Pular para o conteúdo principal

Câmara realiza Sessão Solene com várias homenagens

A Sessão foi marcada por muita emoção.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Câmara Munciapal de Aratuba, no Maciço de Baturité, realizou na noite da última terça-feira (30), a Sessão Solene de entrega de menção honrosa, título de cidadania honorária, homenagem aos povos indígenas e inauguração de uma praça digital. Pessoas que prestaram relevantes serviços à população foram homenageadas.
O evento ocorreu no Plenário Pedro Barbosa Cordeiro e contou com a presença de dezenas de pessoas, entre os convidados estava o ex-prefeito de Aratuba Dr. Dílson Araújo Freire, a Secretária de Cultura Rayllane Ângelo, a Secretária de Educação Isabel Fernandes da Silva e a Secretaria de Saúde Dra. Medice Moreno. O título de cidadania aratubense e a menção honrosa são comendas concebidas após a aprovação de projetos de decreto, aprovados em plenário e devidamente publicados.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A presidente da Câmara de Aratuba  Julina Gudes, enfatizou que a sessão solene é uma forma valorosa de homenagear publicamente aqueles que contribuíram com o desenvolvimento do município. “Agora, podemos chamar de conterrâneo o nosso querido Mestre Aristides que ama Aratuba e já contribuiu muito para uma cidade melhor e ao mesmo tempo reconhecemos de público o legado que gradativamente vai sendo construído por Gildo Gomes. Não esquecendo o momento histórico dentro do legislativo, hoje conquistado pelos Kanindés de Aratuba”, frisou.
HOMENAGEM AOS ÍNDIOS KANINDES
Pela primeira vez na história de Aratuba, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos povos indígenas das aldeias Fernandes e Balança, a sessão foi fruto de um requerimento do vereador Ivanir Bernardo, representante do povo indígena no parlamento.

Antecedendo o ato oficial aconteceu durante o dia uma exposição cuja composição foi com fotografias do cotidiano, artesanato e relíquias dos Índios Kanindés de Aratuba. Os 30 minutos que antecederam a sessão foram marcados pela apresentação do Torém, já no Plenário, a índia Ivanes se pronunciou em nome da comunidade indígena e discorreu sobre as lutas e conquistas de seu povo. “Agradecemos esse momento a todos que se esforçaram ao máximo pra que esse momento acontecesse, estamos juntos nesta batalha, pois percebemos que aqui tem pessoas capazes de interagir nesse movimento que relevantemente tem assumido um papel muito importante neste cenário aratubense, em especial a um grande lutador, pessoa que nós povos indígena kanindé sempre tinha um sonho de eleger nesse espaço legislativo. Eleger um índio sempre foi nosso grande desafio e parece que chegou nossa vez, elegemos Ivanir do Senhor”, disse Ivanes.


Finalizando a participação indígena cada vereador recebeu um colar de presente, a presidente Julina Guedes e o vereador Ivanir receberam um cocar.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Casa de Aratubense e incendiada e família precisa de ajuda.

GENTE VAMOS AJUDAR ESSA SENHORA!!! A CASA DELA PEGOU FOGO PERDEU TUDO. O nome dela é Maria De Jesus ela teve sua casa incendiada no ultimo dia 09/11 por volta das 18:30 na comunidade de balança ( na divisa de Canindé com Aratuba) ela perdeu tudo, hoje ela esta precisando de ajuda quem puder ajudar ela com qualquer tipo de coisa fale comigo no PV ou venha deixar na Av José Veloso Jucá 1801 no Alto Guaramiranga ( Em frente á praça) ou ligar 9.8742-5131  QUEM PODER AJUDAR SÓ ENTRAR EM CONTATO PELO TELEFONE ACIMA. ACOMPANHE O VÍDEO DA SENHORA. Fonte - Canidé Niws Postado por: Victero Bruno

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

Super lua ocorre neste sábado; saiba o que é e como observar

Fenômeno acontece quando lua cheia coincide com perigeu do satélite. Perigeu é o momento em que a Lua está mais próxima da Terra. Casal observa super lua no Rio Misssouri, nos Estados Unidos, no ano passado (Foto: Charlie Riedel/AP) Na noite deste sábado (29) será possível observar no céu o fenômeno conhecido como "superlua", que acontece quando ocorre uma lua cheia no período entre 24 horas antes ou depois de a lua atingir o perigeu (ponto mais próximo da Terra) de sua órbita. As informações são do astrônomo Cassio Barbosa, do blog Observatório. A órbita da Lua é elíptica, por isso a distância até nosso satélite natural varia. A menor distância até a Terra (chamada de perigeu) é bem diferente da maior distância (chamada de apogeu): o perigeu da Lua se dá por volta de 362.600 km da Terra e o apogeu, na média, por volta de 405.400 km. Este ano haverá três superluas: em agosto, em setembro e em outubro. A primeira superlua, que tem o nome oficial de "lua do peri...