Pular para o conteúdo principal

JUVENTUDE - O que significa ser jovem hoje?

QUEREMOS VENCER!

PORQUE SOMOS OS MELHORES.

No esboço de uma resposta à complexa pergunta sobre o que é ser jovem hoje, vamos realizar uma abordagem mais genérica, de fundo, abrindo assim a perspectiva para que cada um, ao ler esse artigo, possa reconhecer os sinais desses fatos no seu contexto pastoral específico.

Primeiramente, vamos ter em mente algumas das condições do mundo atual, o seu modelo de sociedade onde são colocadas em cena novas identidades e novas maneiras de se relacionar.

A sociedade em que vivemos está fortemente apoiada em alguns fatos que enumeramos a seguir. Longe de serem uma enunciação exaustiva e relativa a todos os âmbitos sócio econômicos, oferecem um panorama geral:

crise dos ideais modernos de ser humano e mundo; desencanto do projeto de modernidade ocidental e a conseqüente aparição de correntes culturais de índoles muito diversas, anarquicamente estudadas sobre a denominação de "pós-moderno". Esta crise impôs o questionamento generalizado de tudo e a imposição do ideal "não ter ideais", isto é, vale tudo;

convergência de novas maneiras de intervir no mundo e fazê-lo propriedade do ser humano: integração das telecomunicações, a informática, o áudio-visual como sucesso central da chamada sociedade informacional. Isso implicou novas formas de relação entre as pessoas e o uso de novas formas de expressão;

a globalização das tecnologias informacionais promovem uma multiculturalidade que rompem os referenciais tradicionais de identidade (religião, pertença a um país ou nação, tradições); a nossa identidade não pode se definir mais exclusivamente por uma pertença a uma comunidade nacional;

diferenciações devido ao uso e acesso desigual aos bens culturais;

a homogeneização, a massificação e o individualismo reorganizam sem descanso a estrutura da sociedade;

ânsia dos espaços privados, dos refúgios particulares: o fenômeno dos condomínios;

produção industrial da cultura e o consumo;

perda do poder socializador e de aquisição de conhecimentos e valores de instituições tais como a escola, a família, a igreja, e sua substituição por outros cenários tais como as novas tecnologias (meios de comunicação de massa, redes de informação, internet, música, etc)

Nesse contexto, como o jovem pode construir a sua identidade? E qual a contribuição que os agentes de pastoral da juventude podem possuir nesse processo?

Ser "jovem" como uma construção

Hoje encontramos uma condição de juventude que se constrói fundamentalmente na esfera do simbólico e do ideológico: uso e apropriação seja de símbolos, de significados, de ideais, de referências simbólicas.

Ser jovem está na moda. Todos querem ser jovens, algo que se definiu como um estilo de vida. Surgem os adultos de aspecto juvenil, as plásticas, a moda jovem.

Ser jovem não é o mesmo que juvenil. Juvenil é um padrão de moda e consumo. E "ser jovem" é uma construção moderna porque, antes a pessoa era criança ou adulto. Não havia essa condição que agora tira o sono, preocupa, molesta e estorva os políticos. Uma condição construída com a modernização da sociedade: maior tempo de educação e socialização, maior tempo de adequação à vida adulta.

A juventude entendida como construção histórica e cultural da modernidade é uma construção transitória. Geralmente é estabelecida a categoria "jovem" desde um critério cronológico e biológico, identificando a juventude como uma etapa da vida que vai dos 14 aos 25 anos. Entretanto cada grupo social e econômico possui sua realidade própria que geram variações nesse intervalo.

Outra maneira de configuração do juvenil é entender a juventude como uma construção imaginária, entender o jovem como um sujeito perigoso, estigmatizado, causador de problemáticas sociais e políticas, representações que propõem ao jovem um lugar onde possa ser controlado e justifica dinâmicas políticas, sociais e culturais de marginalização e domínio.

Outra perspectiva é a concepção de juventude como um campo de disputa pela hegemonia cultural e a reprodução simbólica da sociedade. O jovem é um sujeito em mudança, incompleto e imaturo, que está em condição de assimilar a cultura e portanto seu ponto de chegada é ser adulto: terminará por superar seu conflito de identidade e se integrará, sendo responsáveis por si mesmo e pelo mundo.

E há também o conceito de "moratória social" para os jovens, isto é, a juventude é um período de permissividade que intermédia a maturidade biológica e a maturidade social. Esta moratória significa a postergação cada vez mais prolongada ou restrita, segundo o extrato sócio econômico a que pertença o jovem, para assumir sua integração e participação na sociedade. Assim, permanecem à margem da sociedade em um sentido econômico e reprodutivo, tendo a oportunidade de estudar, de desenvolver sua capacidade intelectual em instituições de ensino e tendo um tempo livre socialmente legitimado. Mas isso aos jovens dos estratos sócio econômicos altos. Os jovens dos setores populares vivem uma moratória cada vez mais angustiante e restrita.

Bem, desde estas referências, se constrói muitas vezes uma imagem da juventude como aquela que foi fetichizada pela linguagem da sociedade de consumo, da indústria cultural e que é representada como "vigorosa, desejável, natural, a

histórica, espontânea" mas que se mantém alienada, sem responsabilidades, sem laços de compromisso e solidariedade, onde se emprega uma "parte considerável de suas energias e desejos no apego narcisista ao culto e atenção ao próprio corpo, até seu pleno ingresso nas responsabilidades da vida adulta.

Enfim, estas são algumas das imagens associadas a juventude. Para que exista juventude é necessário que sejam garantidas por um lado, uma série de condições sociais, como comportamentos, normas, que distingam os jovens de outras faixas etárias. E por outro lado, uma série de imagens culturais, como valores e ritos, reconhecidos pelos demais e associados a eles como jovens.

Assim também na comunidade paroquial por exemplo. Uma série de comportamentos e modos de atuação são atribuídos, esperados e legitimados para os jovens. A "juventude" assim é inventada, como pastoral, desde fora, através das pastorais dos "adultos" e desde dentro, através da auto imagem que o jovem tem de si mesmo, influenciado pela sociedade em que vive.

Devemos portanto, na nossa atuação pastoral, reconhecer esta construção simbólica, todos os valores e ritos associados a nós, jovens. Reinventando-os, aceitando-os, incorporando-os, não importa. Importa é ter em mente que "ser jovem" é também uma identidade construída.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ARATUBA - Secretario de Assistência Social Arimateia Oliveira é homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará

O Secretário Arimateia Oliveira, neste dia 04 de setembro, foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Ceará, na sessão solene comemorativa pelo dia do Administrador, além do destaque como referência na gestão pública e na dedicação pela eficiência e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O Deputado Estadual Carlos Felipe, ressaltou em sua fala: “o Secretário Arimateia, vem realizando um grande trabalho na gestão pública de Ara tuba, vem em meio a tempos difíceis e de cortes da política de Assistência Social, fazendo uma gestão brilhante e se destacando a nível Nacional, e merece nossos aplausos!”, concluiu o deputado em sua fala solene. Além de Arimateia, foram agraciados outros administradores das diversas áreas estratégicas do estado do Ceará. Atualmente nosso Secretário é Vice-presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais da Assistência Social do Ceará e Diretor do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais da Assistência Social (Br...

História e Cultura - Índios Kanindés de Aratuba festejam dia do índio.

Dia de índio é todo dia  Nesta data tão especial dedico um pouquinho de meu Tempo que resta para descrever o que sinto em ser índios, e em especial ser índio da nação Kanindé localizada no município de Aratuba diz Nilton Kanindé.Ser índio não é fácil, o preconceito nos rodeia a cada passo que damos, mas nunca baixamos a cabeça e jamais negamos nossas raízes que nossos antepassados viveram e sofreram para que nossa historia continuasse viva. Na verdade seria uma grande covardia nos calarmos e deixasse essas vivencias somente na memoria, pois o bom é vivenciar, preservar e repassar para as novas gerações. No imaginário de muita gente o índio é aquele indivíduo que mora na floresta, vive apenas da caça, da pesca e algum tipo de coleta. Mas será mesmo essa a realidade indígena brasileira? No Brasil, somos hoje em torno de 305 etnias indígenas, falantes de 274 línguas indígenas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, a população indígen...

ARATUBA CAMPEÃ INVICTA DA 35° COPA DO NORDESTE DE FUTEBOL DE BASES.

N o ano de 2018 a Equipe conseguiu o vice campeonato, Já no ano de 2019 ainda mais fortalecida  sagrou-se campeã na  modalidade sub-18.     É com muito orgulho que a Prefeitura Municipal de Aratuba anuncia que a equipe de futebol sub-18 de Aratuba sagrou-se campeã da 35a. Copa do Nordeste de Futebol de Base, modalidade sub-18, realizada em Afrânio- Pernambuco, ao vencer o Boca Juniors do Pará, por 2 X 0. A Prefeita Maria Auxiliadora (Tirica), em nome de todo o município, parabeniza os jovens atletas que participaram da competição, representando nossa Aratuba. Parabéns  ao treinador e dirigente Júnior Cruz representando a Comissão Técnica, ao Presidente da LADEC Eliesio Cruz e a todos os que contribuíram para o êxito da jornada. Aos jovens da equipe sub-16, que participaram com brilhantismo e garra, nosso reconhecimento. O título conquistado é resultado do esforço de todos e do apoio e incentivo da Prefeitura, através da LADEC. A emoção toma con...