Pular para o conteúdo principal

A maturidade e a responsabilidade na adolescência



A motivação para escrever esse texto sobre a adolescência não tem como deixar de assumir que surgiu devido a inquietação sobre a polêmica discussão da maioridade penal para os adolescentes infratores.
Porém não existe a pretensão de expor uma opinião ou de convencimento sobre qual seria a melhor decisão a ser tomada sobre o caso. Afinal, o momento ainda inspira um cuidado devido ao tensionamento causado pela onda de violência absurda e que tem gerado fortes emoções no debate sobre uma nova lei.
A idéia é falar um pouco sobre essa fase da vida, que os adultos tendem a esquecer, consideram-na tão chata, que apelidaram de “Aborrescência”.Uma fase de transição não pode ser considerada fácil e os adolescentes vivem exatamente esse momento difícil, em que não são mais crianças e não chegaram a vida adulta.
Independente da classe social, da cultura, os adolescentes tem comportamentos bem característicos, como uma variação de humor, irritabilidade, agitação, que oscila com “preguiça”, uma necessidade tamanha de estar com o seu grupo, que pode gerar conflitos com os familiares por não entenderem a preferência e a importância dada por eles às amizades.
É uma época de imaturidade, em que atitudes são tomadas muitas vezes impulsivamente, pois é um momento de se ter experiências e com isso a busca da tão desejada maturidade. Não se trata apenas de uma mudança física, nem podemos mensurar a adolescência em uma etapa fixa, porque não é também a idade cronológica que define essa fase da vida, mas o momento em que o adolescente se torna um jovem adulto, ele tem maior possibilidade de lidar com dificuldades, resolver conflitos, responder pelos seus atos e lidar melhor com as relações interpessoais.
Talvez seja difícil para alguns adultos, pais ou não de adolescentes, entenderem os conflitos e problemas específicos desse período, mas ao recordar a sua própria adolescência, será que não desperta a lembrança de momentos em que acreditava que poderia se arriscar, testar, provar, fazer alguma coisa “escondida” e que nada de ruim iria acontecer…
O adolescente vive o realismo fantástico, a ideia de que nada poderá atingi-lo, que o presente e o que ele entende como sendo algo importante tem que ser vivido intensamente, sem conseguir mensurar as reais consequências.
A importância dos Pais, familiares, estarem presentes e disponíveis para compreendê-los, orientá-los, é fundamental para o crescimento e responsabilidade cobrada pela sociedade, que também tem o seu papel de educar e fornecer políticas públicas para assegurar que os jovens possam viver esse período de transformação conseguindo mudar o mundo e a sí mesmo para melhor.
Para os descrentes em mudanças e na impossibilidade de recuperação de um adolescente infrator, indicaria o filme nacional: O contador de histórias, não se trata de ficção, é a história de uma mudança de comportamento e de vida de um adolescente, transformado por um outro que se dispôs a investir afeto e que provocou, como no clássico de Victor Hugo( Os miseráveis) , mesmo com um final bem diferente, uma chance de escrever uma nova história de vida.
“Os velhos desconfiam da juventude porque foram jovens.”
                                                                                                            Bruno Wx

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo - Corpo de bombeiro resgata vaca de dentro de cacimbão em Aratuba.

   O episodio presenciado por moradores da localidade de Fernandes, e que atraiu muitos curiosos durante a manhã de sexta feira, corresponde ao acidente sofrido por uma vaca de propriedade de um morador da comunidade citada, relatos contam que o animal após envolver-se em uma "briga" com outro animal veio á cair dentro de um cacimbão já desativado à algum tempo.    Por esse fato o mesmo se encontrava com um baixo volume de água, o que evitou um possível afogamento da vaca, devido as circunstancias foi necessário contatar o corpo de bombeiros da cidade de Guaramiranga, que efetuaram o resgate do animal, com o auxilio de vários moradores que se puseram a ajudar, e assim foi possível o resgate da vaca com vida sem maiores prejuízos, fazendo assim um final feliz para esta historia.   Assista o vídeo. Postado por: Victero Bruno Colaboração: Josuéldo Souza

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma conta de jogadores e Familiares