Pular para o conteúdo principal

Médico preso em Baturité paga fiança e volta para Iguatu

http://revista.rbspenseempregos.com.br/imagesrc/

De acordo com informações da Polícia Civil de Baturité, após ser preso no último sábado (19), Ricardson Rolim Ricarte Júnior, de 33 anos, pagou fiança e retornou para sua casa, no município de Iguatu. O médico exercia a profissão ilegalmente como plantonista de clínica geral no Hospital Municipal de Itapiúna desde 1º de abril de 2014, utilizando o registro profissional (CRM) do pai, médico de mesmo nome conhecido no município de Iguatu.
A Polícia Civil investigará o caso. Ricardson Rolim Ricarte Júnior responderá por exercício ilegal de medicina e por falsidade ideológica.
"Ele era um dos melhores médicos que a gente tinha como plantonista", afirma a secretária de saúde de Itapiúna, Lígia Leão, sobre a atuação de Ricardson Rolim. Conforme a secretária, ele também trabalhava atendendo em regime de plantão em outros municípios e a documentação dele estava regular.
"A gente foi surpreendido com essa situação e só tem a lamentar. Foi uma ação isolada dele, e o município não teve nenhum comprometimento com a irregularidade", destaca Lígia Leão. Ela afirma que a Prefeitura de Itapiúna já está em processo de providenciar a contratação de um novo profissional, e que a unidade hospitalar não ficará sem médico.

Riscos da falta do Revalida

Formado em medicina na Bolívia, Ricardson Rolim não teve o diploma aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), e por isso, exercia a profissão ilegalmente. Segundo a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Mayra Pinheiro, o Revalida é uma é aplicada anualmente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) e comprova a proficiência na prática médica.
Entretanto, segundo Mayra, após a institucionalização do programa Mais Médicos, o Revalida deixou de ser obrigatório e por isso, não há um controle de quantas pessoas exercem a profissão sem serem efetivamente formados ou terem sido aprovados no Revalida, como foi o caso de Ricardson Rolim. "Muitas vezes nem são médicos, mas agentes de saúdes que foram treinados para atender na atenção primária" afirma a presidente.
A médica ressalta que a grande maioria dos cursos de medicina na América Latina não têm currículos semelhantes aos ofertados no Brasil e pecam pela falta de qualidade por funcionarem sem estrutura e professores qualificados. Contudo, essas faculdades são procuradas por brasileiros por conta da alta concorrência no vestibular para medicina no Brasil.
Além disso, mesmo com a abertura indiscriminada de novos cursos, muita gente ainda procura a formação no exterior. Ela afirma, ainda, que o Brasil é o segundo colocado mundial em quantias de faculdades de medicina, ficando atrás apenas da Índia.
Mayra Pinheiro esclarece que o Sindicato dos Médicos é contra a falta da proficiência através do exame Revalida e que é comum casos de pessoas que foram vítimas desses profissionais. "Na Capital é fácil detectar esses casos, mas no interior a informação só chega depois de um ano as pessoas morrem. Já recebemos diversas ocorrências de pessoas que foram pra UTI por conta de medicação ou tratamento errado", ressalta.

Fonte: DN

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza