Pular para o conteúdo principal

Confira as mudanças no ECA defendidas pelo relator

 


O relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), a ser apresentado em comissão especial no próximo dia 21, vai propor alterações no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90), Entre as principais mudanças, estão:
• Ampliação para oito anos do tempo máximo de internação de adolescentes de 16 a 18 anos que cometerem infrações equivalentes a crimes hediondos, como estupro e assassinato. Atualmente, o período máximo de duração das medidas socioeducativas é de três anos.
• Aumento da pena para adultos que usam menores de 18 anos para cometer crimes. O corruptor de crianças e adolescentes poderá ser condenado a oito anos de reclusão, dois anos a mais do que hoje. Em outros crimes, usar menores de 18 anos será considerado um agravante na hora de estabelecer a pena do adulto.
• Criação de avaliação psicológica obrigatória, a ser feita antes e depois de o adolescente ser internado para cumprir medidas socioeducativas. Para sair do local onde cumpre as medidas, o jovem deverá ser avaliado por uma junta médica, composta por psiquiatra e psicólogo da Vara da Infância e da Juventude. Se for considerado “inapto mentalmente”, capaz de oferecer perigo à sociedade, deverá ser encaminhado a um “hospital de custódia ou outro estabelecimento adequado”, no qual deverá ser reavaliado semestralmente.
• Separação dos adolescentes maiores de 18 anos dos demais infratores, independentemente do ato que cometeu, o chamado Regime Especial de Atendimento. Com vistas à ressocialização, os maiores de 18 terão o direito de exercer atividade de trabalho interno ou externo. Neste último caso, será exigida autorização judicial.
• Obrigatoriedade de os governadores adequarem os centros de internação às exigências do ECA e construírem instituições específicas ao longo de quatro anos. Caso não o façam, poderão responder por improbidade administrativa, ficando inelegíveis. O Ministério Público será responsável por fiscalizar o gestor.
• Permissão para internações até o processo ser avaliado por um juiz, no prazo máximo de 45 dias, de menores de 18 anos envolvidos com infrações equivalentes a crimes hediondos. Atualmente, esses adolescentes podem aguardar o fim do processo com a família, desde que os responsáveis se comprometam em apresentá-lo em juízo.
• Autorização para a polícia a apreender adolescentes na parte gradeada das viaturas policiais, desde que as autoridades respeitem a dignidade do infrator. Atualmente, isso não é possível.
• Para a ressocialização, o relatório permite a remição do tempo de internação: a cada cinco dias de estudo ou formação profissional, diminui-se um dia de internação.

Íntegra da proposta:

Reportagem – Ginny Morais
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Super lua ocorre neste sábado; saiba o que é e como observar

Fenômeno acontece quando lua cheia coincide com perigeu do satélite. Perigeu é o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. Casal observa super lua no Rio Misssouri, nos Estados Unidos, no ano passado (Foto: Charlie Riedel/AP) Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como "superlua", que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório. A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de "lua do peri...