Pular para o conteúdo principal

Dieta rica em hidratos de carbono foi chave para inteligência humana

Dieta rica em hidratos de carbono foi chave para inteligência humana


Os hidratos de carbono têm má reputação entre quem quer perder peso, mas tudo indica que, há milhares de anos, os alimentos ricos nestes nutrientes, como os tubérculos, foram cruciais para que ficássemos mais inteligentes. A razão é simples: a glicose é um dos principais combustíveis do cérebro.
A conclusão é de um estudo realizado por investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona, University College of London e Universidade de Sydney, que afirmam que o consumo de plantas ricas em amido foi fundamental para a evolução da espécie humana.
Segundo o estudo, o desenvolvimento da capacidade de obter açúcares dos hidratos de carbono - e, em particular, dos amidos - sustentou o acelerado crescimento do cérebro, «que começou a notar-se a partir do (período) Pleistoceno Médio».
«A capacidade de aproveitar raízes e tubérculos ricos em amido na dieta dos primeiros hominídeos é considerado um passo potencialmente crucial na diferenciação entre os primeiros Australopitecinos de outros hominídeos», refere-se no estudo, publicado na mais recente edição do The Quarterly Review of Biology.
Tal significa que uma dieta com alimentos ricos em hidratos de carbono deu aod nossos antepassados uma importante vantagem evolutiva (que algumas das dietas modernas ou em moda ignoram).
Os humanos têm três vezes mais cópias do gene que cria as amilases salivares - enzimas que ajudam a transformar os hidratos de carbono em açúcares - do que o resto dos primatas.
Essa adaptação, dizem os pesquisadores, começou a ser produzida há aproximadamente um milhão de anos.
Naquela altura, os humanos já tinham aprendido a cozinhar.
A multiplicação das amilases salivares tinha sido uma das respostas do organismo às possibilidades abertas pelo uso do fogo, pois os tubérculos crus são muito mais difíceis de processar e transformar em açúcares utilizáveis.
Segundo a equipa liderada por Karen Hardy, da Universidade Autónoma de Barcelona, tal confirma a importância da cozinha na evolução humana, e é uma má notícia para quem propõe dietas crudívoras (com alimentos de origem agrícolas crus).
Uma das hipóteses principais - a ideia de que, sem hidratos de carbono, a nova dieta não teria gerado os combustíveis necessários para a rápida evolução do ser humano - também deu novos argumentos aos críticos da chamada «dieta paleolítica» ou «dieta paleo», a qual se baseia na ideia de que a dieta dos nossos antepassados era composta principalmente por plantas silvestres e animais selvagens.
A «dieta do paleolítico», em geral, exclui alimentos ricos em amido, que responsabiliza por boa parte da obesidade que afecta a sociedade moderna.
Hardy e a sua equipa acreditam que esse não é um retrato adequado da verdadeira dieta dos nossos antepassados.
«Alimentos provenientes de plantas ricas em amido eram uma parte abundante, fiável e importante da dieta», argumentam no estudo, intitulado «A importância da dieta de hidratos de carbono» na evolução humana.
Os investigadores afirmam que esses hidratos de carbono não só eram comuns, como também foram definidores da evolução humana, e continuam a ser necessários.
Os humanos modernos requerem uma fonte fiável de hidratos de carbono glicémicos para manter o funcionamento adequado cérebro, médula renal (parte do rim), glóbulos vermelhos e tecidos reprodutivos», explicam.
Tal não significa que reduzir o consumo de calorias não seja saudável.

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza