Pular para o conteúdo principal
Cultura
Exposição no Rio conta a história da cartografia no Ocidente e no Brasil

Paulo Virgílio - Repórter da Agência Brasil
A evolução da cartografia no Ocidente, e em particular no Brasil, pode ser vista na exposição Historica Cartographica Brasilis, que a Biblioteca Nacional inaugura amanhã (30) no Rio de Janeiro. Com mapas que integram o rico acervo da própria instituição, a mostra conta a evolução da cartografia, mostrando como ela surgiu com as primeiras representações feitas pelos viajantes, no século 16.
O percurso começa pela Antiguidade Clássica, com as cartas de Estrabão, geógrafo e historiador grego, estende-se pela Idade Média e chega ao Renascimento, período em que a ciência cartográfica experimentou grande impulso, beneficiada pela invenção da imprensa, pelas descobertas ultramarinas e pela retomada à geografia de Ptolomeu.

A exposição foi organizada para o Congresso Internacional de Cartografia, que pela primeira vez será no Rio, de 23 a 28 de agosto. "Decidimos antecipar a mostra para que o público, sobretudo o escolar, tenha mais tempo de visitação”, explica a curadora Maria Dulce de Faria, técnica em documentação da Biblioteca Nacional. Segundo ela, será a exposição cartográfica mais abrangente feita pela instituição. “Em 1994, tivemos uma, mas apenas com mapas do Brasil até o século 19”, conta.

Foco principal da exposição, a evolução da cartografia histórica do Brasil registra, do final do século 16 ao terceiro quarto do século 17,  a ampliação do território e a defesa do litoral contra as investidas dos franceses, holandeses e ingleses. A partir do final do século 17, os mapas mostram a expansão para o interior do Brasil, as demarcações de fronteira em decorrência de tratados e os levantamentos hidrográficos e geográficos do país, feitos por astrônomos, geógrafos e engenheiros militares.

Antes da criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 1936, os mapas do país eram produzidos por diversas instituições, parte delas ligadas ao Exército e à Marinha. Um dos destaques da mostra é o mapa do Brasil datado de 1922, ano do centenário da Independência. Foi o primeiro produzido dentro da padronização da Carta Internacional do Mundo, que mapeou o planeta na escala de 1 por 1 milhão, segundo  Maria Dulce.

A exposição Historica Cartographica Brasilis fica em cartaz até 31 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, das 11h às 14h. A entrada é gratuita, e a Biblioteca Nacional fica na Avenida Rio Branco, 219, na Cinelândia, centro do Rio.

Edição: Stênio Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares