Pular para o conteúdo principal

Câmara realiza Sessão Solene com várias homenagens

A Sessão foi marcada por muita emoção.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Câmara Munciapal de Aratuba, no Maciço de Baturité, realizou na noite da última terça-feira (30), a Sessão Solene de entrega de menção honrosa, título de cidadania honorária, homenagem aos povos indígenas e inauguração de uma praça digital. Pessoas que prestaram relevantes serviços à população foram homenageadas.
O evento ocorreu no Plenário Pedro Barbosa Cordeiro e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre os convidados estava o ex-prefeito de Aratuba Dr. Dílson Araújo Freire, a Secretária de Cultura Rayllane Ângelo, a Secretária de Educação Isabel Fernandes da Silva e a Secretaria de Saúde Dra. Medice Moreno. O título de cidadania aratubense e a menção honrosa são comendas concebidas após a aprovação de projetos de decreto, aprovados em plenário e devidamente publicados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A presidente da Câmara de Aratuba  Julina Gudes, enfatizou que a sessão solene é uma forma valorosa de homenagear publicamente aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município. “Agora, podemos chamar de conterrâneo o nosso querido Mestre Aristides que ama Aratuba e já contribuiu muito para uma cidade melhor e ao mesmo tempo reconhecemos de público o legado que gradativamente vai sendo construído por Gildo Gomes. Não esquecendo o momento histórico dentro do legislativo, hoje conquistado pelos Kanindés de Aratuba”, frisou.
HOMENAGEM AOS ÍNDIOS KANINDES
Pela primeira vez na história de Aratuba, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos povos indígenas das aldeias Fernandes e Balança, a sessão foi fruto de um requerimento do vereador Ivanir Bernardo, representante do povo indígena no parlamento.

Antecedendo o ato oficial aconteceu durante o dia uma exposição cuja composição foi com fotografias do cotidiano, artesanato e relíquias dos Índios Kanindés de Aratuba. Os 30 minutos que antecederam a sessão foram marcados pela apresentação do Torém, já no Plenário, a índia Ivanes se pronunciou em nome da comunidade indígena e discorreu sobre as lutas e conquistas de seu povo. “Agradecemos esse momento a todos que se esforçaram ao máximo pra que esse momento acontecesse, estamos juntos nesta batalha, pois percebemos que aqui tem pessoas capazes de interagir nesse movimento que relevantemente tem assumido um papel muito importante neste cenário aratubense, em especial a um grande lutador, pessoa que nós povos indígena kanindé sempre tinha um sonho de eleger nesse espaço legislativo. Eleger um índio sempre foi nosso grande desafio e parece que chegou nossa vez, elegemos Ivanir do Senhor”, disse Ivanes.


Finalizando a participação indígena cada vereador recebeu um colar de presente, a presidente Julina Guedes e o vereador Ivanir receberam um cocar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

ARATUBA APOIA Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil

Apoie este Abaixo-Assinado. Assine e divulgue. O seu apoio é muito importante. Petição em favor da Universidade Aberta do Brasil Para: Exma. Presidenta da República; Congresso Nacional do Brasil; Câmara dos Deputados; Senado Federal O Sistema da UAB foi instituído para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País", conforme prevê o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006. Atualmente 170 mil alunos fazem parte do programa que já conta com mais de 120 mil alunos formados. A UAB está presente com polos de apoio presencial em mais de 700 cidades do Brasil. Apesar dos números e dos aspectos positivos hoje a UAB trabalha no limite dos seus recursos o que pode inviabilizar a continuidade do sistema. Diante desse cenário, esta petição pública tem como objetivo coletar assinaturas de alunos, professores, tutores e todos que acreditam na educação superior pública, gr...