Pular para o conteúdo principal

Manifesto dos Servidores de Baturité

Manifesto dos Servidores de Baturité



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8sPbyzLbZWEht6uuMt7dh9dfllWwhcE7cksF0anxflRrU6u94oA-jy4oZSJ_raA1dFEMethc9k-WbAt4G6-zshG9gjqfUUAXx7iL4S4KcqLFcSTpvFeohyphenhyphenpueWZrSpnk_Ez-0U1Zq-Eo/s200/Aconteceu pela manhã desta sexta (21), uma caminhada de servidores municipais contra o Decreto do Prefeito Bosco Saraiva de Nº 040/2015, DE 28 DE JULHO. Este decreto anula o decreto nº 30 de 26 de maio de 2015, feito pela prefeita em exercício Cristiane Braga no período em que ela exercia o cargo. Com o decreto do prefeito 80 servidores inclusive os que foram beneficiados com o aumento de meio para um salario mínimo por mês.

O que causou maior estranheza é que o decreto da então prefeita em exercício foi um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores, segundo um dos funcionários públicos, Guerin Braga, “É totalmente ilegal essa ação, isso não poderia acontecer porque um decreto não derruba ou extingue ou mesmo revoga um projeto de lei, somente outro projeto que teria necessariamente que ser levado a Câmara de vereadores para ser apreciado e votado, poderia anular um projeto”. Concluiu.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLNbR54ESbj4Cur0WTicWncGlQaeHcROx_HEVuEWc-pA4rCqTm3bkEX-1NKCUG3WAdqNXXDRcm8KGpjTcQaz4Je0OPLfldZEteQ62iVK6hxHNmkEqkUqTsvcxkyxp1uUOp_g13AmRJAbY/s400/

O sindicato dos servidores SINDSEF, com sua presidenta Lucilene Sales e a FETANCE representada pela Dirigente Dona Carmem, estiveram presente na defesa dos funcionários, em sua fala Lucilene Sales se diz satisfeita com o movimento, e que estavam defendendo não só salários, mas também melhores condições de trabalho para todos os funcionários, diz que recebeu depoimentos de servidores que nem banheiro na secretaria de saúde tinha. Relatou que os funcionários são assediados moralmente e muitos remanejados de um lugar para outro sem justificativa alguma, evidenciando claramente casos de perseguição politica.

Também estava presente a presidenta da Câmara de Vereadores Ir (a). Edileusa Paiva e a vice-prefeita Cristiane Braga.



O advogado do sindicato Dr. Eimar em sua fala diz, que nunca viu tanta perseguição a servidores nos seis meses que esta trabalhando em Baturité, ele ressalta que o processo já estar na justiça e pediu a união dos servidores para o sucesso da ação. Os manifestantes perguntaram se eles iriam receber o salario do mês sem a redução, em resposta o advogado do sindicato falou que entrou com um mandato de segurança que impede a redução dos salários dos servidores. Ele ressalta ainda que o efeito seria imediato, os servidores avisaram que os contracheques já estavam com o desconto, ficou então marcada uma visita a Juíza do trabalho na quarta ou quinta feira para esclarecimentos sobre o assunto.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh2SdQIojCR0yi6Q7MKSXD4RCOe9G3jNhaHb_AMUoIcKIRF2ngBfHdBNSye42apwwMyTtmlIgkuRdQXdyzLjLEBEMOu6AuEHo2kNeXuhrCIbLpCYzYFQeZ-gr421QKC2JIbUYY7B9gsEH4/s320/


A funcionaria Professora Helena Ramos ressalta; “ A luta é feita de corajosos, precisamos lutar contra as injustiças hoje, para garantir o futuro e fazer história”, Afirmo que temos que deixar de sermos corporativistas e sermos a favor da luta”.

O que chamou a atenção desta reportagem é que os funcionários atingidos pela medida do prefeito em sua maioria não compareceram ao manifesto, fica a pergunta; Será por intimidações da gestão atual, por estarem sendo assediados moralmente ou por pura covardia?


Não se conquista vitórias sem a participação e sem coragem de todos.

Fotos: João Paulo Freitas/Aristony Moura

Texto: Claudio Ramos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza