Pular para o conteúdo principal

JUVETUDE

Responsabilidade de adolescentes perante os pais influencia desempenho escolar

Estudo indica que jovens mais responsáveis aprendem mais


Estudo feito por pesquisadores da University of Illinois at Urbana-Champaign (EUA), da Chinese University of Hong Kong e da Beijing Normal University (China) mostrou que, logo que entram no ensino médio, o empenho dos adolescentes na escola diminui, assim como seu aprendizado. No entanto, os resultados são melhores para alunos que sentem a necessidade de serem mais aplicados nos estudos por causa dos pais.

Foram analisados 825 adolescentes do subúrbio de Chicago e de Pequim, que responderam quatro vezes a um questionário em dois anos, começando do 7º ano. Nos Estados Unidos, o senso de responsabilidade diante dos pais caiu durante os dois anos. No entanto, nos dois países, jovens que declararam se sentirem responsáveis perante seus pais eram mais engajados nos estudos e conseguiram notas melhores, independente da qualidade do relacionamento entre pais e filhos. A responsabilidade foi definida, pelos autores do estudo, como o sentimento de obrigação do adolescente para com seus pais e sua motivação na escola para agradá-los, procurando atender às expectativas deles. 
Segundo os pesquisadores, as descobertas sugerem que os pais devem deixar claro aos filhos qual a importância de eles serem responsáveis assim que entram no ensino médio. Essa conversa franca deve ser acompanhada do envolvimento dos pais na vida de seus filhos.

Dessa forma, os adolescentes desenvolvem um senso de responsabilidade maior para seus pais, o que manterá seus níveis de aprendizado durante o período escolar.

Ajude seu filho em seu desempenho na escola

Além da conversa franca, há outras maneiras de estimular seu filho. Primeiramente, não invista em castigos, tampouco recompensas. A educadora Vera Werneck, do Colégio Padre Antonio Vieira, explica que, dessa forma, as crianças acabam afrontando os pais e estudando cada vez menos, já que não entendem o porquê de estudarem tanto. "Quando os pais não explicam a importância de aprender matemática, por exemplo, elas podem pensar: ?Para quê aprender tantas contas se é só para satisfazer o desejo da mãe ou do pai??", conta Vera.

Estipular horários pode ajudar a criança a se organizar. Afinal, não há necessidade de o pequeno passar o dia debruçado sobre os cadernos. Esse horário pode variar de meia hora até três horas por dia. Vale lembrar que, na hora do estudo, distrações como rádio e televisão devem ser deixadas de lado. Elogiar as boas notas também é uma tática que mostra o quão importante é determinada atividade. Isso estimula a vontade de estudar e aprender mais da criança. 
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Padre Moacir Cordeiro Leite é um incentivador dos cuidados com o meio ambiente em Aratuba

Em suas redes sociais Germano da Silva Em continuidade as comemorações dos 50 anos da Sociedade Hospitalar Pe. Dionísio, tive a honra de junto com meu filho plantar dois Ipês na entrada da cidade em meu nome e de meu Pai. Hospital, nunca quero precisar mas se for preciso quero que ele esteja lá. Quem é Padre Moacir? A trajetória religiosa do padre Moacir não é das mais comuns na igreja. Entrou já adulto no seminário, chegou a ser expulso por um tempo em virtude de suas ideias questionadoras e acabou sendo responsável por um movimento de trabalhadores rurais em Aratuba, que lhe rendeu a alcunha de padre problema. A luta, que gerou a desapropriação de três fazendas na época da ditadura, rendeu ainda a discórdia e ameaças de vida. Veja Um bate papo bem legal do Jornal OPOVO com Moacir! O POVO - Padre, o que o senhor está fazendo hoje? Moacir Cordeiro Leite - Eu vou começar do começo, certo. Depois eu lhe digo. Eu sempre fui ligado ao campo, Maranguape, Papara, distrito de Maranguape. Sem

Tania Melo é a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Aratuba

A sindicalista trabalha no sindicato desde 2004 prestando serviço para os Agricultores de Aratuba, já foi membro nas últimas composições de chapa como secretaria geral e era um grande aliada da ex presidente Jaqueline Simão. Tania é Indígena do Povo Kanindé e líder Comunitária      Ela construiu uma carreira voltada aos cuidados com os agricultores e também liderou diversas ações sociais em sua comunidade, junto a outros membros da comunidade Indígena ela auxilia nos cuidados com a igreja e existencialismo aos mais necessitados.       Uma mulher de garra luta desde bem nova junto ao seu pai por direitos igualitários através de movimentos Sociais, n o sindicato Tania garante lutar por direitos mais justos e da continuidade ao trabalho da ex companheira Jaqueline.      J á no início de seu mandato diversas benefícios  estão sendo proporcionados através  de parcerias com o inss e associações  do Município.  Em sua rede social o sindicato divulgou um relato sobre uma grande Conquista.   

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza