Pular para o conteúdo principal

SABE O QUE ACONTECE SE ROER AS UNHAS? É MAIS PREOCUPANTE DO QUE IMAGINA!

roer-unhas



A tensão, nervosismo e aflição, são os principais motivos que te levam a roer as unhas. E você é uma pessoa que gosta de roer as unhas? Muita gente tem este hábito no seu dia-a-dia, e saiba que este hábito pode fazer muito mal ao teu organismo.

Quantas vezes já te aconteceu estar realizando as tarefas domésticas, e cortar uma unha, e é preciso roer a unha danificada. Já outras pessoas ficam com o dedo na boca roendo a unha até chegar quase a carne viva.

Sabia que existe até uma doença para quem possui esse hábito?
Mas o que acontece se a gente comer as unhas dos dedos? Causa algum tipo de mal? Será que prejudica a sua saúde?

1 – ONICOFAGIA: TRANSTORNO OBSESSIVO

O hábito das pessoas de roer as unhas pode potencializar as hipóteses de danos à saúde do corpo que você nem imagina. Este hábito é tão considerado coisa séria pelos especialistas que pode acabar com a estética de nossas mãos, além de transmitir vários germes e vírus para a sua boca. Esta atividade é tão problemática que é considerada cientificamente como um transtorno obsessivo que recebe o nome de onicofagia.

2 – PROBLEMAS

Comer ou roer suas unhas geram um transporte absurdo de germes que ficam por baixo da região da sua unha até a boca. Muitas vezes, o transtorno obsessivo se torna tão grave, que em muitos casos algumas pessoas começam a roer a pele ao redor das unhas e, junto disso, a cutícula. Rompendo a camada que envolve o seu dedo, o risco de proliferação de patógenos, micróbios e vírus aumentam em 80%, segundo infectologistas.
roeru


Esse costume negativo muitas vezes se inicia com as crianças seguindo o mau exemplo dos pais. A escola de Freud afirma que roer as unhas são uma manifestação de ansiedade de castração, ou seja, um meio de cada indivíduo descarrega os problemas que resulta em transtorno obsessivo. Além de causar possíveis deformidades físicas e estéticas nas mãos, comer as unhas podem prejudicar, também, seus dentes e lábios com extremos desgastes.

Desenvolvendo esse transtorno, suas unhas não irão crescer gerando uma alteração na anatomia que resulta em traumatismo no leito ungueal. Além disso, feridas feias e dolorosas podem causar infecções nas gengivas e garganta quando entra em contato com a boca.

3 – COMO REMEDIAR
Para parar de vez de comer e roer as unhas nós vamos lhe ajudar.
Segundo pesquisas, mulheres a partir de 13 e 15 anos são as pessoas que mais procuram ajuda quanto a este tipo de transtorno, então, mulheres, vamos ajudar vocês.

O primeiro passo é ter força de vontade de parar, procurar ter controle sobre os seus atos e procurar ajuda psicológica, já que isso é um transtorno psicológico.
roeeer
Outra coisa é procurar ajuda de um dentista para que ele desenvolva um protetor plástico para que seus dentes parem de se desgastar. Além disso, você pode procurar por exercícios de relaxamento de forma que encontre situações e momentos que te prendam a atenção e façam esquecer de roer as unhas. Em resumo, a dica é você evitar passar remédios caseiros e procurar ajuda de especialistas.

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

Associação promove festa para crianças em Aratuba

No último Domingo 10, a Associação P.P.R De Segredo movimentaram a comunidade afim de fortalecer e estreitar os vínculos com as crianças da região. O Atual presidente faz uma fala de agradecimento. Tenta contribuir da melhor forma para vivenciar esse dia especial, dedicado às nossas crianças. Sem dúvida, todos eles aproveitaram o máximo e esbaldaram na diversão. Ressaltamos e reconhecemos todo o engajamento dos membros da diretoria; todas as pessoas que deram sua contribuição direta ou indiretamente, aos parceiros que também ajudaram. Enfim, somos gratos à todos vocês, sem exceção. A associação vem se destacando no auxilio aos produtores na comunidade segredo. Postado por: Victero Bruno