Pular para o conteúdo principal

Projeto de jovens cearenses é destaque no Bom Dia Brasil

Estudantes cearenses são premiadas nos EUA com projeto contra seca. (Foto: Divulgação / Luis Eduardo Selbach)
     Estudantes criaram sistema que retira sal da água usando energia solar


O sol que sempre castigou o Nordeste agora virou um aliado contra a seca. As responsáveis por essa transformação são as jovens Vanessa Oliveira e Fátima Natanna, moradoras do município de Bela Cruz, no interior do Ceará.
Durante uma feira de ciências da escola pública onde estudam, as duas alunas inventaram um sistema que retira o sal da água usando energia solar.

Veja a matéria completa no vídeo.
Com poucas cisternas instaladas, elas tiveram a ideia para tentar amenizar as necessidades da região. "Nós criamos uma cisterna feita a partir do reaproveitamento da fibra de bananeira”, comenta a estudante Vanessa.
A cisterna criada pelas estudantes usa a fibra de bananeira misturada ao cimento, diminuindo o custo de R$ 10 mil para R$ 1 mil, em relação às cisternas comuns. E além de ser muito mais barata, a criação das jovens ainda faz o tratamento de desalinização, já que a água do poço é bem salgada, algo que sempre atrapalhou a vida da dona Maria do Livramento Oliveira. “E aí, a gente tinha que fazer: tomar banho, lavar louça, com água salgada", conta a aposentada.
O mecanismo que resolve este problema é simples e natural, sem usar máquinas nem reações químicas.
A água do poço é colocada em um tipo de estufa forrada com um plástico preto e coberta com outro plástico transparente. O sol cuida do resto.
"Quando os raios solares baterem na manta de plástico negra essa água vai evaporar. E através da parede da manta transparente vai escorrer, e através das calhas vai diretamente para a caixa de recepção. Então esta água já está dessanilizada e própria para o consumo humano. E o sal vai ficar contido no fundo do tanque", explica a estudante Fátima Natanna.
A invenção foi premiada no Brasil e teve destaque em uma feira de ciências nos Estados Unidos. "Vou estar realizada quando a gente garantir ao maior número de pessoas o sistema. São ideias simples como a nossa que podem mudar muita coisa, muitos problemas no nosso país", revela Fátima sobre a invenção pode garantir água limpa para o sertão usando justamente o sol. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...