Pular para o conteúdo principal

HISTORIA E INFORMAÇÕES EM BATURITÉ

Baturité

(Serra Verdadeira)


O Real significado do topônimo Baturité é incerto porquanto as interpretações são bastante divergentes. Paulino Nogueira afirma que Baturité provém de ibi-tira-eté que significa Serra Por Excelência ou Serra Verdadeira.

Gil Amora diz que o nome vem de batieté quem vem a ser Sair Água Boa, uma alusão ás inúmeros vertentes de água cristalina. José de Alencar sustenta que o nome provém de Batuíra+Ete, nome de um chefe guerreiro potiguar que significa Nadador Valente.

Distância de Fortaleza: 84 km
Tempo estimado de viagem: 1h 25min
Acesso: CE-060 e CE-356
Altitude: 171m
Área: 32.968 km²
Latitude: 4°19’43”
Longitude: 38°53’05”
População: 32.968(Censo 2008 IBGE)
Eleitores: 25.241
Distritos: Baturité, Boa Vista e São Sebastião.
Municípios limítrofes: Aracoiaba, Capistrano, Guaramiranga, Ibaretama, Itapiúna, Mulungu, Pacoti e Redenção.
Gentílico: baturiteense.
Dia do Município: 09 de Agosto.
Santo Padroeiro: N.S da Palma
CEP: 62760-000.
Informações Turísticas: Prefeitura Municipal de Baturité.
Telefone: (85) 3347.1202.
Meios de comunicação social: Rádio Maciço AM, Rádio FM Maior de Baturité.
Policia (Civil): (85)3347.4241/3347.2228.
Policia (Militar): (85)3347.4244/3347.1131 
Fórum: Gov. Virgílio Távora -  Telefone: (85)3347.1115
Cartório eleitoral: (85) 3347.0655
Prefeito: Silvana Furtado de Figueiredo Vasconcelos 


Histórico


A história primeira da ocupação do Maciço de Baturité nos remete à expedição de Estevão Velho de Moura que, por volta de 1680, alcançou a região através das ribeiras do rio Choró.

Em 1746, Inácio Moreira Barros e André Moreira de Moura requereram ao Governo- Mor do Ceará a concessão de uma sesmaria entre o rio Choró e a Serra de Baturité.


Os Índios Paiacus, missionados pelos padres Jesuítas desde 1741, formaram a pequena “Aldeia da Conceição” que, em 14 de abril de 1764, foi elevada a vila.


O ouvidor Vitorino Barbosa mandou levantar o pelourinho e aclamou a nova vila que denominou de “Montemor o Novo da América”.  O nome de Baturité, que significa Serra Verdadeira, foi adotado oficialmente a parti de 1830.


Em 1858, a vila de Baturité foi elevada a categoria da Cidade, abrangendo todo o território dos municípios que hoje compõem o Maciço de Baturité, excetuando-se Palmácia.


O Mosteiro dos Jesuítas, imponente construção em pedra tosca, foi projetado por um arquiteto francês e data de 1924. O convento hospeda visitante e pode ser acessado pela CE356 ou pela Rua Padre Antonio Pinto e estrada dos Jesuítas.


A importância cultural de Baturité pode ser melhor avaliada através do conjunto de edificações históricas, dos monumentos, do casario urbano e rural e de suas construções religiosas.


Em 1883 Baturité declarou a emancipação de seus escravos numa cerimônia realizada no antigo Prédio da Cultura onde hoje funciona a Secretaria Municipal de Saúde.


Baturité dispõe de três variedades climáticas distintas: serra, pé de serra onde se localiza a sede município e sertão.


A serra ocupa 40% do território do município com uma zona de mata atlântica onde as cachoeiras e trilhas fazem a festa dos visitantes.


A cachoeira do sítio Volta/ Pousada Santa Edwirgens, com 15 metros de altura, tem acesso pela CE-356.


A cachoeira do cipó, distante 500 metros da primeira, tem 30 metros de altura é uma das mais belas do município.


Fotos


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...