sindicato vem atuando junto as categorias e judicialmente com o objetivo de solucionar o problema, uma vez que os funcionários da prefeitura de Aratuba vem sofrendo com essa situação entre os anos de 2013, 2014 e 2015, neste último ano, os atrasos salarial vem ocorrendo desde o mês de abril.

Atualmente servidores das pastas da cultura, obras, administração, finanças, assistência social, recursos hídricos, gabinete, agricultura e parte da saúde ainda encontram-se com seus vencimentos referente ao mês de agosto em atraso. No mês de agosto de 2015 os recursos recebidos pela prefeitura municipal de Aratuba referente ao FPM, ICMS, FUNDEB e SAÚDE FUNDO/A/FUNDO foi no montante de R$: 1.863.732,08 (um milhão, oitocentos e sessenta e três mil, setecentos e trinta e dois reais e oito centavos).

O sindiara rebate veementemente a alegação da administração em afirmar que os atrasos de salários dos funcionários de prefeitura ocorreram devido a ação judicial do salário mínimo que obrigou o município a remunerar a todos os servidores que recebiam meio (1/2) salário com o salário mínimo integral. “Essa desculpa da gestão é insustentável, pois em 2013, 2014 e desde abril de 2015 tivemos problemas com atraso de salário dos servidores e a decisão do salário mínimo ainda não tinha saído, a decisão é de junho de 2015, e mensalmente o impacto é de 120.000,00 (cento e vinte mil reais), onde 65% estão lotados na educação, onde os recursos do FUNDEB são suficientes”, ponderou o presidente Joerly Vítor. O sindiara cobra da gestão municipal respeito para com estes servidores, pois não se pode culpar quem não está gerindo os recursos públicos, e no caso da decisão do salário mínimo, trata-se de um direito constitucional.

sem-dinheiro


“Outra desculpa, é a queda dos recursos financeiros, o que também não se sustenta, pois os recursos do FPM de 2015 comparado a 2014, teve um aumento de 8,2%, acredito que temos que deixar as desculpas de lado e enfrentar os problemas de frente para resolvê-los, e não procurar ou apontar culpados, onde os próprios culpados na maioria das vezes não assumem suas responsabilidades. O que falta realmente é planejamento e gestão financeira prioritária.”, declarou o presidente.

O sindicato impetrou em dezembro de 2014 uma ação civil pública onde solicita definição de data de pagamento salarial para todos os funcionários da prefeitura, sejam eles concursados ou contratados. O Sindiara aguarda que no mês de outubro o poder judiciário manifeste seu parecer sobre o referido assunto.

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

Associação promove festa para crianças em Aratuba

No último Domingo 10, a Associação P.P.R De Segredo movimentaram a comunidade afim de fortalecer e estreitar os vínculos com as crianças da região. O Atual presidente faz uma fala de agradecimento. Tenta contribuir da melhor forma para vivenciar esse dia especial, dedicado às nossas crianças. Sem dúvida, todos eles aproveitaram o máximo e esbaldaram na diversão. Ressaltamos e reconhecemos todo o engajamento dos membros da diretoria; todas as pessoas que deram sua contribuição direta ou indiretamente, aos parceiros que também ajudaram. Enfim, somos gratos à todos vocês, sem exceção. A associação vem se destacando no auxilio aos produtores na comunidade segredo. Postado por: Victero Bruno