Pular para o conteúdo principal

Médico preso em Baturité paga fiança e volta para Iguatu

http://revista.rbspenseempregos.com.br/imagesrc/

De acordo com informações da Polícia Civil de Baturité, após ser preso no último sábado (19), Ricardson Rolim Ricarte Júnior, de 33 anos, pagou fiança e retornou para sua casa, no município de Iguatu. O médico exercia a profissão ilegalmente como plantonista de clínica geral no Hospital Municipal de Itapiúna desde 1º de abril de 2014, utilizando o registro profissional (CRM) do pai, médico de mesmo nome conhecido no município de Iguatu.
A Polícia Civil investigará o caso. Ricardson Rolim Ricarte Júnior responderá por exercício ilegal de medicina e por falsidade ideológica.
"Ele era um dos melhores médicos que a gente tinha como plantonista", afirma a secretária de saúde de Itapiúna, Lígia Leão, sobre a atuação de Ricardson Rolim. Conforme a secretária, ele também trabalhava atendendo em regime de plantão em outros municípios e a documentação dele estava regular.
"A gente foi surpreendido com essa situação e só tem a lamentar. Foi uma ação isolada dele, e o município não teve nenhum comprometimento com a irregularidade", destaca Lígia Leão. Ela afirma que a Prefeitura de Itapiúna já está em processo de providenciar a contratação de um novo profissional, e que a unidade hospitalar não ficará sem médico.

Riscos da falta do Revalida

Formado em medicina na Bolívia, Ricardson Rolim não teve o diploma aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), e por isso, exercia a profissão ilegalmente. Segundo a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Mayra Pinheiro, o Revalida é uma é aplicada anualmente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) e comprova a proficiência na prática médica.
Entretanto, segundo Mayra, após a institucionalização do programa Mais Médicos, o Revalida deixou de ser obrigatório e por isso, não há um controle de quantas pessoas exercem a profissão sem serem efetivamente formados ou terem sido aprovados no Revalida, como foi o caso de Ricardson Rolim. "Muitas vezes nem são médicos, mas agentes de saúdes que foram treinados para atender na atenção primária" afirma a presidente.
A médica ressalta que a grande maioria dos cursos de medicina na América Latina não têm currículos semelhantes aos ofertados no Brasil e pecam pela falta de qualidade por funcionarem sem estrutura e professores qualificados. Contudo, essas faculdades são procuradas por brasileiros por conta da alta concorrência no vestibular para medicina no Brasil.
Além disso, mesmo com a abertura indiscriminada de novos cursos, muita gente ainda procura a formação no exterior. Ela afirma, ainda, que o Brasil é o segundo colocado mundial em quantias de faculdades de medicina, ficando atrás apenas da Índia.
Mayra Pinheiro esclarece que o Sindicato dos Médicos é contra a falta da proficiência através do exame Revalida e que é comum casos de pessoas que foram vítimas desses profissionais. "Na Capital é fácil detectar esses casos, mas no interior a informação só chega depois de um ano as pessoas morrem. Já recebemos diversas ocorrências de pessoas que foram pra UTI por conta de medicação ou tratamento errado", ressalta.

Fonte: DN

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares