Pular para o conteúdo principal

A maturidade e a responsabilidade na adolescência



A motivação para escrever esse texto sobre a adolescência não tem como deixar de assumir que surgiu devido a inquietação sobre a polêmica discussão da maioridade penal para os adolescentes infratores.
Porém não existe a pretensão de expor uma opinião ou de convencimento sobre qual seria a melhor decisão a ser tomada sobre o caso. Afinal, o momento ainda inspira um cuidado devido ao tensionamento causado pela onda de violência absurda e que tem gerado fortes emoções no debate sobre uma nova lei.
A idéia é falar um pouco sobre essa fase da vida, que os adultos tendem a esquecer, consideram-na tão chata, que apelidaram de “Aborrescência”.Uma fase de transição não pode ser considerada fácil e os adolescentes vivem exatamente esse momento difícil, em que não são mais crianças e não chegaram a vida adulta.
Independente da classe social, da cultura, os adolescentes tem comportamentos bem característicos, como uma variação de humor, irritabilidade, agitação, que oscila com “preguiça”, uma necessidade tamanha de estar com o seu grupo, que pode gerar conflitos com os familiares por não entenderem a preferência e a importância dada por eles às amizades.
É uma época de imaturidade, em que atitudes são tomadas muitas vezes impulsivamente, pois é um momento de se ter experiências e com isso a busca da tão desejada maturidade. Não se trata apenas de uma mudança física, nem podemos mensurar a adolescência em uma etapa fixa, porque não é também a idade cronológica que define essa fase da vida, mas o momento em que o adolescente se torna um jovem adulto, ele tem maior possibilidade de lidar com dificuldades, resolver conflitos, responder pelos seus atos e lidar melhor com as relações interpessoais.
Talvez seja difícil para alguns adultos, pais ou não de adolescentes, entenderem os conflitos e problemas específicos desse período, mas ao recordar a sua própria adolescência, será que não desperta a lembrança de momentos em que acreditava que poderia se arriscar, testar, provar, fazer alguma coisa “escondida” e que nada de ruim iria acontecer…
O adolescente vive o realismo fantástico, a ideia de que nada poderá atingi-lo, que o presente e o que ele entende como sendo algo importante tem que ser vivido intensamente, sem conseguir mensurar as reais consequências.
A importância dos Pais, familiares, estarem presentes e disponíveis para compreendê-los, orientá-los, é fundamental para o crescimento e responsabilidade cobrada pela sociedade, que também tem o seu papel de educar e fornecer políticas públicas para assegurar que os jovens possam viver esse período de transformação conseguindo mudar o mundo e a sí mesmo para melhor.
Para os descrentes em mudanças e na impossibilidade de recuperação de um adolescente infrator, indicaria o filme nacional: O contador de histórias, não se trata de ficção, é a história de uma mudança de comportamento e de vida de um adolescente, transformado por um outro que se dispôs a investir afeto e que provocou, como no clássico de Victor Hugo( Os miseráveis) , mesmo com um final bem diferente, uma chance de escrever uma nova história de vida.
“Os velhos desconfiam da juventude porque foram jovens.”
                                                                                                            Bruno Wx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

História da Comunidade Fernandes - Aldeia Indígena Kanindé de Aratuba.

Historia e cultura em Aratuba. No batente de uma Artesã Creusa e seu Croché. Dona Creuza, foi uma das entrevistadas a reforçarem a fala de que belas peças como a do seu artesanato   tinham sido aprendidas com Dona Albertina, que se tornou, por sua vez,  um verdadeiro mito das terras do povo kanindé de Aratuba e objeto de pesquisa para aquelas e aqueles mais curiosos. Foi com alegria que Dona Creuza nos recepcionou em frente de sua casa ou, como dizem outros, no seu batente, dizendo que “aquilo que soubesse responder responderia”. Assim aconteceu. Sentada num banquinho, enquanto respondia as perguntas da equipe de entrevistadores da turma, ela até parecia uma contadora de histórias, falando de meados dos anos 50, época que seus olhos não presenciaram, mas que é conhecimento adquirido desde os seus familiares Rajado Local de Partida Como ponto de partida, fomos ao Rajado, local no qual os Kanindés de Aratuba realizam o plantio de subsistência. Tivemos como companheiros nessa emp...

Associação promove festa para crianças em Aratuba

No último Domingo 10, a Associação P.P.R De Segredo movimentaram a comunidade afim de fortalecer e estreitar os vínculos com as crianças da região. O Atual presidente faz uma fala de agradecimento. Tenta contribuir da melhor forma para vivenciar esse dia especial, dedicado às nossas crianças. Sem dúvida, todos eles aproveitaram o máximo e esbaldaram na diversão. Ressaltamos e reconhecemos todo o engajamento dos membros da diretoria; todas as pessoas que deram sua contribuição direta ou indiretamente, aos parceiros que também ajudaram. Enfim, somos gratos à todos vocês, sem exceção. A associação vem se destacando no auxilio aos produtores na comunidade segredo. Postado por: Victero Bruno