Pular para o conteúdo principal

[Nota de Falecimento] Padre José Maria Cavalcante Costa

Padre José Maria chegou em Aratuba no dia 19 de fevereiro de 1967 e permaneceu como permanecer Vigário até agosto de 1974. Ele foi um dos fundadores das CEBs em Aratuba.


Na madrugada desta terça-feira (08/09), faleceu o Padre José Maria Cavalcante Costa. Ele nasceu em 03/06/1936, em Santana do Acaraú. Ele foi um dos pioneiros na construção das CEBs em Aratuba.
Quando se fala em Comunidades Eclesiais de Base em Aratuba o nome do saudoso Padre José Maria Cavalcante Costa vem logo a mente. É simplesmente impossível falar em Cebs em Aratuba sem citá-lo.
Numa entrevista feita pela professora Nely de Lima e Melo no ano de 1981, padre José Maria afirma: “Cheguei em Aratuba a 19 de fevereiro de 67. Eu trazia dentro de mim a certeza de que o caminho para começar um trabalho não era a partir da liturgia, não era alimentar a sacramentalização; não era fixar na sede e esperar que o pessoal viesse falar com o padre, mas ir ao povo: sair, visitar e conhecer o pessoal.” Com essa perspectiva e visão de estar perto do povo e conhecer sua realidade, padre José Maria saiu a visitar nos sítios.
Pe. José Maria Cavalcante Costa


http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/wp-content/uploads/2015/09/ 

Nascimento: 3/6/1936, Santana do Acaraú – CE
Ordenação:  15/08/1964
Filho de João Batista Pessoa da Costa e de Maria José Cavalcante da Costa.
Nasceu em três de junho de 1936, em Santana do Acaraú – CE, onde foi batizado na igreja matriz de Senhora Santana, em 14 de setembro do mesmo ano. Estudou as primeiras letras na sua terra natal.
Desde a infância manifestou-se o desejo de ser padre, através da piedade da família que era muito piedosa. Também recebeu influência de seu pároco, seminaristas, sacerdotes missionários franciscanos e capuchinhos. Assim, com dez anos e meio, em janeiro de 1947, ingressa na Escola Apostólica de São José, em Tianguá-CE. Em 1951, deixa a Escola Apostólica e começa a estudar no Colégio Castelo Branco, em Fortaleza-CE. E dali entra no Seminário Menor de Fortaleza, falando pessoalmente com o Arcebispo Dom Antônio de Almeida Lustosa. Este ingresso foi no dia 25 de abril de 1951. Conclui o curso no Seminário Menor em oito de dezembro de 1957. Quis ainda voltar à vida franciscana, mas não foi possível. Inicia o Seminário Menor em 1958, sendo ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1964, com mais de quatro colegas da Arquidiocese de Fortaleza, por ocasião do Ano Centenário do Seminário da Prainha, por Dom José de Medeiros Delgado, Arcebispo de Fortaleza de 1963 a 1973. Em 16 de agosto, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Colégio das Dorotéias, cantou sua primeira missa solene, presentes seus pais e demais familiares. E no dia primeiro de novembro, Festa de todos os Santos, celebrou outra primeira Missa em sua terra, Santana do Acaraú, cujo pároco era o Padre Joviniano Loiola Sampaio. Como seminarista, desenvolveu seu espírito missionário e de despojamento. Com o povo pobre, foi compreendendo o que é ser pobre.
Foi nomeado vigário cooperador na Igreja de Nossa Senhora de Ia Salete, cujo pároco era o Padre José Ribeiro Damasceno, de seis de janeiro de 1965 a sete de março de 1966. Foi enviado pela Arquidiocese para ajudar como voluntário na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na paróquia de São Mateus. Em fevereiro de 1967, retorna à Igreja de Fortaleza. É enviado para trabalhar em Aratuba, de 19 de fevereiro de 1967 até agosto de 1974. Passa dois anos e alguns meses na Europa, fazendo Teologia Pastoral, na Universidade dos Dominicanos, em Roma, refletindo sua ação pastoral durante dez anos de ministério sacerdotal (1964 – 1974). Trabalhou duas férias em fábrica de carro na Alemanha. Pensou em ir trabalhar como missionário na África, mas o seu bispo Dom Aloísio Cardeal Lorscheider achou melhor que ele fosse ajudar a Igreja irmã em Rio Branco – Acre. Sai de Roma direto para o Acre. Permanece lá pouco mais de um ano. Retorna ao Ceará em fevereiro de 1978. Vai para Aratuba, nove de fevereiro de 1967. Em 20 de março de 1979, foi para Palmácia. Em março de 1983, Dom Aloísio atendendo ao pedido de Dom José, bispo de Conceição do Araguara, o envia para São Geraldo, porque os seus padres (dois) estavam presos. Em 1986, depois dos padres libertados, ele retorna ao Ceará, à Fortaleza. Permanece durante mais de quatro anos na Paróquia de Acarape -Barreira. De lá vai para Messejana, onde permanece por dois anos, abrindo um trabalho missionário no Guajeru, que criamos com o Povo de Deus. Em fevereiro – março de 1993, tornou-se Área Pastoral, cuja assistência continuou dando, mesmo estando em Pitombeiras, para onde foi em 11 de outubro de 1992 – e ali permanece ate 16 de fevereiro de 1997, quando veio morar na Área Pastoral do Guajeru -Messejana, que já era acompanhada por ele, durante três dias em cada mês. E trabalha hoje em Ideal – CE. E um sacerdote zeloso e despojado.

Seu pensamento pessoal:
“Volto-me sempre para Jesus Cristo que nos chama, chama a todos e a mim de maneira forte, insistente, radicalizando. Eis-me aqui, Senhor. Tu me seduziste, Senhor!”.


RESUMO:

– De 06/01/1965 a 07/03/1966: Vigário Cooperador da Salete;
– De 13/05/1966 a 04/02/1967: Voluntário – Arquidiocese de São Luís, na Paróquia de São Mateus-MA;
– De 19/02/1967 a 04/081974: Vigário de Aratuba;
– Passa dois anos e alguns meses na Europa fazendo Teologia Pastoral na Universidade dos Dominicanos, em Roma;
– De 24/09/1974 a 04/02/1978: Em Roma e voluntário no Rio Branco – AC por mais de um ano e vai para Aratuba-Ce (1977)
– De 19/03/1979 a 20/03/1983: Vigário de Palmácia e Aratuba;
– De 21/03/1983 a 08/02/1986: Voluntariado em São Geraldo em Conceição do Araguaia-PA;
– De 04/03/1986 a 06/10/1990: Vigário de Acarape e Barreira;
– De 06/10/1990 a 11/10/1992: Pároco de Messejana por dois anos, na Área Pastoral do Guajeru;
– De 11/10/1992 a 16/02/1997: Pároco de Pitombeiras;
– De 19/02/1997 a 28/02/2003: Animador da Área Pastoraldo Guajeru;
– De 20/01/2003 Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Ideal
– Desde 20/01/2003 até 25/12/2010 tem a Provisão de Pároco da Paróquia de Nossa Senhora das Graças – Ideal;
– Atualmente – Vigário Paroquial da Paróquia de Chorozinho, Distrito de Timbaúba. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares