Pular para o conteúdo principal

Médico preso em Baturité paga fiança e volta para Iguatu

http://revista.rbspenseempregos.com.br/imagesrc/

De acordo com informações da Polícia Civil de Baturité, após ser preso no último sábado (19), Ricardson Rolim Ricarte Júnior, de 33 anos, pagou fiança e retornou para sua casa, no município de Iguatu. O médico exercia a profissão ilegalmente como plantonista de clínica geral no Hospital Municipal de Itapiúna desde 1º de abril de 2014, utilizando o registro profissional (CRM) do pai, médico de mesmo nome conhecido no município de Iguatu.
A Polícia Civil investigará o caso. Ricardson Rolim Ricarte Júnior responderá por exercício ilegal de medicina e por falsidade ideológica.
"Ele era um dos melhores médicos que a gente tinha como plantonista", afirma a secretária de saúde de Itapiúna, Lígia Leão, sobre a atuação de Ricardson Rolim. Conforme a secretária, ele também trabalhava atendendo em regime de plantão em outros municípios e a documentação dele estava regular.
"A gente foi surpreendido com essa situação e só tem a lamentar. Foi uma ação isolada dele, e o município não teve nenhum comprometimento com a irregularidade", destaca Lígia Leão. Ela afirma que a Prefeitura de Itapiúna já está em processo de providenciar a contratação de um novo profissional, e que a unidade hospitalar não ficará sem médico.

Riscos da falta do Revalida

Formado em medicina na Bolívia, Ricardson Rolim não teve o diploma aprovado no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida), e por isso, exercia a profissão ilegalmente. Segundo a presidente do Sindicato dos Médicos do Estado do Ceará, Mayra Pinheiro, o Revalida é uma é aplicada anualmente pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará (Cremec) e comprova a proficiência na prática médica.
Entretanto, segundo Mayra, após a institucionalização do programa Mais Médicos, o Revalida deixou de ser obrigatório e por isso, não há um controle de quantas pessoas exercem a profissão sem serem efetivamente formados ou terem sido aprovados no Revalida, como foi o caso de Ricardson Rolim. "Muitas vezes nem são médicos, mas agentes de saúdes que foram treinados para atender na atenção primária" afirma a presidente.
A médica ressalta que a grande maioria dos cursos de medicina na América Latina não têm currículos semelhantes aos ofertados no Brasil e pecam pela falta de qualidade por funcionarem sem estrutura e professores qualificados. Contudo, essas faculdades são procuradas por brasileiros por conta da alta concorrência no vestibular para medicina no Brasil.
Além disso, mesmo com a abertura indiscriminada de novos cursos, muita gente ainda procura a formação no exterior. Ela afirma, ainda, que o Brasil é o segundo colocado mundial em quantias de faculdades de medicina, ficando atrás apenas da Índia.
Mayra Pinheiro esclarece que o Sindicato dos Médicos é contra a falta da proficiência através do exame Revalida e que é comum casos de pessoas que foram vítimas desses profissionais. "Na Capital é fácil detectar esses casos, mas no interior a informação só chega depois de um ano as pessoas morrem. Já recebemos diversas ocorrências de pessoas que foram pra UTI por conta de medicação ou tratamento errado", ressalta.

Fonte: DN

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História de Aratuba - TEXTO DO PROFESSOR GILDO GOMES

Prof. Gildo Gomes Prof. de História e Geografia no Município de Aratuba na Escola Maria Júlia de1995 a 2012 Colunista dnline Fontes Documentais sobre a História de Aratuba Os documentos históricos disponíveis sobre a historicidade aratubense: 1) O Álbum do Congresso Eucarístico da Igreja Católica, 1945; 02) Um Ensaio do Reino – Documento sobre a experiência comunitária em Aratuba, de Frei Carlos Merster, na década de 70(?); 03) Histórico de Aratuba de Izilda Barbosa, 1982; 04) Histórico de Aratuba da Escola Joacy, 1984; 05) O Caso de Aratuba(recursos eleitorais) do advogado Aroldo Mota,1985; 06) Mini-histórico de Aratuba, 1988 citado em referências bibliográficas, não consegui localizá-lo; 07) Histórico de Aratuba da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, 1995; 08) Aratuba Governo de Todos da Prefeitura Municipal, 1998; 09) Histórico de Aratuba da Biblioteca Pública Municipal, anônimo e sem data; 10)...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...