Missas encerram festejos a São Francisco das Chagas
Devotos comemoram também o bicentenário da paróquia dedicada ao santo. Canindé abriga o maior santuário franciscano das Américas
Neste ano, além das homenagens a São Francisco das Chagas, Canindé celebra também o bicentenário do santuário FCO FONTENELE
Iniciados no dia 24 de setembro, os festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé, que fica a 110 quilômetros de Fortaleza, serão encerrados hoje. Conhecida por abrigar o maior santuário franciscano das Américas e realizar a segunda maior festa em homenagem ao santo no mundo, a Cidade comemora o bicentenário de criação da paróquia.
A matriz foi criada em 1º de agosto de 1817, a partir da aprovação do governador da diocese de Olinda (PE). O então santuário foi desmembrado da freguesia de São José e incorporado à de São Francisco das Chagas.
Devoção
Desde a fundação, o Santuário de Canindé recebe todos os anos milhares de devotos nos espaços da paróquia, entre eles a Casa de Milagres. O ambiente abriga objetos que representam a materialização das graças alcançadas com a intercessão de São Francisco, os ex-votos.
Francisco, celebrado pelos católicos como símbolo de humildade e desprendimento pela fé, nasceu em 1182 na Itália. Foi um jovem rico e vaidoso, mas renunciou toda a riqueza aos 24 anos. Em vida, o santo dedicou-se a viagens missionárias.
Postado por: Victero Bruno